fbpx

O que você anda fazendo? Resumo? Nãooooo!!!

Fazer resumo

Olá, pessoal! Eu sei que todo estudante adora fazer resumo de tudo que lê e ouve. Vendo de fora, isso parece bem inofensivo, não é mesmo? Mas se eu te disser que arte de resumir no mundo dos concursos pode acabar com suas chances de ser aprovado, você acreditaria?

Antes de começar, peço para se acalmar e respirar fundo. Não se desespere sem ler todo o artigo.

Claro que o resumo tem sua finalidade nos estudos, não estou negando isso. A questão é que para quem vive se preparando para concurso, ele não ajuda em nada, pelo contrário, acaba atrapalhando.

Vamos entender!

Imagine você, concurseiro, se preparando para a prova do concurso do Banco do Brasil, por exemplo. Você vai estudar todo o edital e para cada assunto estudado você faz um resumo para poder usá-lo posteriormente, na revisão.

Até aí, na de mais, não é? Engana-se você.

Quando for fazer a revisão, você vai ficar apenas com as informações do texto que você resumiu. “Ah! Fernanda. Eu fiz o resumo e fixei os assuntos mais importantes.” Será? Quem é você na fila do pão para saber quais os assuntos que vão cair ou não na prova?

Você não sabe quais os assuntos pontuais dentro de uma disciplina, a banca pode cobrar qualquer item do edital e isso não é impossível de acontecer. Imagina você se deparando com um tema que não foi contemplando no seu lindo resumo todo colorido com canetinhas multicor! Uma catástrofe!

Você precisa estudar e reestudar. Fazer resumo não está nesse pacote. “E quanto a revisar?” Você revisa por meio de questões. Aliás, por elas já dá para se ter uma ideia do que é mais cobrado em prova.

Quando você pratica muito com questões da banca, você consegue vislumbrar os pontos mais importantes dos assuntos pela frequência em que ele é cobrado. Nesse caso, faça um grifo, alguma marcação, para sinalizar mais atenção naquele tópico. Mas não despreze os demais.

Entendeu?

Caso você ainda não se sinta seguro sem um resumo em mãos, use o resumo do professor. Ele está nesse ramo há mais tempo que você e vai saber os assuntos que vão merecer mais atenção de sua parte.

Não caia na armadilha de fazer resumo, ele vai te dar muitas rasteiras nas suas provas. Vai ser um golpe atrás do outro dado por você mesmo. Você vai ficar marcando muito gol contra produzindo seus lindos textos coloridos. Saia dessa!

Estude e reestude. Pratique muito mesmo com questões. Resumo só o do professor. E, mesmo assim, sem desprezar os outros assuntos da disciplina.

Abraços,

Fernanda Barbosa.

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas !

Faça parte da família 4.2 e otimize seus estudos! Clique no botão abaixo e deixe o seu nome na lista de espera.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário