fbpx

7 DICAS PARA CONSEGUIR ESTUDAR TODOS OS DIAS EM CASA

Estudar em casa às vezes parece ser um desafio à parte. Tudo acontece para tirar a atenção da gente. Digo isso com conhecimento de causa, já que sempre estudei dentro de casa. Mas adianto uma coisa pra você: é só uma questão de organização. Depois que encontramos a “configuração ideal”, que estão dentro dessas 7 dicas, os estudos passam a render incrivelmente.

Por isso, trago aqui as dicas que me fizeram produzir muito mais em casa. Vamos a elas então?

Dica nº 01 – Organize o seu cantinho de estudo

É muito importante ter um local definido para os estudos. Não precisa ser um cantinho todo equipado, com canetas multicoloridas. Isso é dispensável. O que importa é que seja o seu canto para estudar. Seu corpo e mente devem reconhecê-lo como local de concentração, de foco total.

Eu sempre estudei na sala, pois cedia o quarto/escritório para a minha esposa, que também estudava. No entanto, mesmo sendo na sala, procurava sentar sempre na mesma posição. Parece besteira, mas é um gatilho muito importante. Já que seu corpo sabe que aquele espaço tem uma destinação específica: estudar.

Dica nº 02 – Não fale que está estudando

Essa dica é fundamental. Como você estará em casa, não é legal que outras pessoas saibam disso. Senão, você será alvo dos mais distintos pedidos de ajuda. Pois as pessoas, no geral, vão achar que você está com tempo sobrando, que está “só estudando”.

Pode falar que vai ser concursado, que vai passar, que está estudando e tal. Só não diga que está “em casa” estudando. Não atraia a atenção de quem pode te atrapalhar.

Dica nº 03 – Afaste-se do celular

Esse equipamento tão útil pode acabar com a sua preparação. Afaste-se dele! Quando for estudar, coloque o celular em outro cômodo, longe da sua vista. Para não ficar incomunicável, deixe-o tocando. Assim você atenderá contatos de urgência (em tempos de whatsapp, ligação telefônica vale ouro!).

Dica nº 04 – Estabeleça horários fixos

Quando mais o estudo se tornar um hábito na sua vida, mais fácil será a sua jornada. Por isso, é fundamental que você estabeleça horários fixos para começar os estudos. Defina tempos rígidos por disciplina (entre 60 e 120 minutos para cada uma), dê pausas de 5 minutos a cada 50 minutos sentado (para diminuir a pressão na lombar) e obedeça aos horários.

Quanto mais chato você for com os horários, mais rápido você conseguirá criar a rotina. Depois de um tempo, tudo parecerá fluir automaticamente, sem esforço algum. É o que eu chamo de piloto automático “mode on”.

Dica nº 05 – Mantenha contato com o mundo dos concursos

Como o estudo em casa aumenta o isolamento do cidadão, é importante que você mantenha certo contato com esse mundo tão empolgante. Por isso, acompanhe alguém que você gosta no Youtube e/ou Instagram e mantenha essa ligação.

Assistir vídeos motivacionais e histórias de superação de concurseiros também é importante. É algo que vai te ajudar a atravessar os momentos de baixa, onde pensamos se realmente vale a pena o esforço (é claro que vale!), coisa que todo mundo passa.

Dica nº 06 – Entra nas redes sociais fora do horário de estudo

Tente ver as redes sociais apenas no início e no final do dia, depois do seu expediente de estudo. Eu sei que a vontade é grande, já que muitas pessoas deixam Instagram e Facebook logados no computar, mas evite acessá-los. Durante o horário de estudo, limite-se a ver o seu PDF!

Aqueles 5 minutos que falei acima são para beber água, respirar e/ou ir ao banheiro. Não é pra dar aquela “olhadinha”, já que cada piscada nas redes sociais pode “roubar” de você uns 20 minutos de estudo. Tempo é ouro, não desperdice.

Dica nº 07 – Faça o seu planejamento semanal

Organizar-se antecipadamente é fundamental. Deixar pra ver o que vai estudar no dia a dia pode atrapalhar o seu desenvolvimento, pois você perderá tempo e foco logo no momento mais importante da corrida: a largada.

Dessa forma, organize a sua meta semanal antes de começar a meta/semana. Defina o que será estudado já no início do período. Se você estiver adotando o Estudo por ciclos (com revisões de 24h/7d/30d) ou o Método 4.2 de Revisão, não terá grande dificuldade com isso, já que as metas são definidas para o período de uma semana. Mas, independentemente do método adotado, evite planejamentos diários. O carpe diem não deve ser aplicado no processo de aprovação.

Pois bem, espero que essas 7 dicas façam a diferença nos seus estudos, encurtando o caminho até a aprovação. Lembrando sempre que passar em um concurso exige muita mais que inteligência. É um processo que requer de você organização, disciplina, força de vontade e foco.

A estrada é longa, o fardo é pesado, mas garanto que tudo isso será esquecido no momento da assinatura do seu termo de posse. Não desista do seu sonho!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário