fbpx

3 dicas para você estudar com eficiência

Estudar com eficiência

Olá, pessoal! Vamos conversar hoje sobre como estudar com eficiência. É certo que muitos concurseiros estudam muito, todo dia e uma quantidade imensa de conteúdos. Mas será que eles estão fazendo isso do jeito certo?

Estudar com eficiência não é algo simples de se descobrir sozinho, pois muitas vezes estamos tão exaustos dessa labuta que não conseguimos nem raciocinar se a estratégia de estudo está sendo produtiva.

Tenho muitos alunos iniciantes do programa coaching que logo no primeiro contato comigo eles informam que estudam muito, mas não conseguem reter muita coisa. Por que será?

Talvez eles não estejam estudando do jeito certo e é aí que um bom programa coaching faz toda a diferença. No programa coaching do Método 4.2 de Revisão nós orientamos nossos coachees, colocando-os na direção certa.

Agora eu pergunto a você: como andam os seus estudos? Você está conseguindo estudar com eficiência ou acha que pode melhorar seus resultados?

Para amenizar essa angústia, eu trouxe 3 dicas para você estudar com eficiência. Anota aí tudinho para não esquecer!

1. Use o tripé da aprovação: teoria – questão – revisão.

Esse é o alicerce do Método 4.2 de Revisão. Esses 3 ingredientes juntos vão otimizar o seu processo de aprovação. É se suma importância ler o material e praticar bastante com questões!

Faça questões em todos os dias de estudo. Quando você for fazer a revisão, faça por meio de questões. Isso vai deixar você mais afiado na hora da prova, afinal a prática leva à perfeição.

2. Estude mais de uma disciplina por dia.

Estudar apenas uma disciplina por dia vai deixar o estudo monótono e enfadonho. Isso faz com que seu cérebro fique disperso, não permitindo você se concentrar. Bate logo aquele sono e você já não consegue entender mais o que está lendo.

A dica que dou é: fragmente o estudo. Separe, no mínimo, duas disciplinas por dia para estudar. Isso vai deixar o aprendizado mais dinâmico, deixando o seu cérebro mais atento.

Se você possui 3 horas livres para o estudo, por exemplo, estude por uma hora e meia cada disciplina. Não se esqueça de inserir aí um intervalo de 10 minutos entre uma disciplina e outra. Isso ajuda a oxigenar seu cérebro, otimizando sua concentração.

3. Use técnicas mnemônicas.

Essas técnicas nos ajudam bastante na hora de resgatar um conteúdo aprendido da memória. Um bom exemplo (que acredito que você conheça) é a técnica do acrônimo MARIO, em referência aos verbos Mediar, Ansiar, Remediar, Incendiar e Odiar.

Esses verbos fazem parte de uma exceção à regra das conjugações dos verbos terminados em -iar. No lugar de “eu medio”, a conjugação correta é “eu medeio”, e segue assim com os outros verbos do MARIO. Que, por sinal, ainda pega muito concurseiro em provas de português.

Vamos supor que você na hora prova de gramática se depara com uma questão sobre regência verbal e está ali o verbo “mediar”. Basta você acionar a mnemônica do MARIO para lembrar que a conjugação foge da regra, sendo “medeio”.

Anotou aí tudo certinho? Maravilha! Agora é só colocar em prática!

Mas se você se interessou pelo Método 4.2 de Revisão, segue aqui comigo para eu te contar as maravilhas dessa técnica de estudo!

O Método

programa coaching do Método 4.2 de Revisão é ideal para otimizar os seus estudos. Ter um método de estudo é de crucial importância no seu processo de aprovação. E não pode ser qualquer técnica aleatória, o método precisa otimizar o seu tempo para que você possa ter um estudo de qualidade.

O coaching para concursos vai orientar você em como estudar e por onde estudar. A ideia é fazer o coachee estudar do modo certo e com qualidade. Por exemplo, você pode estudar tanto por PDF quanto por videoaula, o seu coach vai dizer a você como e quando fazer isso.

Um bom programa coaching é aquele que organiza e otimiza o tempo do cochee. E o Método 4.2 de Revisão trabalha dessa forma.

Método 4.2 de Revisão foi criado pelo coach Rafael Barbosa e é uma técnica de estudo que tem por missão organizar o estudo da teoria, da prática (treino em questões) e das revisões sistemáticas, da seguinte forma: as disciplinas são organizadas em dois grupos que se alternam em 4 dias dedicados ao estudo da teoria (mais questões de fixação) e 2 dias de revisão (feita de forma reversa: das questões para a “teoria”).

Abaixo segue o passo a passo do Método 4.2 de Revisão:

  • Trabalhe com ciclos de estudos de 7 dias, sendo 6 de estudos e 1 de descanso;
  • Divida os 6 dias de estudos em 4 dias para teoria e 2 para revisão;
  • Nos dias destinados à teoria, dedique no máximo 2 horas de estudo para cada disciplina;
  • Durante a leitura da teoria, faça apenas grifos e anotações (cuidado com resumos, se quiser mesmo fazer, faça resumos curtos);
  • Nos dois dias de revisão, faça questões sobre os assuntos estudados na semana e revise apenas o que errar;
  • Se for preciso, volte no curso regular ou videoaula para revisar o que você errou;
  • Procure fazer entre 300 e 500 questões por semana (dos assuntos que você estudou);
  • Controle seu progresso no conteúdo programático do concurso para o qual você está estudando;
  • Por fim, repita o procedimento até bater o edital!!!

O programa de coaching tem como objetivo:

  • fazer com que você aprenda a estudar em alta performance;
  • oferecer orientação profissional plenamente capacitada e comprometida;
  • desenvolver todas as técnicas que envolvem o método 4.2 de revisão;
  • estimular o autodidatismo;
  • melhorar seu desenvolvimento nos estudos;
  • organizar sua rotina de estudos;
  • aumentar sua autoconfiança e disciplina;
  • a sua aprovação!

São muitos os benefícios que o coachee tem a ganhar, alguns deles são:

  • gestão do tempo de estudo;
  • aumento da produtividade nos estudos, medida por meio de indicadores objetivos;
  • maior absorção do conteúdo estudado, por meio do estudo sistemático, utilizando o método 4.2 de revisão;
  • melhoria no rendimento dos exercícios, tendo em vista o trabalho focado e objetivo, baseado o cargo/área escolhido pelo aluno;
  • mais segurança durante a jornada de estudos até a aprovação, por meio de orientações pontuais e específicas, sob demanda do estudante;
  • ciclos de estudos planejados de acordo com a sua rotina e concursos de interesse;
  • organização de revisões sistemáticas, garantindo a fixação do conhecimento, sem prejuízo ao avanço do conteúdo do edital;
  • avaliações de desempenho por assunto, permitindo o conhecimento dos pontos fracos/oportunidades de melhoria em cada disciplina, conforme a sua relevância;
  • planejamento e otimização do seu estudo em um alto nível, possibilitando alto rendimento em provas.

Se você tem interesse de ter um acompanhamento individual e personalizado, deixe seu nome da lista de espera e faça parte do programa coaching!

Simbora estudar com eficiência!

Abraços,

Fernanda Barbosa.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário