fbpx

MINDSET FIXO E DE CRESCIMENTO

Mindset

Hoje venho aqui para falar de algo que está ganhando muita proporção nos últimos tempos. Vamos falar sobre mindset fixo e de crescimento.

Bom, o mindset fixo e de crescimento está muito além de uma forma de pensar. Esse termo diz respeito a crenças, atitudes e limitações, em uma postura para alcançar o sucesso ou o fracasso.

Quando você faz uma escolha, toma uma decisão importante ou faz um julgamento sobre algo, você está com o seu mindset em ação.

Primeiramente, vamos saber o que significa mindset.

O significado de mindset é nada mais nada menos que mentalidade. Esse termo é utilizado para demonstrar mudanças de comportamento de pessoas durante a sua vida e também, a forma como lidam com o sucesso ou fracasso.

Assim, chegamos aos dois tipos de mindset, fixo e o de crescimento.

Vamos falar a respeito do mindset fixo.

 “Eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim”. Essa frase define bem como funciona o mindset fixo.

Quando a pessoa possui esse tipo de mentalidade, elas acreditam que apenas o talento pode fazê-las prosperar. Assim, elas acreditam que ou você nasce com ele, ou não tem. Na mente delas, outras habilidades não podem ser desenvolvidas e não é preciso esforço, basta ter talento.

Saiba que o sucesso existe para qualquer tipo de pensamento. Porém, o mindset fixo limita esse sucesso e faz com que ele aconteça menos do que quem tem o mindset de crescimento.

Quando você possui um mindset fixo e mesmo assim quer mudar algo, você precisa estar preparado para mudar a sua mente.  Ela precisa estar preparada para lidar com pensamentos contrários e se manter firme no propósito.

Mindset de crescimento

Agora, podemos entrar no mindset de crescimento.

Aqui, o próprio nome já diz muita coisa. Crescimento. Ou seja, quem possui a mentalidade de crescimento, acredita que com dedicação, esforço, aprendizado e força de vontade é possível crescer.

Você pode utilizar dos seus erros e desenvolver novas habilidades para conquistar o seu objetivo. Com o tempo, habilidades e competências podem ser aprimoradas em qualquer área, seja na vida pessoal, seja na profissional.

Esse mindset prega o desenvolvimento de habilidades e competências de acordo com o tempo. Ou seja, para esse modelo acredita-se que os dons e talentos podem ser aprimorados e melhorados.

Isso significa que essa forma de pensar permite um maior entendimento sobre os aprendizados que é possível extrair das diversas fases da vida. Através desse pensamento, ao contrário do mindset fixo, as pessoas costumam encarar o fracasso como forma de aprendizado. Ou seja, um fracasso não significa propriamente um fracasso. 

Ou seja, quando erra, você ganha um estímulo ainda maior para acertar. É ali que você entende o que fez e encontra possibilidades para tirar uma lição daquilo.

Além disso, o esforço é sempre alinhado à prática, treinamento e inteligência.  E claro, tudo isso é possível ser cultivado. As habilidades podem ser adquiridas. Ou seja, além dos dons que você tem desde a infância, o pensamento de crescimento permite entender que há mais habilidades pelo mundo que podem sim ser desenvolvidas.

Outra característica importante é que, para essas pessoas, estar com outras que fazem críticas é sinal de aprendizado. Sendo assim, sair da zona de conforto é sempre uma boa ideia e pode despertar um crescimento significativo.

Como vocês podem ver, os dois tipos de mindsets são bem diferentes.

No mundo dos concursos, o ideal é que você tenha em mente o mindset de crescimento.

Quando você decide estudar para concursos, precisa ter em mente que é necessário evoluir, cria habilidades para desenvolver um entendimento sobre uma determinada disciplina ou até mesmo inovar nos estudos.

A ideia é sempre evoluir como pessoa e também como estudante ou profissional.

Quando você possui apenas o mindset fixo e acredita que você possui limitações e que nada pode ser mudado é uma barreira para crescer e, com o tempo, pode levar à insatisfação. Ao perceber a diferença entre mindset fixo e de crescimento, fica mais fácil fazer uma autoavaliação. Assim, se preciso for, você pode virar a chave aos poucos a fim de conquistar tudo que deseja.

Para desenvolver um melhor mindset de crescimento no mundo dos concursos é interessante que você invista no sue estudo. Compre um bom material, tenha rotinas de estudo definidas e acredite que aquilo é possível.

Se você achar necessário e importante para o seu crescimento, busque um coaching para concursos. Pode ter certeza que ele te abrirá a sua mente e te ajudará a melhorar os seus próprios rendimentos.

A ideia de fortalecer o desenvolvimento e buscar um melhor crescimento nos estudos é importante para você não deixar a frustação e as barreiras que irão aparecer no caminho te desanimarem e fazerem com que você desista do seu objetivo.

Bom pessoal, esse era um tema que eu queria trazer para vocês que nos acompanham aqui. Vamos buscar transformar os mindsets fixos em mindsets de crescimento e melhorar nos estudos.

Agraços,

Fernanda Barbosa.

Prepare-se com o time do Método 4.2!

Baixe nossas planilhas gratuitas e comece a estudar agora mesmo!

Se você tem interesse de ter um acompanhamento individual e personalizado, deixe seu nome na lista de espera e faça parte do programa coaching!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário