fbpx

Como estudar em casa

Como estudar em casa.
Imagem: pixabay

Fala, galera! Beleza? Vamos falar nesse post sobre como estudar em casa. Sabemos que não é uma missão muito fácil para a maioria, mas também não é impossível.

Estudar para concurso já é uma tarefa árdua e quando você não se organiza, tudo piora. Por isso, é fundamental definir local e hora para iniciar a sua jornada.

Toda a minha preparação para concurso foi feita em casa, lendo os PDFs dos professores ou lendo livros relacionados às disciplinas. Como eu me organizava? Simples. Definia um horário fixo para estudar em casa, geralmente separava o horário da tarde, pós-trabalho, e escolhia o local mais tranquilo da casa para estudar. Além disso, mantinha essa rotina todos os dias.

Tenho que admitir que eu tive uma facilidade muito grande para estudar em casa por conta da minha esposa que, na época, também era concurseira. Nós casamos muito jovens e tínhamos o mesmo objetivo: ingressar no cargo dos sonhos (e nós conseguimos!).

Então, éramos apenas nós dois na casa, dividindo o mesmo sonho. Com isso, tudo fluiu com tranquilidade nos meus estudos em domicílio.

Mas se você mora em uma casa com uma família grande, procure um cômodo que seja mais tranquilo e escolha um horário que não tenha muita gente no recinto. Caso não consiga, vá até uma biblioteca ou alugue uma sala de estudo.

Faça da sua prioridade a sua rotina.

Como estudar em casa requer muita concentração, você precisa ter o seu local sagrado e a sua hora determinada para os estudos, com isso você vai ter disciplina, fazendo da sua prioridade (os estudos) sua rotina.

Na época em que era concurseiro, eu estudava muito pelo computador. E para não me distrair com o mundo da web, eu desativava a wi-fi para não ficar tentado a navegar on-line.

Portanto, eu me desligava do mundo digital para não perder tempo. Por isso, para estudar em casa você tem que se afastar daquilo que vai te distrair: TV, internet, celular etc.

Você precisa estudar  focado e aproveitar o máximo de tempo que você tem.

Você já deve ter percebido que estudar em casa é uma arte, pois você está em um ambiente cheio de procrastinação. Por exemplo, “vou ver apenas um episódio da minha série, depois estudo.” Não caia nessa. Você sabe que quanto mais protelar, mais longe a sua aprovação vai ficar.

Sendo assim, adote estas estratégias de como estudar em casa e fugir das distrações:

  • Estabeleça horário para acessar as redes sociais;
  • Ao estudar, deixe o celular desligado ou em modo avião;
  • Deixe TV e som desligados;
  • Isole-se no cômodo mais tranquilo da casa.

Foi assim que passei em dez concursos estudando em casa, usando o meu método. Se eu consegui, você também consegue.

Para finalizar, perceba que estudar em casa é muito mais produtivo. Isso porque você consegue imprimir maior velocidade aos estudos, já que não perderá tempo com trânsito, por exemplo.

Fique apenas atento às distrações, pois dentro de casa temos inúmeras opções de coisas mais legais pra fazer do que estudar. Por isso, você deve ter muita disciplina.

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas que preparei pra vocês.

Gostou do texto? Siga-me também no Instagram e receba dicas e postagens diárias.

Abraços,

Rafael Barbosa.

O autorrespeito é a raiz da disciplina; a noção de dignidade cresce com a habilidade de dizer não a si mesmo.

Abraham Lincoln

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário