fbpx

Ansiedade nos estudos: como evitar?

Ansiedade nos estudos

Olá, pessoal! Vamos conversar hoje sobre a ansiedade nos estudos. Esse monstro invisível tem se tornado cada vez mais frequente na nossa sociedade, principalmente entre os concurseiros de plantão.

Em linhas gerais, a ansiedade é um transtorno que traz como marca a preocupação excessiva sobre qualquer coisa! O ansioso está sempre querendo viver no futuro, pois passa grande parte do tempo preocupado com o que pode acontecer lá na frente, esquecendo totalmente de viver o agora.

Terrível, não é? Mas não fique triste, garanto que você não está sozinho nessa. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o nosso lindo e tropical Brasil é o país mais ansioso do mundo. Isso mesmo! Somos uma nação cheia de preocupação com o futuro (falando assim, faz até sentido), com coisas que não podemos controlar.

“Fernanda! Agora fiquei mais nervoso ainda!” Acalme-se. Estou aqui para te ajudar a dar um drible nessa ansiedade na hora que você for estudar. Não vou resolver o problema do Brasil, a ideia aqui é te amparar na intenção de diminuir a ansiedade nos estudos.

Vamos nessa! Anote aí essas 3 dicas!

1.Viva o presente!

É uma frase óbvia, mas que nem todo mundo consegue colocar em prática. Se você é uma dessas pessoas, é bom começar a trabalhar para mudar essa perspectiva. Ao sentar para estudar, por exemplo, deixe de lado as preocupações do tipo: “e se eu não passar?”, “já estudo há anos e não passei ainda, será que estou perdendo meu tempo?”. Pensamentos dessa natureza não vão ajudar em nada!

Na hora de estudar, não fique divagando. Estude! Substitua esses pensamentos disfuncionais por algo mais concreto, como: “é estudando para concurso que vou mudar de vida.” Lembre-se dos motivos que te levaram a estudar e foque neles! Motive-se! Anime-se! Não se sabote!

Feito isso, é hora de se concentrar no conteúdo da disciplina estudada. Foque nesse momento, no presente. E toda vez que vier algum pensamento para atrapalhar, afaste-o e continue estudando.

2. Diminua o uso de redes sociais!

“Ahhh! Fernanda! Eu preciso ficar por dentro de todas as dicas do Método 4.2!” E eu concordo com você, estamos aqui para ajudar. Mas tudo tem limite, não é? Por isso é importante estabelecer um horário para acessar suas redes diariamente. Isso vai evitar que você fique ansioso toda vez que o seu celular apitar.

Aliás, nada de celular por perto na hora de estudar, viu! Tanto excesso de informação de uma vez só por meio do Instagram, por exemplo, pode aumentar o seu estresse, deixando você ainda mais ansioso.

Portanto, mantenha isso sob controle. Discipline-se.

3. Faça a técnica da respiração!

Já ouviu falar da técnica da respiração “inale a rosa e sopre a vela”? É super eficaz em momentos de estresse e ansiedade, além de ser muito simples de fazer.

Se no meio dos estudos (ou antes) bater aquele estresse ou aquela ansiedade para deixar você nervoso, pare e respire.

Faça da seguinte forma: libere o ar dos pulmões, em seguida puxe o ar por cinco segundos (como se estivesse inalando a fragrância da rosa), depois solte o ar por oito segundos (sopre a vela). Faça isso repetidas vezes até você perceber que ficou mais calmo.

A técnica de respiração vai oxigenar seu cérebro, deixando você mais relaxado e tranquilo. Ela faz o seu cérebro funcionar melhor, eliminando os “bugs” causados pela ansiedade. Você pode fazer essa técnica em pé ou sentado.

Espero que essas dicas ajudem você a controlar a ansiedade nos estudos. Lembre-se que você é que tem a responsabilidade sobre o seu próprio sucesso, e não os outros. Afaste a ansiedade e corra atrás dos seus sonhos!

O mundo não vai ter piedade com as pessoas ansiosas, encare o problema de frente e derrube o seu muro das lamentações. Afinal, é sua responsabilidade aceitar ou não viver uma existência infeliz.

Precisamos parar de sofrer pelo o que não está no nosso controle e colocar mais a mão na massa! E estamos aqui para te ajudar!

Abraços,

Fernanda Barbosa.

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas!

Faça parte da família 4.2 e otimize seus estudos! Clique no botão abaixo e deixe o seu nome na lista de espera.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário