fbpx

Estudar só por questões funciona?

Estudar só por questões

Fala, galera! Será que só estudar por questões é suficiente para passar em um concurso público? Você, concurseiro, já se aventurou ou pensa em se aventurar na metodologia sistemática de somente fazer questões?

É comum eu ouvir essa dúvida dos meus alunos recém chegados, afinal a prática leva à perfeição. Mas não só de prática vive o ser humano, não é? Imagine se Einstein vivesse só fazendo questões de física no lugar de estudar física teórica? Diríamos “tchau” à Teoria da Relatividade…

Estudar a teoria também é fundamental no processo de aprendizagem. Quem me segue no instagram sabe que eu sempre bato na mesma tecla: teoria + questões + revisão. Esse é o tripé da aprovação do Método 4.2 de Revisão desenvolvido por mim e usado no meu programa coaching.

Para estar preparado para um concurso público é necessário bater todo o edital, ou seja, estudar cada assunto listado no edital. Se você estudar somente por questões, você pode encontrar algumas surpresas na prova, pois as questões disponíveis para estudo se repetem, são as dos assuntos mais cobrados. Mas e se a banca inventa de cobrar justamente aquilo que você não praticou, mas estava no edital?

Sacou onde quero chegar?

Você precisa estar preparado de fato para a prova, ter batido todo o edital mais de uma vez, sempre estudando a teoria e praticando nas questões. Não vá para a prova contando com o fator sorte. Isso não é estratégico.

É importante que você estude para que a banca não tenha a chance de te pegar, por isso você não pode estudar só por questões, deixando o estudo da teoria de lado. Se você estuda só por questões, está deixando de lado os assuntos que nunca foram cobrados.

E é aí que mora o perigo! E se a banca cobrar algo que nunca cobrou antes? Como você vai fazer? Contar com o fator sorte não te ajudaria muito…

Por isso que eu não recomendo estudar só por questões. Você estaria limitado aos assuntos mais cobrados, que são subconjuntos do conteúdo programático.

Então, para não depender da sorte, estude tudo! Esteja preparado na hora da sua prova! Não deixe a banca pegar você!

Seja um concurseiro estratégico e bata todo o edital, estudando teoria e fazendo questões. Mas não esqueça que fazer revisão também faz parte desse processo. Lembre-se sempre do tripé da aprovação: teoria + questões + revisão.

Simbora estudar!

Abraços,

Rafael Barbosa.

Prepare-se com o time do Método 4.2!

Baixe nossas planilhas gratuitas e comece a estudar agora mesmo!

Se você tem interesse de ter um acompanhamento individual e personalizado, deixe seu nome na lista de espera e faça parte do programa coaching!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário