fbpx

Como conciliar os estudos para concurso com a faculdade

Faculdade

Fala, galera! Sei que tem muita gente que está na faculdade e que deseja estudar para concurso público. E muitos pensam que precisam terminar a graduação para poder se jogar na vida de concurseiro. Eu digo que você não precisa esperar acabar o curso para entrar no mundo dos concursos.

Quem acompanha a minha história sabe que foi durante a faculdade que passei em diversos certames. Teve um, inclusive, que tive que colar grau antecipadamente para poder assumir a posse.

Eu sempre estudei e trabalhei. E quando eu fazia faculdade eu trabalhava e estudava para concurso. O tempo era corrido sim, mas com estratégia e organização a gente chega lá. Tanto é que eu cheguei.

Sabemos que faculdade é puxado, pois o estudante não tem apenas as provas para fazer, mas também trabalhos, seminários etc. Por isso digo que se você quer passar em concursos enquanto está na graduação, vai ter que saber que não dar para ser excelente em tudo.

Não vai dar pra ficar tirando dez sempre nas provas e sair passando com louvor em todas as disciplinas. Você vai ter que se contentar com a média, aceitar a se deixar ser medíocre na faculdade.

Portanto, acostume-se com a média e a não entregar todos os trabalhos. Se você for um daqueles estudantes que se preocupa em tirar dez em tudo porque deseja ser laureado, você não vai conseguir estudar com qualidade para concurso.

Eu mesmo não me preocupava em atingir a excelência com trabalhos, provas etc. Aprendia o conteúdo, que era o que importava. Foi assim que passei nos concursos. Eu passei com a média na faculdade, tirando sete e nem ligar para isso. Dessa forma, se você entender e aceitar isso, sua vida vai ser bem mais fácil.

Organize seu tempo e trace uma estratégia.

Se você faz faculdade e quer estudar para concurso, vai ter que se organizar. Suponha que você estude à noite (faculdade) e tenha o restante do dia livre. Tire o turno da manhã para estudar para concursos, seis dias por semana.

Na parte da tarde, separe umas duas horas para fazer suas coisas pessoais, como fazer alguma atividade física, por exemplo (manter a saúde do corpo ajuda no aprendizado). Deixe o fim de tarde para a faculdade, para estudar para alguma prova ou fazer algum trabalho.

Mas se você trabalha e faz faculdade, seu tempo vai ser menor. Por exemplo, se você trabalha todos os dias, das 8h às 17h e faz faculdade à noite, vai precisar de uma estratégia que se adeque ao seu horário.

Você vai precisar usar o seu horário de almoço para estudar. “Mas estudar para concurso ou para a faculdade, Rafael?” – Para concurso. Nesse caso, você só vai estudar para a faculdade quando realmente precisar, isto é, quando for para fazer prova.

Você pode estudar para concurso no horário da manhã, antes de ir trabalhar. Separe duas horas para estudar a teoria pela manhã, das 5h às 7h, por exemplo, e complete mais uma hora no seu horário de almoço. Isso mesmo, almoçando com o livro ou computador do lado.

Não há tempo a perder.

Sugiro que você faça questões de fixação no horário do almoço, do conteúdo que você viu pela manhã. Aos sábados estude as 3 horas seguidas, sempre intercalando com questões e alternando as disciplinas, é assim que trabalho no Método 4.2 de Revisão.

Descanse aos domingos, quando puder.

Quando estiver perto das provas da faculdade, use o restante do sábado e os domingos para estudar para a faculdade. Dessa forma você vai conseguir conciliar tudo, mas sabendo que vai ser difícil tirar dez em todas as matérias da graduação.

Agora é só sentar e estudar!

Simbora!

Abraços,

Rafael Barbosa.

Prepare-se com o time do Método 4.2!

Baixe nossas planilhas gratuitas e comece a estudar agora mesmo!

Se você tem interesse de ter um acompanhamento individual e personalizado, deixe seu nome na lista de espera e faça parte do programa coaching!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário