fbpx

Como se manter motivado nos estudos

Motivação

Olá, pessoal! Vamos falar sobre motivação! Sabemos o quão exaustivo é estudar para concursos, e manter-se motivado é, muitas vezes, um desafio gigante! Se você passa por isso, vem comigo que vou te ajudar nessa labuta.

De acordo com o dicionário Michaelis, a palavra motivação vem do latim “motivus”, relativo a “movimento”, “algo móvel” (motivar + ação). Isto é, a motivação vai determinar o comportamento de uma pessoa, o movimento que ela irá fazer.

E isso faz todo sentido, não é? Quando estamos motivados nós nos movimentamos, partimos para a ação, determinando nosso comportamento. Isso nos estudos é fundamental.

Afinal você precisa acordar todos os dias com motivação para estudar. Mandar a preguiça embora e sentar o bumbum na cadeira para iniciar sua jornada do seu processo de aprovação.

Quando você consegue fazer isso o seu cérebro motivado envia para o seu corpo a energia suficiente para você estudar. Lembre-se sempre que mente e corpo andam juntos.

Na Psicologia, por exemplo, dentro da perspectiva da Terapia Cognitivo- Comportamental, aquilo que você pensa determina o que você sente. E aquilo que você sente determina o seu comportamento, em como você vai agir. A tríade pensamento-sentimento-comportamento precisa estar bem alinhada para você estudar.

Mas Fernanda, como faço para ter toda essa motivação nos estudos?” Não se desespera. Vou te dar 3 dicas bem bacanas para você seguir firme no seu processo de aprovação cheio de motivação. Vamos lá!

1. Lembre-se sempre qual foi o motivo que te levou a ser concurseiro.

Pode parecer bobagem, mas lembrar do que te levou a querer ser um funcionário público é de suma importância para motivar você. Pense nos motivos. Podem ser diversos: melhor situação financeira, estabilidade, independência financeira, ajudar a família etc.

Lembre-se sempre dos motivos que fizeram você escolher esse caminho e motive-se. Dessa forma você vai caminhar com mais afinco para atingir o seu objetivo.

2. Estude estabelecendo pequena metas para você.

Outra forma de se manter motivado é estabelecendo pequenas metas ao longo do caminho. Faça metas semanais, exigindo de você mesmo responder um número “x” de questões durante a semana, estudar “x” tópicos de tal disciplina etc.

Você vai passar a semana tendo em mente que precisa bater essas metas. E já vimos que o pensamento leva à ação (pensamento-sentimento-comportamento).

Faça um planejamento semanal, organize-se bem direitinho e vá cumprindo tudo que você estabeleceu para você mesmo.

3. Comemore as pequenas conquistas.

Para se manter motivado também é muito importante comemorar as pequenas vitórias no meio do caminho. Conseguiu bater a meta da semana? Ótimo! Comemore! Se dê um pequeno presente de vitória!

Pode ser um dia inteiro de descanso, um domingo só para você curtir como quiser. Ou um pequeno presente que você possa comprar para você mesmo; assistir a aquele filme que você tanto queria no cinema etc.

O importante é comemorar! Isso vai te deixar motivado e feliz! Tudo o que o seu cérebro precisa para poder agir a seu favor!

E lembre-se: pensamento-sentimento-comportamento.

Bons estudos!

Fernanda Barbosa.

Prepare-se com o time do Método 4.2!

Baixe nossas planilhas gratuitas e comece a estudar agora mesmo!

Se você tem interesse de ter um acompanhamento individual e personalizado, deixe seu nome da lista de espera e faça parte do programa coaching!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário