fbpx

Como retomar os estudos depois de uma pausa?

Como retomar os estudos depois de uma pausa?
imagem: br.freepik.com

Já parou para pensar em como retomar os estudos depois de uma pausa? O recomeço é sempre mais doloroso e sair da inércia requer um esforço muito grande. Retomar o ritmo de estudo intensivo é sempre mais complicado depois de uma pausa. Ouso dizer que você irá sofrer muito mais com esse recomeço do que se você tivesse apenas começando a estudar. É como se essa pausa representasse um obstáculo a mais, talvez seja o peso da consciência agindo sobre o desistente.

Mas não esquenta com isso, aproveite o retorno para avaliar o que de ruim você fez, sabendo que isso não pode voltar a acontecer. Todo recomeço é uma nova oportunidade de fazer diferente e assim ter os resultados que você tanto almeja.

Então, sacode essa poeira e vamos seguir nessa jornada até a aprovação. Dessa vez, não faça nada que te afaste do seu sonho. Independentemente das circunstâncias e adversidades, continue estudando.

Persistir até atingir seu objetivo.

Para conseguir a aprovação, a primeira coisa que você precisa fazer é tomar a decisão de estudar (de verdade), organizando toda a sua rotina para que estudar seja a sua prioridade. Ambiente, carga horária, tudo deve ser bem pensado e organizado. Assim as coisas tendem a ser um pouco menos difíceis.

Ah, é importante também que você defina a área a qual se dedicará. Um dos principais erros que a maioria dos concurseiros comete é não definir a área. Esta é a raiz da falta de foco. Sem ter um rumo certo, o concurseiro tende a querer fazer todos os concursos que vão surgindo. Por isso, inicialmente, escolha sua área e siga firme.

Em segundo lugar, vem a importância da persistência. Aprenda a olhar para o seu objetivo firmemente e passar por cima das dificuldades. Lute com fervor para conseguir a sua aprovação, mesmo com todos os empecilhos que venham a aparecer. Pode ter certeza que surgirão vários obstáculos no seu caminho. É uma coisa séria. Basta você dizer que vai começar a estudar e tudo começa a acontecer na sua vida. (risos)

O que fazer para retomar?

Se você não fez nada do que eu disse antes e parou de estudar, então siga as orientações abaixo de como retomar os estudos depois de uma pausa. Elas vão te proporcionar uma volta com mais tranquilidade.

A primeira coisa que eu te pergunto é: quanto tempo você ficou parado? Essa é uma pergunta pertinente, pois dependendo do tempo que durou a pausa, você irá tomar rumos diferentes.

“- Então não devo recomeçar do zero?” Não faça isso, vamos com calma. Zerar todo o estudo só faz sentido em pausas longas, porque provavelmente você não lembrará de muita coisa.

Se você ficou até 4 meses parado, sugiro que você faça uma Revisão Geral por Questões. Para isso, você irá fazer de 5 a 10 questões de cada assunto que você já tinha visto até parar. Essa é a forma que você tem de relembrar objetivamente o que viu. Nesse caso, após fazer as questões de determinado assunto, revise (leia) tudo o que errou.

Ao final da revisão, você terá condições de analisar o que você esqueceu e quais as matérias que precisará retomar ao estudo regular, além de voltar ao ritmo de estudo com essa revisão.

Contudo, se você ficou mais de 4 meses sem estudar, volte a estudar todos os assuntos do zero. Claro que você pode ser mais ágil quando achar que domina determinado assunto. Se a suspeita não se confirmar e você errar muitas questões, volte a estudar com mais calma. Fazendo isso, você terá uma retomada com muito mais qualidade.

“Então, professora, como retomar os estudos depois de uma pausa?”. Eu te digo

Apenas comece!

Se deu vontade de estudar novamente, coloque a mão na massa e saia logo da inércia. Uma das reclamações mais recorrentes de quem quer voltar a estudar é a dificuldade em dar o primeiro passo nos estudos. Por isso, comece logo a caminhar, mesmo que com poucas horas por dia. É melhor estudar pouco do que não estudar nada.

Outra coisa, tenha em mente que o caminho é longo e requer muita dedicação. Pare de romantizar a preparação para concursos públicos. A vida de concurseiro não é uma mesa linda colorida em tons pastel.

O melhor nessa vida de concursos é o dia que você deixa de ser concurseiro. É a redenção.

Por fim, saiba que recomeçar a estudar requer muita disciplina e levará um tempo até você (re)condicionar seu organismo a essa nova situação. Você precisa ter paciência, pois demora um pouco até você pegar o ritmo de antes.

É isso.

Bons estudos!

Fernanda Barbosa.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário