fbpx

7 dicas para você aumentar a sua produtividade

7 dicas para você aumentar a sua produtividade

Fala, galera! Trago hoje 7 dicas para você aumentar a sua produtividade!

Se você está com os estudos travados, lento, num chove não molha danado, este artigo é para você!

Simbora colocar os estudos nos eixos e otimizar o seu processo de aprovação! Fica esperto e anota direitinho aí essas 7 dicas para você aumentar a sua produtividade nos estudos e seguir rumo à aprovação!

1. Estudo por camadas

Você deve estar se perguntando: “Como assim estudar por camadas?” Não se desespere nem fique angustiado. O estudo por camadas é algo simples e que vai te ajudar bastante na sua jornada.

A ideia é você não estudar tudo de uma só vez, não tem nem como!

Para estudar de forma organizada (em camadas) você vai montar uma estrutura para os seus estudos.

Estabeleça uma carga horária diária (recomendo 3 horas por dia), sempre no mesmo horário, fazendo disso um hábito. Por exemplo, todas as noites, das 19h às 22h você vai entrar no seu quarto e estudar.

Seja metódico nisso e cumpra seu horário sagradamente.

Feito isso, você vai elencar as disciplinas estudadas durante a semana, vai estudar dentro da sua carga horária, um número x de matérias. Você pode optar por 3 disciplinas (uma hora pra cada) ou duas disciplinas (uma hora e meia para cada).

Então você vai seguindo esse sistema até bater todo o edital. Estudando aos poucos, por camada, avançado em cada conteúdo.

Saiba que a primeira batida de edital é reconhecimento, você vai precisar batê-lo mais de uma vez na sua preparação.

Não vá ficar se achando, jurando que sabe tudo, desdenhando de alguma disciplina. Isso pode derrubar você na hora da prova. Tenha humildade intelectual e reestude do zero.

2. Faça questões

Quem me conhece sabe o quanto eu bato nessa tecla. Não adianta ficar só na teoria, você precisa praticar o que você aprendeu. No Método 4.2 de Revisão, por exemplo, nós trabalhamos muito com questões, elas fazem parte do nosso tripé da aprovação: teoria – questão – revisão.

Dessa forma, sempre que você for estudar separe um tempo para responder questões relacionadas ao conteúdo que você estudou. Ou seja, todos os dias você vai separar em média 25% da sua carga horária para responder questões.

E por que isso? Porque além de testar toda a teoria estudada, você ainda vai ficar antenado em como a banca cobra tal assunto. Sacou? Por isso é tão importante praticar. Nunca se esqueça disso!

Dentre as 7 dicas para aumentar a sua produtividade, essa vale ouro!

3. Uso preponderante de PDF

Por que isso? Simples. Lendo você ganha muito mais tempo do que assistindo. Você consegue avançar mais rápido lendo um conteúdo do que ficar em uma videoaula. Um conteúdo de 20 páginas explicado em vídeo leva em torno de duas horas e meia ou mais.

Em uma hora, uma hora e meia você consegue ler essas vinte páginas. Veja o tempo que você otimiza! Incrível, né?

Mas caso você não consiga de forma alguma entender o assunto estudando sozinho, lendo o PDF, aí você se rende a uma videoaula. Mas só em casos assim. Afinal, não adianta ficar sem entender o assunto, você tem que aprender!

Outro fator importante é que durante a leitura não saia grifando o texto pra todo lado. O grifo faz o cérebro captar somente o que está riscado, desprezando o restante. Já imaginou que justamente esse restante cai na prova?

Seu cérebro não vai lembrar, só vai lembrar do parágrafo destacado. Se for para grifar, grife apenas palavra-chave, para que seja acionado um gatilho e você lembrar do conteúdo.

Tente ler 25 páginas por hora, corra atrás dessa meta e você vai ver seu estudo deslanchar!

4. Não perder o foco

É muito comum perdermos o foco estudando. Basta uma música tocar ou o telefone vibrar, pronto! Tchau para o seu cérebro!

Procure sempre se distanciar de tudo que possa tirar seu foco na hora de estudar, isso inclui ficar longe do seu celular, se ele for um problema para você.

E quando você perder o foco porque está cansado, um conselho que dou é você mudar de disciplina, isso ajuda o seu cérebro a sair da “mesmice enfadonha de algum assunto” e a trabalhar melhor em algo novo.

Outra estratégia, caso você perca o foco, é fazer questões. Você sai da teoria e vai pra prática. O importante é cumprir sua meta diária.

Além disso, você pode também escolher uma disciplina que você mais goste para estudar, isso também facilita o seu cérebro trabalhar melhor.

5. Estudo fragmentado

Como eu disse lá no início, é importante manter a organização nos estudos. Estudando por camadas você consegue fragmentar as disciplinas.

Não estude uma disciplina por dia porque isso vai enfadar você e rapidinho você vai perder o foco. Portanto, fragmente os seus estudos estudando no mínimo duas disciplinas por dia.

Isso vai deixar seu cérebro mais alerta na hora de reter o conteúdo. Se você tem 6 horas livres para estudar, você pode estudar 6 disciplinas por dia, com uma hora para cada uma sem nenhum problema.

Lembre-se sempre da meta de 25 páginas por hora. Atingindo esse nível você vai notar uma grande diferença na sua produtividade.

6. Revisão sistemática

É crucial você fazer revisão toda semana. No Método 4.2 de Revisão nós trabalhamos com 4 dias de teoria e 2 dias de revisão.

Recomendo que antes de revisar você faça uma bateria de questões de teste e revise apenas o que errar.

Faça questões de todo o conteúdo estudado durante a semana, anote tudo o que errar para revisar na teoria depois.

O que você errar, você volta lá no material para dar uma estudada e não errar novamente lá na frente, na hora da prova.

7. Corra atrás do percentual

É importante você saber qual o percentual é mais adequado para você passar. Quantos por cento você precisa render em uma disciplina?

Em concursos da área fiscal, por exemplo, é comum o percentual ficar entre 80% e 90%. É um percentual alto, porém possível sim de ser alcançado.

Sabendo o seu percentual, você começa a trabalhar em cima dele. Trace uma meta de 80% de rendimento em Estatística, por exemplo, e foque nisso.

Vá estudando e fazendo questões até bater a meta e conseguir mantê-la. Não conseguiu? Estude de novo e faça mais questões. Só assim você consegue.

Essas foram as 7 dicas para aumentar a sua produtividade. Agora é sentar e estudar! Simbora!

Abraços,

Rafael Barbosa.

Prepare-se com o time do Método 4.2!

Baixe nossas planilhas gratuitas e comece a estudar agora mesmo!

Se você tem interesse de ter um acompanhamento individual e personalizado, deixe seu nome na lista de espera e faça parte do programa coaching!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário