fbpx

CEBRASPE é a banca para 2021!

Concursos 2021
Imagem: pixabay

Fala, galera! Novo ano, novos concursos! Vamos conversar sobre concursos 2021! Trago uma dica muito valiosa para você que vai iniciar o ano novo com tudo! Estude por questões do CEBRASPE!

O CEBRASPE vai iniciar 2021 com 16 editais na praça e, muito provavelmente, é ele quem vai elaborar a sua prova no próximo ano. Então, se você está perdido sem saber por onde começar a estudar no próximo ano, acabou de encontrar o caminho.

Além de ser uma banca tradicional em concursos, o órgão está há 27 anos no mercado do concurso público. Até 2013 o responsável pela organização de certames era o CESPE, órgão da Universidade de Brasília.

Mudança de nome

No ano de 2013, o Cespe/UnB mudou o modelo jurídico e passou a funcionar como uma Organização Social. A partir disso, sua nomenclatura passou a ser CEBRASPE. Portanto, nobre colega, ao ouvir a expressão Cespe não se assuste, Cespe e CEBRASPE passaram a ser a mesma coisa entre os concurseiros.

O CEBRASPE já organizou e ainda organiza concursos mais desejados do país, veja alguns abaixo:

  • Tribunal de Contas da União (TCU);
  • Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • Polícia Federal (PF);
  • Polícia Rodoviária Federal (PRF);
  • Tribunais Federais (TRF 1, STJ, STM, TRE BA e TRE TO, por exemplo);
  • Ministério Público da União;
  • Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF);
  • Tribunais Estaduais (TJ RJ e TJ TO, por exemplo);
  • Secretarias de Fazenda (Sefaz DF e ISS Aju, por exemplo);
  • Caixa Econômica Federal;
  • Banco do Brasil;
  • Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Possíveis editais para 2021

Saiba tudo sobre os concursos 2021 realizados pelo CEBRASPE!

O CEBRASPE atua nas mais diversas áreas, como vimos acima. É uma banca organizadora bastante contemplada no setor público para realização de seleções. Abaixo seguem alguns possíveis editais previstos para o ano novo que se inicia, confira:

1. Concurso TJ RJ

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro está com edital publicado pelo CEBRASPE, mas suspenso e as inscrições serão retomadas com a voltas das atividades. Os cargos ofertados são de técnico e analista.

2.  Concurso TJ TO

Esperado desde o final de 2019, a banca já está contratada (CEBRASPE) e o próximo passo é a publicação do edital, que pode vir no primeiro semestre de 2021.

3. Concurso PF

Historicamente, o concurso Polícia Federal é organizado pelo CEBRASPE e a aposta mais certa é que a banca voltará a fazê-lo. O edital é aguardado para janeiro de 2021.

4. Concurso PRF

A Polícia Rodoviária Federal também aguarda edital o quanto antes e a aposta mais certa é o CEBRASPE mantenha a organização das provas, como foi em 2018.

5. Concurso TCU

Notícias extraoficiais indicam que o antigo Cespe já está confirmado nas próximas provas, que ofertaram 20 vagas imediatas.

6. Concurso Receita Federal do Brasil

A antiga banca ESAF organizava as provas dessa seleção. Mas, com a sua saída, o favoritismo para realizar as provas fica com o CEBRASPE.

7. Concurso DPO RO

O CEBRASPE foi escolhido como organizador da seleção, que deve ter edital publicado em 2021.

8. Concurso DPE MT

A última atualização é de que o concurso estava em processo de escolha de banca, com três finalistas, dentre eles o CEBRASPE.

9. Concurso MP AP

O órgão definiu o CEBRASPE como organizador do edital, que prevê o preenchimento de 19 vagas imediatas, além de cadastro de reserva, em cargos de níveis médio e superior.

10. Concurso Banese

O banco definiu o CEBRASPE como organizador do novo edital destinado a cargos de níveis médio e superior.

11. Concurso PPGG DF

O CEBRASPE será a banca organizadora do próximo concurso PPGG DF. O edital para o concurso de Políticas Públicas e Gestão Governamental está confirmado e vai ofertar 250 oportunidades.

12. Concurso ISS Fortaleza

O CEBRASPE  foi escolhido  para Analista do Tesouro, mas fonte interna afirmou que foi realizado pedido para Auditor. É mais um dos concursos públicos no Ceará.

13. Concurso PM TO

São mil vagas anunciadas para o cargo de Soldado, com salários acima dos R$ 4 mil e nível médio. O CEBRASPE já foi definido como organizador.

14. Concurso Coren SE

Confirmou o contrato com o CEBRASPE e aguarda edital em breve. O provimento será nos cargos de técnico administrativo e enfermeiro fiscal.

15. Concurso TCE SC

Com previsão de edital ofertando 40 vagas imediatas para o cargo de auditor de controle externo, o concurso TCE SC também tem o CEBRASPE como banca para 2021.

16. Concurso Codevasf

A Codevasf também terá a banca CEBRASPE na organização.

Esteja preparado para os concursos 2021 do CEBRASPE!

Conheça o CEBRASPE e como ele funciona

“O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) funciona como uma Organização Social (OS) qualificada em 19 de agosto de 2013, com a assinatura do Decreto Presidencial nº 8.078. Em 17 de março de 2014, o Centro assinou Contrato de Gestão com o Ministério da Educação (MEC) e com a instituição interveniente Fundação Universidade de Brasília (FUB).

O Centro é uma instituição de educação, especializada na realização de avaliações, seleções, certificações e pesquisas. Na organização, é prioridade o investimento em ações capazes de mensurar as habilidades, competências e conhecimentos dos participantes de eventos com excelência, técnica e segurança.”

Nos concursos, “o Cebraspe planeja, elabora, aplica e corrige provas objetivas e dissertativas, além de outros tipos de exames necessários ao provimento de cargos públicos (provas práticas, testes físicos e psicológicos). Também oferece banca de cotas para negros nos processos seletivos – atendendo a determinações legais – e perícia médica para confirmação da reserva de vagas a candidatos com deficiência.”

A temida banca

A fama do CEBRASPE é temida pelos concurseiros. Isso porque o método de correção do órgão causa terror em muitos candidatos, pois uma questão errada anula uma questão certa. Essa técnica de correção exige muito domínio do assunto dos concurseiros.

De forma geral, o CEBRASPE utiliza dois tipos de provas para avaliar os candidatos:

1. questão de certo e errado;

2. questão de múltipla escolha.

Nas questões de certo e errado, em cada questão é apresentada uma afirmação sobre os assuntos do edital e o candidato deve julgá-la como certa ou errada.

Para cada questão marcada de acordo com o gabarito oficial, o concorrente ganha um ponto, já de forma contrária, o candidato perde um ponto; isto é, a questão em que ele marcou de acordo com o gabarito oficial tem a pontuação anulada.

Caso a questão fique em branco, quando o candidato não marca nenhuma das alternativas, ele nem ganha (+1) nem perde (-1) um ponto.

As questões de múltipla escolha apresentam cinco alternativas e apenas uma delas estará correta de acordo com o gabarito oficial.

Fique ligado nisso para os concursos 2021!

A prova de Português do CEBRASPE

As provas de português do CEBRASPE é uma das temidas pelos concurseiros, pois ela traz uma carga de conteúdo gramatical muito expressiva, sendo, praticamente, metade da prova. A outra metade é dividida entre Interpretação/Tipologia textual e Redação Oficial.

De acordo com a professora em Língua Portuguesa, Grace Agra, os assuntos mais cobrados na área de Gramática são:

  • Acentuação gráfica;
  • Ortografia;
  • Semântica;
  • Pronome;
  • Verbo;
  • Sintaxe;
  • Pontuação;
  • Concordância;
  • Regência e crase;
  • Partículas “que” e “se”;
  • Coesão referencial e sequencial;
  • Reescritura e correção gramatical.

Na parte referente à interpretação, a professora destaca que grande parte dos textos apresentados são dissertativo-argumentativos ou narrativos.

Além disso, o CEBRASPE costuma aproveitar parte da questão de interpretação de texto e envolver  nela uma questão gramatical.

Por isso, concurseiro ou concurseira, é importante ficar ligado nessa disciplina e nos concursos 2021 do CEBRASPE. Inicie o ano com o pé direito rumo à aprovação!

Abraços,

Rafael Barbosa.

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas que preparei pra vocês.

Gostou do texto? Siga-me também no Instagram e receba dicas e postagens diárias.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário