fbpx

Dê uma pausa!

Dê uma pausa

Olá, pessoal!

Sei que a vida de concurseiro é bem exaustiva (sei disso por experiência própria), afinal são muitos conteúdos para dar conta, metas para bater, horários para cumprir, levar os filhos na escola etc. Conciliar essa rotina de estudos com a nossa rotina habitual não é uma tarefa fácil.  

E ainda, para completar, tem a nossa autocobrança de ir bem na labuta estudantil. Quem aí nunca ficou pra baixo quando não fez uma boa prova? Ou ficou se sentindo angustiado por não ter conseguido bater a meta do dia?

Eu sei. E isso machuca e desanima, né? Realmente é difícil. Você acaba entrando em um ciclo vicioso de exaustão, com a mente cheia, sem conseguir aprender nada. E isso reflete no seu corpo. Você começa a ficar cansado, sem ânimo, sem conseguir lavar um prato sequer por não ter energia.

Quando você para perceber o que está havendo, já virou uma bola de neve. Daí você fica desnorteado, procurando por onde começar para por a sua casa mental em ordem, para que seu corpo possa voltar a ter energia.

Nesse momento eu digo a você o seguinte: pare, respire e se acalme. Fez isso? Ótimo! Agora você vai ter condições de pensar mais racionalmente, pois a respiração oxigena o seu cérebro, deixando você mais centrado.

Agora que você já fez a técnica da respiração, eu posso te dar o conselho mais fundamental para você reorganizar sua rotina: dê uma pausa. Isso mesmo. Pause a sua vida atribulada como se você estivesse pausando um filme.

Pegue o controle remoto mental e dê uma pausa de dois dias, no segundo dia você aperta o play novamente.

“Como assim, Fernanda?”

Tire dois dias de folga. Não estude, não faça questões, esqueça as metas vencidas, delegue as funções habituais da casa (se puder) e vá olhar o sol raiando lá fora, tomar um banho de chuveiro bem demorado, ouvir música e dançar etc. Pare para viver! Você estava no piloto automático e não havia percebido.

Após esses dois dias, quando você apertar o play do seu filme da vida real, você estará em condições de reorganizar todo o seu estudo. Daí você vai perceber que vai ser necessário adaptar a sua rotina habitual (casa, trabalho, filhos etc.) aos seus estudos, e não o contrário.

Você vai voltar feliz e animado! Com seu ânimo lá em cima! Vai fazer um novo plano diário de estudo, novas metas e novos prazos. Depois da pausa, você vai conseguir cumprir tudo o que foi planejado de forma consciente, saindo do piloto automático.

Perceba que dar uma pausa não é desistir, não é fracassar. É recarregar as energias quando você percebe que não está indo bem. E todo mundo passa por isso, sabe por quê? Porque somos todos seres humanos e não super heróis da Marvel!

É isso, pessoal! Se não estiver indo bem, dê uma pausa!

Abraços,

Fernanda Barbosa.

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas!

Faça parte da família 4.2 e otimize seus estudos! Clique no botão abaixo e deixe o seu nome na lista de espera.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário