fbpx

Os 3 erros mortais do concurseiro iniciante

Fala, galera! Tudo bem? Vamos conversar um pouco sobre os 3 erros mortais que o concurseiro iniciante (e, às vezes, até o faixa preta) não pode cometer. Fique esperto nessas dicas para não se prejudicar nos estudos.

1. Estudar todas as disciplinas ao mesmo tempo

O que acontece com aquele estudante que resolve estudar para concurso? Ele pega o edital, que é extenso, e quer dar conta de todas as disciplinas ao mesmo tempo. Então, sem nenhuma organização de estudo, ele começa lendo partes de cada assunto por matéria, passa uns seis meses assim e, no fim, ele percebe que nem aprendeu o que devia nem concluiu todo o edital.

Se você faz isso, meu amigo ou minha amiga, pare agora. Isso é um erro mortal que vai te fazer andar em círculos. Você vai se matar de estudar e não vai sair do lugar. Pense um pouco: usando esse método, você vai diluir muito as disciplinas durante a semana e vai acabar estudando apenas uma vez por semana cada disciplina. Essa forma muito segmentada não vaio permitir você ter qualidade nos estudos.

2. Passar o dia inteiro estudando apenas uma disciplina

Esse segundo erro é basicamente o inverso do primeiro. Você deve ter notado que o ditado popular “tudo tem um limite” está corretíssimo. Como eu sempre digo, o segredo pra tudo na vida está no equilíbrio.

O concurseiro que estuda uma disciplina só por vez vai demorar demais para revê-la. Imagine só: uma disciplina leva uns três meses para concluir, daí ele conclui e parte para a seguinte. Quando ele terminar todo o edital, em uns 18 meses, ele já não vai lembrar de mais nada do que viu da primeira disciplina. Pense numa confusão!

3. Estudar apenas a teoria (sem fazer questões)

Sempre bato na mesma tecla de fazer questões. A questão mede o que você aprendeu, te ajuda a revisar e te prepara de fato para o dia da prova. Como diz o famoso Aristóteles, é fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer.

Tem muito concurseiro que estuda apenas a teoria e, só depois que bate todo o conteúdo da disciplina, é que vai fazer questão. Não pode. Teoria e questão precisam caminhar lado a lado. Quando você estuda a teoria e faz questões bem depois, você perde a oportunidade de saber como a banca vai cobrar aquele conteúdo.

O que acontece? Você perde tempo estudando um capítulo, por exemplo, que nunca caiu no concurso, e isso vai ocorrer pelo fato de você não estar fazendo questões ao mesmo tempo em que estuda a teoria. Deixar as questões por último é muito prejudicial nos seus estudos.

Nunca se esqueça que você está em um processo de aprovação, por isso é necessário organização nos estudos. Definir metas e cumpri-las. Não desista, organize-se e, como diz a minha peixinha favorita, continue a nadar.

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas que preparei pra você.

Gostou do texto? Siga-me também no Instagram e receba dicas e postagens diárias.

Abraços,

Rafael Barbosa.

Não desista. Geralmente é a última chave no chaveiro que abre a porta.

Paulo Coelho

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário