fbpx

Como estudar por videoaula de forma eficiente

Como estudar por videoaula
Imagem: pixabay

Fala, galerinha! Vamos conversar sobre como estudar por videoaula. Muitos estudantes têm receio de estudar por videoaula por conta da lenda de que o estudo por essa mídia é feito de forma passiva. Mas isso não passa de lenda mesmo.

O que vai definir um estudo passivo ou ativo não é a mídia a qual você estuda, mas sim o estudante. Isso mesmo, é a sua postura diante do material de estudo que vai determinar se você está fazendo um estudo passivo ou ativo.

Você que estuda por videoaula ou quer estudar e estar com receio, se liga nessas dicas de ouro que vou dar agora de como estudar por videoaula de forma eficiente. Vamos nessa!

1. Mantenha o foco na videoaula.

Estudar pelo computador nem sempre é uma forma tranquila de aprendizado. Alguns concurseiros, por exemplo, não conseguem se concentrar por muito tempo pelo fato da internet está disponível para ele navegar por onde quiser.

Isso acaba tirando um pouco a atenção da videoaula, o estudante acaba abrindo outra aba no computador e começa a navegar na internet atrás de notícias, redes sociais, jogos etc. Dessa forma, o concurseiro não se concentra no conteúdo, não faz anotações e não aprende quase nada.

Por isso é importante manter o foco na hora de estudar. Uma dica para diminuir a tentação de “passear” on-line é fazer o download do vídeo e, quando for assistir, desativar a internet do computador e colocar o celular em outro cômodo. Dificulte o acesso de tudo o que for distrair você na hora do estudo.

2. Estudar por videoaula não é como assistir à Netflix.

Esse é um erro comum que muitos estudantes cometem quando estão assistindo à videoaula. Você não pode, por exemplo, deixar os vídeos passando na tela como se estivesse assistindo uma série na Netflix!

Afinal, estudar requer comprometimento e com a videoaula isso não é diferente. Você precisa ser ativo no estudo, fazer anotações sobre o que o professor está falando, grifar o material que, em alguns casos, são disponíveis para download na descrição do vídeo, etc. Ou se você for da área jurídica e tiver o código civil, pegue o livro e vá acompanhando a videoaula de acordo com o artigo que o professor está explicando, por exemplo.

Outro ponto importante é acompanhar a resolução de questões do professor até certo limite. Como assim? Simples. Tem gente que maratona a resolução de questões e fica um tempão assistindo, sem fazer nenhuma questão sozinho. O estudante precisa pausar o vídeo e fazer a questão com caneta e caderno, à mão mesmo, caso seja questão de cálculo. Se for questão teórica, faça uma bateria de questões no computador e vá anotando o gabarito.

Esse tipo de questão é chamado no Método 4.2 de Revisão de questão de fixação. A questão de fixação é aquela questão que você faz logo após estudar a teoria. A função dela, como o nome já diz, é ajudar a fixar melhor o assunto estudado.

Dessa forma, o estudante não pode ser um mero expectador diante da tela, é preciso participar da videoaula com total atenção e esforço.

3. Seja um estudante ativo.

Como mencionei antes, estudar de forma passiva ou ativa não depende do tipo de material (videoaula, PDF, livro etc.), depende de quem estuda, da postura que o estudante adota diante do aprendizado.

Se você é um estudante que faz associações, faz algumas anotações, faz questões sempre que pode, está sempre testando o conhecimento, colocando a teoria na prática, não fica só passando vídeo, você é um estudante ativo.

A postura do estudante ativo funciona em qualquer mídia de estudo, inclusive na videoaula. O estudante ativo participa da videoaula, fazendo anotações, pausando a videoaula para fazer questões, intercalando sempre teoria e prática.

Dessa forma, é possível estudar sim por videoaula de forma ativa quando o estudante participa de fato da aula, adota a postura de aluno ativo e mantém o foco no aprendizado.

Portanto, estudar com eficiência por videoaula vai depender da sua postura. Por isso você não pode ficar só comendo pipoca e assistindo à videoaula como se fosse um filme. É necessário fazer anotações, marcações em materiais, questões etc. Tem que participar e se tornar ativo no estudo.

Assuma a postura ativa que você consegue tirar o máximo de proveito das videoaulas.

Descoise de vez os estudos e estude da forma correta. Vem pra família do Método 4.2 de Revisão!

Abraços,

Rafael Barbosa.

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas que preparei pra vocês.

Gostou do texto? Siga-me também no Instagram e receba dicas e postagens diárias.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário