fbpx

O pior cego é aquele que não quer ver

Estudar para concurso.
Imagem: pixabay

Fala, galera! Vamos falar sobre estudar para concurso. Já diz o ditado: “o pior cego é aquele que não quer ver”, e é verdade. Muitas pessoas que estudam para concurso, às vezes, ficam no plano das ideias, cheias de canetinhas coloridas, “brincando de estudar” e passam anos assim, sem enxergar de fato o que é estudar para concurso.

No sonho ideal dos concurseiros, todo mundo faria concurso público e passaria sem esforço. Iria ganhar bons salários e tudo seria uma maravilha. Mas não é assim que acontece. Estudar para concurso exige esforço, e muito esforço. E essa realidade precisa ser vista e aceita o mais rápido possível.

E o mundo real realmente assusta. Para você ter uma ideia, apenas 5% dos inscritos em um concurso qualquer estão preparados de fato para competir pela vaga. Dentro desse percentual, tem concurso que a taxa de aprovação é menos de 1%.  Sem dúvida, as porcentagens são assustadoras, mas fazem parte da realidade.

É importante enxergar isso, pois muitas pessoas, insatisfeitas com o mercado de trabalho da área privada, largam o emprego e vão estudar para concurso, achando que em seis meses vão estar com um cargo público e um bom dinheiro na conta. E sabemos que não é assim que funciona.

O processo de preparação para concurso é penoso. Até chegar no grupo de elite, naqueles 5%, demora certo tempo. E quanto mais você tiver noção dessa realidade, mais fácil você vai conseguir chegar nessa tropa de elite.

A preparação para concurso público é como uma maratona.

Eu costumo dizer que a preparação para concurso público é como uma maratona, tipo aquela maratona de São Silvestre, por exemplo. Tem sempre um pessoal que começa no início da preparação fantasiado, brincando, querendo fazer a prova afobado. Tá ali porque pagou a inscrição para ficar de zoeira. Também tem um pessoal que é amador, mas que está concentrado na prova.

Também tem a galera semiprofissional que treina com um tênis adequado e já consegue ter um ritmo; tem a galera profissional a qual treina regularmente para competir e dentro desses profissionais tem o pessoal do pelotão de elite.  Esse pelotão viaja o mundo todo competindo, basicamente quase todo mundo se conhece. Para finalizar, dentro desse pelotão tem a galera que ganha a prova.

E é exatamente assim que funciona o mundo dos concursos. Se você quer fazer parte do clube dos aprovados, tem que treinar/estudar muito durante a sua preparação. A não ser que você queira ser o cara fantasiado da maratona, tá ali só pra pagar a inscrição e tirar onda.

Não é fácil passar em concurso público, mas é possível quando você se dedica.

E essa dedicação tem que partir de você. É necessário encarar a realidade desse nicho de concurso público, ter comprometimento em estudar para concurso de forma regrada e rotineira, até atingir o padrão ideal para conseguir chegar na turma dos 5% e passar a competir com profissionalismo. 

Para tanto, existem várias técnicas de estudos que vão te ajudar nessa caminhada. Uma técnica de estudo consiste em te dar um padrão para estudar, para que você possa seguir a mesma forma de estudo em todas as disciplinas. Isso vai fazer você melhorar (e muito) seus resultados.

O Método 4.2 de Revisão é a forma que eu aplico no coach. Criei esse método quando estudava para concursos e ele me fez passar em vários certames. Os meus alunos também estão tendo sucesso com ele. Então, é preciso que você encontre uma técnica da qual você goste. Experimente algumas e escolha a melhor para você.

Depois que você encontrar a sua forma de estudar para concurso, você terá que seguir esse padrão até alcançar a excelência, saindo do pelotão de elite para a aprovação. É uma batalha para chegar nos 5% e outra batalha para chegar até a aprovação.

Então, no mundo dos concursos, estudar é preciso mesmo. É necessário que você enxergue a realidade da sua escolha, não comece iludido, achando que tudo são flores, que é “só estudar” e pronto. É uma realidade penosa, mas que vai valer muito a pena quando você por empossado. Acredite.

Resumindo, encare de vez a realidade, escolha uma técnica de estudo, tenha comprometimento em estudar para concurso e foque no resultado, no benefício que isso irá te proporcionar (vida financeira confortável, por exemplo) e não nas dificuldades. Essa é a melhor forma para você conseguir alcançar a aprovação.

Abraços,

Rafael Barbosa.

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas que preparei pra vocês.

Gostou do texto? Siga-me também no Instagram e receba dicas e postagens diárias.

O óbvio é a verdade mais difícil de se enxergar.

Clarice Lispector

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário