fbpx

Resumindo…

Não faça resumo

Não faça resumo!

Olá, pessoal! Você é daquele tipo de estudante que só sabe estudar fazendo resumo? Se a resposta for afirmativa, vem aqui comigo para eu te explicar a gravidade do problema.

Quando você está estudando, você sai grifando e fazendo pequenas anotações no decorrer do seu material. Mas isso para você ainda é pouco, não é? Então você pega uma folha em branco e detona escrevendo um resumo de tudo o que você leu.

Que perigo!

Sabe por que isso é perigoso? Por que você só vai lembrar das informações que você mesmo escreveu, seu aprendizado vai ficar limitado. E quanto ao resto do conteúdo?

Você não é nenhum expert para saber exatamente o que vai cair na sua prova e como esse conteúdo será cobrado. Aceite que você não domina nenhum assunto a ponto de elaborar um resumo perfeito.

Se você quer tanto estudar por um resumo, pegue um material resumido por um professor. Ele sim sabe o que é cobrado e como será cobrado. Você não.

Mas se ficar difícil encontrar esse material, estude fazendo grifos, usando palavras-chave como gatilhos para a sua memória. Isso ajuda a você lembrar de todo o conteúdo, e não só da parte que você inventou de resumir. Sacou?

Imagina só que você faz um resumo sobre regência verbal. Daí cai na prova o verbo “namorar”, mas esse verbo não estava no seu resumo. E agora?

Provavelmente você marcaria a alternativa errada: “Fátima namora com Túlio”. O verbo “namorar” é transitivo direto, isto é, não pede auxílio de preposição. O correto seria: “Fátima namora Túlio”. Se ligou na pegadinha?

É isso que as bancas fazem, cobram quase tudo na prova. Por isso que você nunca, jamais deve fazer resumos, eles limitam seu aprendizado. Lembre-se: não faça resumo!

Costumo bater muito nessa tecla porque muitos concurseiros levam uma rasteira na prova por conta dos resumos que eles fizeram. E isso é muito desanimador.

Portanto, na hora de estudar, leia todo o assunto, faça grifos em palavras-chave, anotações, mas não faça resumo. Estude também por questões, sempre! Pratique tudo que aprendeu na teoria fazendo questões. Elas são cruciais para a sua aprovação!

No Método 4.2 de Revisão nós não trabalhamos com resumos.  Por conta disso, o tempo do nosso coachee é otimizado, acelerando ainda mais o processo de aprovação.

Venha para o meu time conhecer essa técnica de estudo que está inovando o mundo dos concursos.

Abraços,

Fernanda Barbosa.

Prepare-se com o time do Método 4.2!

Baixe nossas planilhas gratuitas e comece a estudar agora mesmo!

Se você tem interesse de ter um acompanhamento individual e personalizado, deixe seu nome da lista de espera e faça parte do programa coaching!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário