fbpx

Estudo em rotinas bagunçadas

Estudo em rotinas bagunçadas

Fala, galera! Vamos conversar um pouco sobre estudo em rotinas bagunçadas.

Sabemos que estudar para concurso requer muita determinação e disciplina, no entanto tem sempre aquela pessoa que tem uma rotina completamente bagunçada, dificultando a organização na hora de estudar.

Tem gente que trabalha em regime de plantão, dificultando a constância diária de estudar; outros possuem uma casa muito cheia, mora com pai, mãe, filhos, cachorro etc. e não conseguem um lugar sossegado para estudar.

São muitos os exemplos de estudo em rotinas bagunçadas e isso é angustiante para os concurseiros que desejam seguir uma constância diária na hora de estudar. Tenho alunos no meu programa coaching que ficam angustiados por não conseguirem ter um espaço só deles para estudar.

Mas essa bagunça nos estudos tem solução. Estou aqui para ajudar você a manter uma organização nos estudos mesmo no meio do caos.

Se, por exemplo, você trabalha em regime de plantão, trabalha 12 horas e folga 36 horas. Nessas 36 horas você organiza seus estudos. Estude pela manhã (8h às 12h, por exemplo), pois o cérebro está bem descansado para receber novas informações. Após o almoço separe entre duas e três horas para resolver suas coisas (banco, supermercado, farmácia etc.).

Não esqueça de estudar a teoria e também fazer questões. Conheça o tripé da aprovação (teoria + questões + revisão) do Método 4.2 de Revisão clicando aqui.

Na parte da tarde estude mais um ciclo, das 15 às 19h, por exemplo, sempre alternando as disciplinas; isso é muito importante. Deixe a parte da noite para você folgar, fazer uma atividade física (isso ajuda muito também no desempenho do estudo) etc.

Na manhã do dia seguinte estude novamente, pois você ainda vai estar na folga do trabalho.

Nos dias de trabalho, para você não ficar sem nenhum contato com os estudos, ao chegar em casa, tomar banho e fazer a refeição, faça umas dez questões sobre o tema estudado no dia anterior, apenas para manter um contato diário com os estudos.

Mas se não conseguir, não tem problema, vá descansar.

Dessa forma você vai encontrar uma organização no seu estudo em rotinas bagunçadas.

Agora se você tem tempo para estudar todos os dias, mas não tem um cantinho só seu, não se desespere. Eu mesmo já estudei em uma tábua de passar na casa da minha sogra e deu super certo.

O que você precisa é de determinação.

Se, por exemplo, você mora em uma casa com muitas pessoas e não consegue encontrar um cantinho só seu para estudar, você tem duas alternativas: a primeira é você encontrar uma mesa disponível em casa, uma tábua de passar, uma cadeira etc. para você ter apoio e mandar ver nos estudos.

“Mas como vou fazer isso, Rafael? É muita gente em casa!” Bem, você vai precisar ter foco, um bom nível de concentração para desprezar tudo o que estiver ao seu redor na hora de estudar.

Separe um horário certo para fazer isso todos os dias. Não importa o turno. Se você trabalha o dia todo, estude à noite, no mínimo 3 horas por dia. Se você tiver o dia livre, estude pela manhã, pois seu cérebro vai estar pronto para receber informações depois de uma boa noite de sono.

A segunda alternativa é você sair de casa e ir estudar em alguma biblioteca no silêncio para melhorar a sua concentração. Faça isso todos os dias, no mesmo horário, pois é importante ter uma rotina a seguir nos estudos.

Tenha foco e determinação para seguir firme com o seu sonho. Não deixe as adversidades te darem uma rasteira. Estude para alcançar o que você deseja: o seu sonhado cargo público.

Bons estudos.

Abraços,

Rafael Barbosa.

Prepare-se com o time do Método 4.2!

Baixe nossas planilhas gratuitas e comece a estudar agora mesmo!

Se você tem interesse de ter um acompanhamento individual e personalizado, deixe seu nome na lista de espera e faça parte do programa coaching!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário