fbpx

Como se manter motivado até a aprovação

Como manter o foco

Fala, galera! Você tem problema de se manter o foco quando está estudando? Então se liga que esse texto de hoje é especialmente para você.

Foco é algo imprescindível para qualquer atividade de diversos setores, sobretudo nos estudos. Ficar sentado diante de livros por umas 3 horas por dia é uma guerra, eu sei bem disso, acredite! Mas é justamente isso que você precisa fazer para ser nomeado no seu cargo dos sonhos.

Comigo foi assim. Passei uns dois anos nessa pisadinha até conquistar o meu tão sonhado cargo de Auditor Fiscal. Estudei focado.

Como eu consegui manter o foco? Traçando metas e objetivos ao longo da caminhada. Por sinal, é assim que trabalho com meus cochees no Método 4.2 de Revisão. Falarei sobre ele mais adiante.

Ainda sobre o foco, muitos concurseiros acabam desistindo de estudar para concursos no meio do caminho, pois acabam perdendo o foco nos estudos por conta da desmotivação ocasionada pela não aprovação nos concursos.

Isso é bem comum. Afinal, são meses se debruçando em cima do material de estudo. Bate logo a insegurança se realmente você está no caminho certo. E essa insegurança só traz barreiras para que você consiga ser aprovado.

Como, então, manter o foco?

Para que você consiga se manter focado nos estudos e na sua jornada para a tão sonhada nomeação, é necessário saber estabelecer metas e objetivos de curto prazo. Essas metas e objetivos estão dentro do objetivo maior que é a sua aprovação. Sacou?

Ah! E outra coisa: é de suma importância mensurar a sua produtividade. Saber exatamente o que e quanto você errou e o quê e quanto você acertou. Esses dados vão te ajudar na construção das metas.

E isso é algo simples que vai te trazer foco e muita motivação. Duas coisas importantes no mundo dos concursos.

“-Como estabelecer as metas, Rafael?” Muito simples. Por exemplo, você estudou acentuação gráfica, na disciplina de gramática, na hora de revisar por questões você percebeu que acertou 70% das questões. Com essa informação você já pode criar uma meta: quero um acerto de 85% até a próxima semana. Como fazer isso? Estabelecendo mais tempo de estudo nessa disciplina. Entendeu?

Você vai se esforçar para cumprir a meta estabelecida e detonar gramática na próxima semana. Outra meta possível é bater o núcleo duro das 4 disciplinas em 4 meses, por exemplo. Tudo isso em curto prazo para você colher os frutos em médio ou longo prazo.

Criar metas dentro da rotina de estudo vai fazer você começar a enxergar progresso nos seus estudos, deixando você motivado. Perceber que você está progredindo vai te deixar feliz por conseguir bater suas metas dentro do prazo.

Toda essa alegria e motivação ajudam seu cérebro a aprender com mais eficiência! Portanto, motive-se e foque no seu projeto de vida. Só pare quando você for nomeado.

O Método

Método 4.2 de Revisão vai te garantir eficiência e qualidade de estudo, pois a técnica visa encurtar o tempo entre a primeira leitura e seu correspondente reestudo, sempre agregando muitas questões.

Com ele, você vai conseguir melhorar seus percentuais de acerto, ler mais rápido e, finalmente, bater um edital! Maravilha, não é?!

E o que é o Método 4.2 de Revisão? Vou te explicar!

Método 4.2 de Revisão é uma forma sistemática de organização de tempo de estudo que é distribuído entre teoria, questões e revisão. Esse é o tripé da aprovação. No fim das contas, o que precisamos é aprender a teoria, revisar para não esquecer e praticar para conhecer as bancas.

A partir disso, você vai aprender com qualidade e, consequentemente, passar em vários certames! Mas é claro que tudo isso também vai depender da sua força de vontade e disciplina.

Outro ponto importante dessa técnica de estudo é o foco na repetição. É preciso estudar e reestudar os assuntos previstos no edital com qualidade, sem dar oportunidade para a banca te surpreender com um assunto que você passou batido e não viu, ou não aprendeu.

Objetividade e simplicidade são as bases do Método 4.2 de Revisão.

Com ele você estuda sem firulas, sem frescuras ou coisas que podem te atrapalhar.  Usando essa técnica, bastam você e o seu material de estudo para tudo fluir com praticidade e qualidade no aprendizado.

Para você começar a entrar no mundo do Método 4.2 de Revisão, vou te dar nove passos para organizar os seus estudos de acordo com essa técnica desenvolvida por mim, a qual me rendeu mais de dez aprovações:

9 passos para organizar seus estudos:

1. Trabalhe com ciclos de estudos de 7 dias, sendo 6 de estudos e 1 de descanso;

2. Divida os 6 dias de estudos em 4 dias para teoria e 2 para revisão;

3. Nos dias destinados à teoria, dedique no máximo 2 horas de estudo para cada disciplina;

4. Durante a leitura da teoria, faça apenas grifos e anotações (cuidado com resumos, se quiser mesmo fazer, faça resumos curtos);

5. No dois dias de revisão, faça questões sobre os assuntos estudados durante a semana e revise apenas o que errar;

6. Além disso, faça quantas questões puder de todas as disciplinas nesses dois dias de revisão (distribua as questões de forma proporcional entre as disciplinas revisadas);

7. Procure fazer entre 300 e 500 questões por semana (dos assuntos que você estudou);

8. Controle seu progresso no conteúdo programático do concurso para o qual você está estudando;

9. Por fim, repita o procedimento até bater o edital!!!

Não tem mistério! O Método 4.2 de Revisão é simples e eficiente. Além disso, é uma técnica de estudo bastante dinâmica, pois trabalha as revisões dos assuntos por blocos semanais. Dessa forma, o estudo não fica massivo e nem monótono.

Usando o método, as revisões ficam mais fáceis de serem controladas e isso tem reflexos positivos na sua produtividade. Faça um teste, você vai sentir a diferença.

Bom, é isso que eu gostaria de passar pra vocês. Lembrem-se que, independentemente do método, faça tudo com muita garra e força de vontade.

Se tiver interesse em ter um acompanhamento personalizado, entre para o Programa de Coaching do Método 4.2 de Revisão.

Abraços e até a aprovação!

Rafael Barbosa.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário