fbpx

Produtividade em tempos de quarentena

Estudar em tempos de quarentena não é algo fácil. Talvez você pense que seja melhor, afinal todos estão o dia inteiro em casa, com tempo livre para estudar. Mas quando falamos sobre isso, não podemos esquecer da nossa situação psicológica.

O emocional de grande parte das pessoas está abalado nesse momento. O medo da doença, a perda da liberdade com o isolamento social e as incertezas financeiras estão tirando o foco de muitos concurseiros.

Nesse momento difícil para todos nós, é importante procurarmos escapes para as situações caóticas. Coloque as preocupações pra fora por meio de atividade física em casa, existem vários educadores físicos que estão disponibilizando aulas gratuitas no instagram, é só procurar. Resolvido isso, é hora de focar nos estudos, no aqui e agora, para um amanhã melhor.

Dicas para melhorar a sua produtividade

Para elevar a produtividade nos estudos durante a quarentena e manter a alta performance que você já vinha em ritmo de estudo, é preciso levar em consideração alguns pontos:

Pontualidade das metas

Estabeleça metas para você. Tente colocar um dia da semana e um horário para a “entrega” dessa meta.

Completude das metas

No início, como o foco está na continuidade, permita-se entregar as metas no prazo estabelecido por você mesmo que incompletas.

Velocidade de leitura

Leia com qualidade, é isso que importa, mas tente sempre aumentar a sua velocidade de leitura. É necessário que o concurseiro conheça todas as suas potencialidades e fraquezas para poder controlar seu desempenho e, com isso, treinar para o dia da prova. Considere 15 páginas por hora uma boa velocidade de leitura. Na resolução de questão, por exemplo, procure gastar em média 3 minutos a cada questão.

Constância

Estude todos os dias. Melhor estudar pouco todos os dias do que tudo em um dia só. Isso ajuda a manter o hábito.

Demais orientações

Nesse momento incerto de quarentena, os concursos em andamento foram suspensos e os que abririam agora acabaram sendo adiados. Mas isso não é motivo para desespero, perceba o fato de outra forma. Aqui você pode trabalhar a compensação. Como assim professor? Aquele conteúdo acumulado, aquelas metas não cumpridas e etc., podem ser resolvidas agora. Compense o tempo perdido nessa quarentena pelo adiamento dos concursos.

Não desperdice tempo, otimize-o

Com o tempo otimizado, para manter o seu ritmo de estudo nessa quarentena, é importante que você estude, no mínimo, duas disciplinas por dia. Nunca estude apenas uma. Se você tem duas horas por dia, estude uma hora a disciplina A e uma hora a disciplina B.

Lembrando que é importante você criar 2 grupos de disciplinas que se alternam. Ou seja, mesmo com apenas 2 horas por dia, você consegue estudar, ao mesmo tempo, 4 disciplinas.

Fragmentar as disciplinas permite que você consiga manter a concentração na matéria

Assim você não fica saturado do assunto. Esse modelo é seguido desde o ensino fundamental, é didático e funciona. Não faria sentido mudar agora e querer estudar por lote, uma disciplina por vez, não é mesmo?

Afaste-se de notícias e pessoas negativas

Por fim, procure ficar afastado de notícias negativas. Isso vai aliviar e limpar sua mente. Não estou dizendo para você ficar alienado a tudo que acontece no mundo, mas pondere se mais uma notícia negativa sobre o mesmo assunto vai mudar alguma coisa na sua vida.

Evite também as pessoas negativas, aquelas que mesmo distantes de você socialmente, não param de enviar mensagens e notícias que só vão te deixar mal e sem foco para os estudos.

Use esse tempo ao seu favor e saia vencedor dessa quarentena!

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe planilhas de estudos gratuitas no nosso menu downloads.

Bons estudos e grande abraço!

Rafael

A qualidade mais valiosa para o aprendizado é uma atitude positiva.

bbi DePorter

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário