fbpx

Concurso diplomata: provas continuam suspensas!

Concurso diplomata 2020

O concurso diplomata 2020 ainda continua com as provas suspensas devido à pandemia do coronavírus. A informação foi publicada no Diário Oficial da União  no dia 13 de agosto de  2020. Até o momento ainda não foi divulgada nova data para a realização das provas.

As provas do concurso diplomata 2020 estavam marcadas para o dia 30 de agosto, e seriam aplicadas em todos as capitais do Brasil e do Distrito Federal. Entretanto, de acordo o Ministério Público Federal a realização do concurso resultaria em aglomeração de pessoas.

O certame, organizado pelo IADES, está ofertando 25 vagas para o cargo de Terceiro-secretário da carreira de diplomata, com remuneração inicial de R$ 19.199,06. As inscrições foram encerradas no dia 9 de agosto.

Concurso diplomata 2020: linha do tempo

  • 05 de outubro Mudança na comissão

O Ministério das Relações Exteriores revogou a Portaria de 3 de agosto de 2020, que delegou ao servidor Francisco Eduardo Novello competência para conduzir a realização do concurso de admissão à carreira de Diplomata. Para ocupar a vaga, foi nomeada a conselheira Mariana Lima Moscardo de Souza.

  • 02 de setembro – Escolha de servidores para o cargo de fiscais do contrato

No Diário Oficial da União do dia 02 de setembro consta portaria que designa os servidores Éverson Mayer Simões (Fiscal titular) e Diego Batista Silva (Fiscal substituto) para atuarem na qualidade de fiscais do Contrato Administrativo n° 17/2020, celebrado entre o Ministério das Relações Exteriores, por meio do Instituto Rio Branco e o Instituto Americano de Desenvolvimento, que tem por objeto a contratação de serviços técnico-especializados nas áreas de logística e de composição de bancas examinadoras para a organização e a realização do Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata (CACD) do ano de 2020.

  • 13 de agosto – Suspensão temporária

No dia 13 de agosto foi publicado edital que suspendeu as provas das três primeiras etapas do concurso por conta da pandemia causada pela Covid-19. Novas datas serão divulgadas oportunamente.

  • 04 de agosto – Servidor escolhido para conduzir concurso

No dia 4 de agosto, foi dada a função de conduzir o Concurso de Admissão à Carreira de Diplomata ao coordenador-geral de Ensino do Instituto Rio Branco, Francisco Eduardo Novello.

  • 30 de junho – Edital publicado

O concurso foi publicado no último dia 30 de junho, no Diário Oficial da União. Edital do concurso Diplomata 2020.

  • 26 de junho – Contrato com IADES oficializado

No dia 26 de junho foi publicado no Diário Oficial da União o extrato de contrato entre o Ministério das Relações Exteriores e a banca IADES.

  • 13 de maio – Novo regulamento

Em maio o Instituto Rio Branco publicou o novo regulamento para o novo concurso Diplomata 2020. Veja abaixo:

Requisitos para o cargo de diplomata:

  • Diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior, emitido por instituição de ensino credenciada pelo Ministério da Educação (MEC).
  • Se a graduação tiver sido realizada no exterior, caberá exclusivamente ao candidato a responsabilidade de apresentar, até a data da posse, a revalidação do diploma exigida pelo MEC, nos termos do art. 48 da lei nº 9.394/1996.

O que faz um Diplomata?

Ele representa o Brasil perante outros países. Esse profissional tem como função informar, negociar e acompanhar discussões internacionais, gerenciando as relações exteriores do governo brasileiro. A carreira de diplomata exige dedicação total e você precisa estar disponível 24 horas por dia em nome da sua profissão.

Último concurso

O último concurso para Diplomata aconteceu em 2019 e ofertou 20 vagas imediatas. Os candidatos foram avaliados por provas objetivas e discursivas. A banca responsável pelo certame foi o Instituto Americano de Desenvolvimento – IADES. Clique aqui e saiba tudo sobre o último concurso.

Aproveite esse tempo de suspensão para colocar o estudo em dia. Baixe gratuitamente a planilha para o concurso diplomata e comece a estudar agora mesmo!

Para receber dicas diárias do mundo dos concursos, siga o instagram do Método 4.2 de Revisão e siga rumo a sua aprovação!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário