fbpx

Mentalidade do bom soldado

Disciplina militar nos estudos

Fala, galera! Vamos conversar sobre a disciplina militar nos estudos do concurseiro. Sabemos o quanto é importante sermos disciplinados nesse mundo de tantos certames.

Falando um pouco sobre minha trajetória, eu passei 7 anos no Exército Brasileiro como Sargento, foi o meu primeiro cargo público. Lá eu consegui aprender muita coisa que levei e ainda levo para a minha vida.

Na época, durante a formação, várias tarefas eram passadas e, geralmente, eram exigidas duas coisas: eficiência e qualidade. Tínhamos que executá-las dando o nosso melhor sempre.

Não tinha essa de falhar na tarefa ou não ter tido tempo de fazê-la. Era tolerância zero mesmo. Tínhamos que cumprir as ordens que nos eram dadas, como o Capitão Nascimento, no filme Tropa de Elite: missão dada é missão cumprida. E nada de moleza ou lentidão, precisávamos ser rápidos na execução.

Se algo desse errado, a punição era passar o final de semana aquartelado, pensando na vida. E isso não era nada legal. Porém, com isso, aprendi a planejar bem a tarefa e, passada essa fase, executá-la com a máxima atenção.

Com essa experiência militar, levei para a vida o hábito de ter foco total na ação, afinal, se não agirmos, não saímos do lugar, não é? É o que diz Newton: um objeto parado tende a permanecer parado. Não entre nessa lei da inércia, por favor!

Focado na ação, na execução da tarefa, eu ia lá e fazia tudo do melhor jeito possível, sem ficar pensando demais, sem viajar nos pensamentos. Aquele era o momento de fazer. Foco total.

Peguei essa ideia que aprendi no quartel, ter planejamento e ação, e apliquei nos estudos. Criei para mim uma disciplina militar nos estudos. E deu muito certo!

Aprendi a planejar adequadamente as minhas ações e, depois, focar totalmente nos estudos (a ação propriamente dita).

O bom soldado (bom concurseiro) é aquele que consegue identificar e seguir essas duas fases (planejamento e ação) adequadamente, sem trocar as bolas.

Portanto, durante os estudos, apenas estude. Cumpra o seu dever de ler ou ver as videoaulas, fazer as questões de fixação e de teste e, quando completar o ciclo, ajustar os pontos que ficaram aquém da média.

A execução da tarefa não é o momento de achismos, elocubrações, comparações ou “viagens na maionese”. O momento de pensar profundamente é a fase do planejamento (em alguns casos, no “replanejamento”).

Se você está na fase da ação, apenas faça! Cumpra o planejado. Execute a incumbência que lhe foi mandada. Se servir como reforço, imagine-se sendo punido pelo não cumprimento.

Portanto, todos os dias ao levantar, bata continência para você e comece a executar todas as tarefas planejadas. Estude com constância, bata suas metas e siga rumo à sua aprovação. Seja um bom soldado e você verá a diferença que isso fará em termos de produtividade.

Abraços,

Rafael Barbosa.

Faça parte da família 4.2 e otimize seus estudos! Clique no botão abaixo e deixe o seu nome na lista de espera.

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas que preparei pra vocês.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário