fbpx

Como estudar para dois concursos ao mesmo tempo

Essa é uma dúvida presente no mundo dos concursos, que gera grande conflito interno nos candidatos a um cargo público.

Essa vontade pode estar relacionada a vários fatores negativos, como indecisão, insegurança, falta de foco ou mesmo desconhecimento sobre as diversas áreas.

A maioria das pessoas tem dificuldade na hora de escolher qual área seguir, levando a dúvidas desconcertantes toda vez que abre um novo concurso: Será que escolhi a área certa? Será que posso estudar para este também? Será que devo abandonar o outro concurso?

Muitos são os medos

Mas tenha calma, pois é possível sim estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo. Isso não necessariamente é uma questão negativa.

Conciliar mais de um concurso pode ser uma questão estratégica. Eu mesmo fiz isso e fui muito feliz nas minhas escolhas. Conseguir passar em controladorias e tribunais de contas enquanto estudava para a área fiscal.

Você apenas deverá tomar o cuidado de escolher concursos que tenham afinidade. Não é prudente querer conciliar concursos de áreas muito diferentes como, por exemplo, um concurso da área policial e outro da área fiscal. 

Vá devagar

Escolha concursos os quais os conteúdos programáticos sejam, pelo menos, 70% semelhantes (relativamente às disciplinas) e siga um mesmo planejamento (conjunto), priorizando sempre um dos editais.

O edital priorizado deve ser aquele mais abrangente, que você provavelmente vá seguir após a prova. Agindo dessa forma, com foco e continuidade, você aumenta as suas chances de aprovação.

Um olho no peixe, o outro no gato.

Mas é bom deixar bem claro uma coisa. A conciliação só é possível se você dominar pelo menos um dos editais. Precisamos ser prudentes na hora de tomar essa decisão.

Precisamos aumentar o leque de opções, mas com responsabilidade.

É como eu sempre falo para os meus alunos do coaching:

se passar em concurso é difícil, imagina limitando suas possibilidades a apenas um cargo/órgão.

Prof. Rafael Barbosa

Ah, não deixem de fazer bastante questões e sigam o Método 4.2 de Revisão, pois revisar é fundamental.

É isso, grande abraço.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário