fbpx

O Hábito de Revisar por Questões

Olá, pessoal! Você tem o hábito de revisar por questões? Hoje trago essa dica essencial para a sua aprovação. Afinal, o processo de aprendizagem depende, também, da repetição.

A revisão é muito importante, quem estuda pelo Método 4.2 de Revisão sabe do que estou falando. Inclusive o nome do nosso método traz a palavra “revisão” justamente porque ele tem como objetivo organizar, de uma vez por todas, essa atividade tão importante para a aprovação.

Nesse sentido, a dica de ouro que dou sempre para os meus alunos é: façam revisões por questões.

Diante dessa revelação, você deve estar pensando: “Professora, o que faço então com os meus mapas mentais?”, “O que faço com minhas anotações e grifos?”, “O que eu faço com todo aquele material de apoio que disseram que eu tinha que fazer durante os estudos?”.

Calma. Você não precisa jogar nada fora. Revisar por questões é só mais um modo de revisão. Basta você acrescentar aos seus estudos. Além disso, após fazer as questões, você pode voltar no seu material de apoio. Eles podem sim ter alguma utilidade.

Revisar por questões é muito produtivo.

A revisão por questões é bastante eficiente, já que o foco da releitura estará naqueles pontos que você errou. Nada de ficar relendo tudo, gastando às vezes o mesmo tempo que foi gasto com o estudo.

Outra coisa muito importante é não ter mais necessidade de ficar fazendo resumos. Afinal, você não vai mais perder tempo escrevendo sobre coisas que você não domina (quando você é iniciante).

As questões já estão prontas para você. Perder tempo fazendo resumo não é muito produtivo, o Professor Rafael Barbosa já falou sobre isso em outro post e deixou claro a opinião dele (que eu assino embaixo) sobre resumos: https://metodo4ponto2.com.br/nao-faca-resumos/ .

Como é que se revisa por questões?

Então vamos lá! Como é que se revisa por questões? Simples. Vamos supor que você está estudando português, lendo sobre as regras do novo acordo ortográfico (https://www.instagram.com/p/CBOSlSDJZby/). Ao finalizar a teoria do material em PDF, elaborado pelo professor, você vai fazer uma lista de questões da banca que elabora o concurso que você quer, de acordo com o assunto estudado. Só fica ligado para não pegar questões desatualizadas.

Quando você finalizar as questões, anote as que você errou e as que você teve dúvida para responder. Nesse momento é que você vai poder recorrer as suas anotações para esclarecer o conteúdo que te deixou em dúvida ou que você não soube responder. Perceba que as questões que vão te treinar para você vencer essa maratona!

A prática leva a perfeição.

O contato direto com as questões te permite pegar o jeito que a banca cobra cada assunto e isso vai te dar mais segurança. As questões vão te dar a situação real que você vai encarar na hora da prova. Por isso que elas são tão importantes!

Pratique bastante com questões. A revisão por questões vai te dar a prática que você precisa. E a gente só aprende fazendo, não é?

Não fique com receio de errar durante os estudos,  afinal errar em casa é um erro a menos na hora prova.

Quer mudar a sua forma de estudar? Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas que preparamos pra você.

Gostou do texto? Siga-me também no Instagram e receba dicas e postagens diárias.

Beijos,

Fernanda Barbosa.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário