fbpx

3 dicas de ouro para você conseguir ser aprovado logo

Você sabe como passar em concurso público? Por onde começar a estudar para concursos? Sabe mesmo? Se esse simples questionamento te deixou em dúvida, é porque você precisa ler este artigo. Esse texto foi pensado em você que ainda está nesse vale das sombras, tentando encontrar uma direção certa.

Veja a seguir 3 dicas valiosas de como passar em concurso público de forma mais rápida que o esperado.

1. Ressignificar a sua forma de agir

Costumamos criar um mundo ideal na nossa cabeça, onde só as coisas perfeitas existem. Não é verdade? Como gostaríamos que as coisas fossem; como seria a vida perfeita. Mas, infelizmente, nem sempre tudo sai tão certinho assim.

Pedras surgem no caminho, tornando necessário desviarmos o curso. Muitas vezes, são pedras em cima de pedras, que mais parecem muros intransponíveis. Olhando assim, parece até que estamos falando de um caso isolado. Mas essa é apenas a vida comum acontecendo. Afinal, a vida é um “eterno resolver problemas”.

Sendo normal ou não, os problemas existem para serem resolvidos. Dessa forma, quando as coisas não saírem como planejado, é o momento de você ressignificar a sua forma de agir e buscar ajustar os erros que você vem cometendo.

2. Ter um método de estudo

A vida é feita de caminhos e escolhas; dependendo do caminho escolhido, existem obstáculos que teremos que aprender a superá-los. Por isso, aprendendo a escolher os caminhos certos, baseados em valores e princípios, você CONSEGUIRÁ encurtar seu processo até a aprovação.

Pare de buscar atalhos. “Se atalho fosse bom, seria chamado de caminho”. Pense nisso!

O caminho até a aprovação é cheio de curvas, voltas e obstáculos. Pessoas diferentes podem demorar tempos diferentes para fazer o mesmo trajeto. Dependendo da sua bagagem, podem ter desempenhos muito distintos. Mas todos terão que passar pelo caminho inteiro.

É como num jogo de vídeo game. Existem várias fases a serem vencidas. Diferentes jogadores terão comportamentos diferentes em cada fase, uns com mais dificuldades que outros, mas todos terão que passar por todas as fases. Isso se quiserem “zerar” o game.

Olhando para trás, vejo como precisei abdicar de muitos momentos com familiares, viagens, passeios, para hoje estar aqui escrevendo para vocês, depois de ter zerado esse jogo [processo de aprovação para concursos].

Sempre busquei me preparar pensando no longo prazo, colocando em prática um estudo sem atalhos. Parece até que eu estou pregando o jogo difícil. Mas não é isso. Eu quero que vocês entendam que ganhamos muito tempo quando paramos de procurar atalhos e nos dedicamos integralmente aos estudos. Assim o estudo muito mais produtivo.

Durante toda minha preparação utilizei o Método 4.2 de Revisão, idealizado pelo Professor Rafael Barbosa. Assim como ele, eu não ficava inventando moda. Eu sabia que não tinha jeito. Se eu quisesse vencer o jogo, teria que encarar o estudo como deve ser. Com teoria, questões e revisões na medida certa. Sem firulas, como o criador do método diz.

3. Estude com objetividade

Uma boa preparação para concursos exige muita dedicação por parte dos candidatos. E diversas estratégias podem ser usadas para garantir um bom desempenho.

Por isso, lhe apresento um passo-a-passo de como você deve começar sua trajetória nesse mundo dos concursos, dentro dos pilares do Método 4.2 de Revisão.

Estude com ciclos de estudos de 7 dias, sendo 6 de estudos e 1 de descanso; Divida os 6 dias de estudos em 4 dias para teoria e 2 para revisão; Nos dias destinados à teoria, dedique no máximo 2 horas de estudo para cada disciplina; Não faça resumos; No dois dias de revisão, faça questões sobre os assuntos estudados durante a semana e revise apenas o que errar; Além disso, faça quantas questões puder de todas as disciplinas nesses dois dias de revisão (distribua as questões de forma proporcional entre as disciplinas revisadas); Faça dessa forma até bater seu edital.

Se quiser se aprofundar no Método 4.2 de Revisão, é só assistir ao vídeo abaixo:

Não tem segredo! Siga esses passos e conquiste sua aprovação.

Beijos,

Fernanda Barbosa.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário