fbpx

Como driblar a temida TPM durante os estudos

Como driblar a temida TPM durante os estudos.
Imagem: pixabay

Olá, pessoal! Tudo bem? Vamos falar sobre os desconfortos da TPM. Meu papo hoje vai para a concurseira que passa maus bocados na hora de estudar, quando está naquele período chatinho a qual toda mulher passa:  A perturbadora TPM.

Pois é, eu sei o que é isso. Nós ficamos enjoadas, temos enxaquecas, ficamos abusadas, com insônia e algumas ficam tontas! São vários os desconfortos da TPM, a medicina lista mais de cem! Imagina todo esse turbilhão de hormônios no nosso corpo no momento de estudar?!

Difícil, não é? Passamos por isso todo mês, lidando com depressão, irritabilidade, desconforto abdominal entre outros incômodos. Para nós, mulheres, nada é muito fácil, já parou para pensar nisso?

Para mostrar como é o nosso drama, trago o relato de uma concurseira que sofre com a TPM

Carol, concurseira, mantém uma rotina de estudos em casa e diz que durante a TPM é quase impossível preservar a concentração: “Particularmente, para mim a semana que antecede a menstruação e 2 dias após a chegada é regada de muita enxaqueca, cólicas e ânsias. Fico sem concentração. Luz acesa  e tela de notebook nem pensar, barulho nem se fala; falta paciência, a cabeça parece que vai explodir, fico improdutiva tanto nos estudos quanto no trabalho e isso estava me deixando preocupada; pois sou elétrica, gosto de terminar o dia e sentir que o dever foi cumprido e, nesse período, isso não acontece. Imagine: um mês tem 4 semanas e você passar uma sem alcançar as metas estabelecidas? Pois é, todo mês é isso! Além de ir ao médico, procurei não me cobrar tanto durante essa semana, diminuir o ritmo, fazer o que é possível e procurar compensar nas outras semanas.”

E tem homem que diz que é frescura nossa. Ah! Se eles pudessem trocar de corpo conosco ao menos por um dia! Tipo aquele filme “Se eu fosse você“, a opinião deles mudava rapidinho.

Bom, como juntas somos mais fortes, vim aqui falar com você e te dar algumas dicas para poder facilitar seus estudos durante esse período sombrio. Pronta? Então pega aí sua caneta e o seu bloquinho para anotar essas dicas valiosas de como driblar os desconfortos da TPM.

1. Pratique atividade física.

Eu sei que a vida de concurseira é bastante puxada, sendo comum falarmos que não temos tempo para fazer mais nada além de conciliar os estudos com as outras atividades rotineiras. No entanto, você precisa estar atenta também ao autocuidado. Precisamos cuidar de nós, do nosso corpo e da nossa mente.

Coloque o autocuidado na sua agenda e separe trinta minutos do seu dia, no mínimo três dias por semana, para praticar exercícios. Os médicos afirmam que a atividade física ajuda na liberação de endorfinas no organismo, promovendo a sensação de bem-estar.

2. Mantenha uma alimentação saudável.

Nosso corpo é a nossa morada. Precisamos cuidar muito bem dele e, durante o período da TPM, ele recebe fortes alterações hormonais, exigindo mais zelo de nossa parte. Afinal, corpo são, mente sã. E vice-versa. Portanto, é importante que você ingira bastante água, se alimente de frutas, verduras, legumes e raízes, evitando comidas pesadas e gordurosas.

Mantenha uma alimentação balanceada, com todos os nutrientes necessários para a sua saúde. Se puder procurar uma nutricionista para te ajudar, procure. Seu corpo precisa estar saudável para que sua mente funcione a todo vapor!

3. Reduza café e outros estimulantes.

Os médicos afirmam que alimentos como café, coca-cola, chá preto e chá mate atuam no nosso sistema nervoso central, liberando mais adrenalina. Então, se já estamos irritadas na TPM, consumindo esses insumos, adivinha o que acontece? Isso mesmo. Ficamos mais tensas, mais nervosas e bem mais irritadas.

Além dessas estratégias acima para driblar os desconfortos da TPM, eu também recorria muito ao chá de camomila com hortelã. Comigo funcionava! Tente você também.

4. Evite matérias que você não tenha tanta familiaridade.

Procure estudar matérias que você tem mais familiaridade, evitando aquelas que lhe deixem mais estressadas e que lhe causem um desconforto ainda maior durante essa semana.

Após essa semana, vida que segue, volte com seu ciclo normal e tente compensar as matérias que você deixou de estudar durante a semana de TPM.

Sei bem que para passar em um concurso valem alguns sacrifícios, mas nunca deixe de tratar bem a si mesma.

Então, mulheres, que tal arregaçar as mangas e dar um novo sentido à sua vida?

Espero que eu tenha conseguido ajudar vocês, dividindo um pouco das minhas experiências para amenizar os desconfortos da TPM. Não deixe que essa intrusa atrapalhe os seus estudos. Dê um drible nela e siga rumo à sua aprovação!

Abraços,

Fernanda Barbosa.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário