fbpx

Praticar exercícios físicos é importante para quem está estudando para concursos

Exercícios físicos

Hoje estou aqui para falar sobre a prática de exercícios físicos.

Isso mesmo! Praticar exercícios físicos é importante para quem está estudando para concursos públicos. Podemos dizer que ele é um aliado para quem busca estudar por longos períodos.

Mas fazer isso não é tão simples assim. Primeiramente, precisamos tirar da cabeça que fazendo uma atividade física, estamos perdendo tempo. Isso porque elas melhoram o rendimento dos estudos e têm influência direta na preparação física e mental para os processos seletivos.

Um grande benefício da prática regular de exercícios físicos é, sem dúvida, a manutenção da saúde. Porém, para o caso específico de um estudante os benefícios vão além. Os exercícios físicos aumentam a capacidade de memória, melhoram a concentração e preparam o corpo para a maratona de longas provas. Ou seja, as horas de “bunda na cadeira” estudando e respondendo questões se tornam mais eficientes.

Praticar exercícios físicos ajuda na concentração e reduz o estresse. Isso possibilita um melhor entendimento dos assuntos estudados e consequentemente te ajuda na retenção dos conceitos.

É importante frisar que quando o concurseiro for praticar uma atividade física, ele deve se desligar o máximo possível do mundo dos concursos.

Esse é um momento onde você deve estar em paz consigo mesmo e pensar em outras coisas. Pode ter certeza que essa “desconexão” é importante para a sua mente reorganizar os pensamentos e focar naquilo que você realmente pretende conseguir.

Outra dica importante é definir horários para a prática dessa atividade. Muitos vão dizer que seria melhor praticar uma atividade física no início da manhã, outros, à tarde. Porém, ao meu ver, pela manhã, mais de 70% dos concurseiros conseguem render mais, haja visto que a cabeça está mais leve.

Mas, no final da tarde, lá pelas 16:00, 17:00 horas, a mente já não está tão bem assim, depois de longas horas estudando. Então, eu aconselho você realizar essa atividade física nesse horário.

Mas claro que se você preferir ir de manhã, nada te impede disso.

Outro benefício que praticar atividades físicas traz é a melhoria do bem-estar. O período pré-prova ou pós edital, é naturalmente estressante. Os exercícios físicos, principalmente os aeróbicos, liberam substâncias que melhoram a sensação de bem-estar, diminuem o estresse, auxiliam no controle da ansiedade antes das provas e melhoraram a qualidade do sono.

Aqui, podemos citar o ritmo circadiano, que são mudanças físicas, mentais e comportamentais que seguem um ciclo de aproximadamente 24 horas.

Algumas características do ritmo circadiano é regular o sono, mas ele também é responsável por regular funções hormonais, alimentação e uma diversidade de outras atividades do organismo dos seres humanos.

Algumas dessas atividades incluem a maneira de reagir ao consumo de energia ao longo do dia, a pressão arterial e o armazenamento de gordura.

Este é um tema certamente bastante conhecido entre os concurseiros, mas de difícil colocação em prática.

Vou deixar abaixo um link de um vídeo meu no youtube que fala sobre como entender e estudar melhor:

A inclusão de atividades físicas na sua agenda preparatória para um concurso aumentará o aproveitamento dos estudos, melhorará o desempenho durante as provas, trará uma maior motivação e bem-estar e ainda poderá te ajudar a memorizar aqueles conceitos mais importantes. Pratique atividades físicas e boa sorte!

Abraços,

Rafael Barbosa.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário