fbpx

Autodisciplina

Fala, galerinha! Tranquilo? Vamos conversar hoje um pouco sobre a disciplina. Você é uma pessoa disciplinada? Presta atenção que isso é muito importante.

Disciplina Militar

Eu já fui militar e, por isso, muitas pessoas me dizem que tenho mais facilidade para a disciplina do que as demais.

Ledo engano. A disciplina que aprendemos no militarismo é hierárquica, com ordens e regras estabelecidas em regulamento. A disciplina que falo aqui é a intelectual, onde você mesmo deve estabelecer as regras. Aquela que faz você, por conta própria, abrir mão de um fim de semana na praia com os amigos para poder estudar. Difícil, não é?

Perceba como é mais difícil se autodisciplinar. É muito mais simples obedecer a uma ordem quando se há uma punição severa, como ocorre em instituições militares. Por exemplo, se eu chegasse atrasado para o café da manhã no quartel, ficaria preso no fim de semana e não poderia ir pra casa.

Na disciplina militar, a relação causa e consequência é muito fácil de ser reconhecida. Por isso a disciplina acaba sendo imposta [esse é o melhor termo mesmo] mais facilmente.

Disciplina Intelectual (autodisciplina)

Já na sua casa, na disciplina intelectual, você está sozinho. Ninguém te cobra nada, ninguém te controla nem te vigia.

É você com você mesmo.

E, obviamente, se você não tiver um motivo para estudar, para ativar a sua força de vontade, você não vai ter disciplina e, com isso, não vai passar em concurso nenhum. É a triste realidade.

E por quê? Simples. É muito conteúdo para estudar e se você não tiver disciplina, não vai dar conta de tudo. É preciso uma rotina de estudos, todos os dias você precisa estudar para criar esse hábito.

Todos os níveis

E isso vale do concurseiro faixa branca (aquele que nunca bateu um edital, que está no início da jornada) até o faixa preta (que já faz concurso de forma competitiva, já bateu o edital mais de uma vez). Mesmo você que já bateu o edital mais de uma vez, tem que ter disciplina consciente de voltar na aula 00 e começar tudo de novo. Mesmo sem ninguém mandar.

Percebeu a importância da autodisciplina?

Essa jornada que você escolheu vai exigir muito dela e, consequentemente, muita força de vontade. Logo, nos momentos em que você parecer disperso e cansado, pense no cargo público que você almeja, na mudança positiva de vida por conta dele, e retome o foco.

Gatilhos

Crie gatilhos para trazer você de volta à mão na massa, àquilo que precisa ser feito, independentemente da vontade.

Se você chegou a ler até aqui, deve ter percebido que a disciplina é a chave do sucesso, para qualquer coisa. Então, tome umas doses de vergonha na cara e comece a cobrar mais de você mesmo.

Você é o quartel, o general e o soldado: o sistema inteiro. Obedeça.

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe planilhas de estudos gratuitas no nosso menu downloads.

Bons estudos e grande abraço!

Rafael

“O preço da excelência é a disciplina”. (William Arthur Ward)

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário