fbpx

A estabilidade no serviço público vai acabar?

A estabilidade no serviço público vai acabar?
Imagem: pixabay

Fala, galera! Beleza? Você acha que a estabilidade no serviço público vai acabar? Existe toda uma celeuma em torno do tema por causa da PEC da Reforma Administrativa, a qual propõe mudanças nas regras de ingresso e ascensão na carreira dos futuros funcionários públicos.

Dentre as propostas, está a regulamentação do serviço público, dando a entender que algumas categorias do setor federal perderiam a estabilidade. No entanto, pelo que eu tenho acompanhado, não acredito que acabem com a estabilidade, mas é possível que criem regras mais rígidas para quem vai adquirir estabilidade após a reforma administrativa.

Lembrando que essas alterações vão valer para quem entrar depois da reforma.

Outra opção, para atender aos anseios do governo federal, seria “facilitar” a possibilidade de poder demitir servidores improdutivos, claro que depois de respeitar o devido processo administrativo (vale ressaltar que essa possibilidade já existe, basta ter corregedorias atuantes).

Desde o final de 2019 que a equipe econômica do governo de Jair Bolsonaro tenta enviar a PEC ao Congresso, porém o chefe do executivo se mostrava insatisfeito com a medida. Somente agora, na última terça-feira, 01 de setembro, o presidente do Brasil disse que entregaria a proposta amanhã, 03 de setembro.

Observando esse cenário, e também baseado em algumas entrevistas dadas por Paulo Guedes na imprensa, conjecturo que a estabilidade não vai acabar, os cargos típicos de Estado não devem sofrer alterações significativas e concursos públicos não deixarão de ser uma opção interessante.

No meu ponto de vista, deixando clara a minha opinião nesse momento, estudar para concursos sempre será a melhor opção para quem precisa melhorar de vida (partindo das classes econômicas mais baixas da sociedade).

Agora, se você tem condições de empreender, investir em algo ou tem opções melhores no setor privado, sorte a sua. Vá simbora produzir e construir a sua história. Mas, se não tem, o concurso público ainda é o melhor caminho para você ascender economicamente, com ou sem a Reforma Administrativa.

Eu acredito que você deve continuar estudando para buscar uma vida melhor. Pois somente um cargo de servidor público é capaz de te dar estabilidade econômica, mesmo com a Reforma.

E você, o que acha desse burburinho? Acredita que a estabilidade no serviço público vai acabar?

Só digo uma coisa: não deixe essa celeuma atrapalhar os seus estudos. Os concursos continuarão a existir e você precisa estar preparado para eles!

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas que preparei pra vocês.

Gostou do texto? Siga-me também no Instagram e receba dicas e postagens diárias.

Abraços,

Rafael Barbosa.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário