fbpx

8 alimentos que ajudam no processo de memorização

alimentos que ajudam a memória

Olá, pessoal! Vamos falar sobre os alimentos que ajudam a memória.

Quando falamos de estudar para concursos, precisamos estar focados naquilo que realmente queremos. Para conseguirmos ter sucesso nesse mundo, que não é fácil, você precisa ser produtivo.

E para ser produtivo não é necessário ter muitas horas de estudo por dia. Ser produtivo é fazer o que se deve fazer, da melhor forma possível, dentro do tempo que se tem.

E é para isso que estou aqui, falando com você.

Quero trazer algo diferente para vocês, caros concurseiros.  Hoje iremos falar sobre alguns alimentos que auxiliam na nossa memorização.

É sério que existe isso?

Sim, ter uma alimentação saudável pode ser a chave para o sucesso.

Quando nos alimentamos bem, comemos alimentos balanceados, ricos em proteínas e não tão pesados, nosso cérebro fica mais ativo, o que facilita na hora de estudar.

Você já ouviu falar que comer chocolate traz felicidade? Sim, parece mentira, mas não é.

O chocolate contém uma substância chamada feniletilamina que estimula a produção de serotonina, substância cerebral que dá sensação de prazer e calma, associada à sensação de felicidade.

Voltando a falar sobre os alimentos para uma boa memorização, temos frutas, verduras, peixes, etc.

Vejamos abaixo algumas dicas:

  • SALMÃO:

O salmão é rico em ômega 3, que estimula o cérebro a gravar mais informações.

  • LEITE:

O leite é um dos alimentos que mais ajudam a melhorar nossa memória, pois libera o triptofano, um aminoácido que aumenta a capacidade cognitiva do indivíduo.

  • OVO:

Esse é rico em vitamina B12, que ajuda para um bom funcionamento do cérebro e da nossa memória.

  • NOZES:

Nas nozes, encontramos a vitamina E e o ômega 3, que possibilita o retardamento do processo de envelhecimento das células do cérebro, faz com que o esquecimento seja evitado.

  • TOMATE:

O tomate possui substâncias antioxidantes que reduz o esquecimento e contribui com a melhora na capacidade cognitiva.

  • BRÓCOLIS:

Alguns alimentos “verdes”, como o brócolis, espinafre, couve e rúcula são ricos em ácido fólico, atuam na melhoria do DNA das células cerebrais e ajuda a reduzir significativamente o esquecimento.

  • SUCO DE UVA:

Se for na sua forma 100% integral, o suco de uva comprovadamente contribui com a melhora na capacidade cognitiva, principalmente dos idosos. Isso porque no alimento contém proteínas que estimulam novas conexões entre os neurônios.

  • AZEITE DE OLIVA:

No azeite de oliva podemos encontrar o oleocantal, substância importante nos estudos sobre o Alzheimer, já que existem evidências de que sua ingestão pode reduzir o risco de contrair a doença.

Esses são alguns alimentos que podem te ajudar a melhorar a sua alimentação.

Claro que você não deve comer somente isso, ok? Procure fazer uma dieta com alguns desses alimentos.

Lembrando que para que os alimentos provoquem o efeito desejado, é necessário ingerir esses nutrientes diariamente a cada refeição.

Sua dieta deve ser feita por quem entende do assunto. É o nutricionista que pode analisar sua estrutura corporal e todas as suas especificidades que são próprias, para depois elaborar uma dieta rica em nutrientes que vai melhorar não só a sua memória, mas proporcionar a sua saúde integral.

Conseguindo melhorar a sua memória, a tendência é que mais informações sejam armazenadas e você consiga relembrar desses assuntos na hora da prova, que é o nosso objetivo.

Abraços,

Fernanda Barbosa.

Prepare-se com o time do Método 4.2!

Baixe nossas planilhas gratuitas e comece a estudar agora mesmo!

Se você tem interesse de ter um acompanhamento individual e personalizado, deixe seu nome na lista de espera e faça parte do programa coaching!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário