fbpx

Evite os 4 ladrões de produtividade

Evite os 4 ladrões de produtividade.
Imagem: pixabay

Fala, galera! Vamos conversar sobre os 4 ladrões de produtividade. Sim, precisamos evitá-los ao máximo, afinal, vida de concurseiro requer otimização dos estudos para alcançar o resultado o mais rápido possível.

E para que isso aconteça, a produtividade precisa estar a todo vapor. Isso inclui ter pontualidade nas metas, isto é, cumprir todos os prazos de estudo; fazer uma leitura de qualidade, mas não de forma lenta (sabemos que a velocidade de leitura é importante, coloque aí, no mínimo, 15 páginas por hora); além de manter a constância nos estudos.

Isso mesmo, é preciso estudar todos os dias, de preferência sempre no mesmo horário, para que você consiga manter a constância. Mas disso você já sabe, não é?

Portanto, para manter a eficiência em pleno funcionamento é importante evitarmos a todo custo os 4 ladrões da produtividade. São eles:

1. Redes sociais

De acordo com a empresa de pesquisa GlobalWebIndex, o Brasil é o segundo país do mundo em que  os cidadãos passam mais tempo em redes sociais. Cada brasileiro, passa em média, quatro horas navegando em aplicativos para olhar a vida dos outros.

Se isso não for ladrão de tempo, não sei nem que nome dar. Imagina você atrasando suas metas por conta do tempo perdido em curtidas nas postagens alheias?! Não dá!

Para contornar esse infortúnio, procure usar as redes sociais com moderação. Tente estabelecer horários para acessá-las. Lembre-se que depois da aprovação, você terá todo o tempo do mundo.

2. Grupos

Como dizia meu avô “quem anda em bando é macaco” Para quê tantos grupos? Às vezes é interessante manter o distanciamento social também no ambiente virtual, concorda?

Esses aplicativos de bate-papo empolgam no início, mas depois todo mundo inventa de criar grupo para tudo! Aí acaba o sossego! É grupo dos amigos da escola, da família (esse é o pior, é onde tem mais “treta”), dos colegas de trabalho, do povo da pelada do fim de semana…parece que não tem fim!

Com tanto grupo, o celular não para de apitar de tanta mensagem que chega. Isso acaba tirando a concentração na hora de estudar. Pense bem, todos esses grupos são mesmo necessários para você?

Uma dica que eu dou, caso você não possa/queira sair de nenhum grupo, é colocar todos no modo silencioso. Faça isso e deixe seu celular bem longe de você na hora de estudar. Afinal, quando você coloca a bunda na cadeira, seu compromisso é otimizar a produtividade e não o contrário.

3. Fofocas

Tem sempre alguém com uma novidade para contar a todo momento. Um tal de “olhasse o instagram de fulano…?” ou “soubesse o que aconteceu com beltrano…?” Isso não dá. A sua vida já está bem puxada e lotada de afazeres para você perder tempo com a vida alheia.

Por isso, cuida da sua vida que ela ainda não está ganha. Não faz sentido gastar energia com coisas que não te dizem respeito.

4. Política

Ultimamente esse último ladrão de produtividade tem sido o pior! Amizades estão sendo desfeitas, famílias se separando e, o mais prejudicial, tempo sendo desperdiçado!

Claro que é crucial termos consciência política, no entanto tenha cuidado para que isso não vire uma briga sem fim. Não é para você ser um alienado, mas também não precisa entrar para fã clube de político. Exerça a sua cidadania sem virar “torcedor”.

Por fim, para, manter o foco no seu rendimento, evite esses 4 ladrões de produtividade.  Isso só vai trazer benefícios para você.

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas que preparei pra vocês.

Gostou do texto? Siga-me também no Instagram e receba dicas e postagens diárias.

Abraços,

Rafael Barbosa.

Planejamento de longo prazo não lida com decisões futuras, mas com o futuro das decisões presentes

Peter Drucker

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário