fbpx

Mentiram pra você sobre a curva do esquecimento

Reter o conteúdo estudado

Fala, galera! Sabemos que a grande dificuldade é como reter o conteúdo estudado, por isso muitos concurseiros passam horas e horas revisando tudo o que acabou de estudar, com medo de esquecer os conceitos que ele acabou de ler.

Peço que você não se afobe dessa forma quando estiver estudando, pois sua memória não é tão fraca quanto falam por aí, ela só precisa ser treinada. Quando você acaba de estudar um assunto, por exemplo, é necessário que você sempre faça questões em seguida, pois você precisa colocar em prática aquilo que você aprendeu. Isso vai ajudar bastante a reter o conteúdo estudado.

Na hora do estudo, você precisa estar focado naquilo que está aprendendo, pois nossa atenção é seletiva, não tem como dar conta de tudo ao mesmo tempo (estudar assistindo à televisão, por exemplo) e conseguir lembrar de tudo depois. Por isso que o foco é tão importante.

Sugiro você começar a praticar o mindfulness, isto é, a atenção plena. Trata-se de técnicas para treinar a mente a ter atenção e foco no momento presente. Isso vai ajudar bastante você na sua jornada de concurseiro, ajudando a reter o conteúdo estudado.

  • A importância do reforço das revisões no estudo

Falam muito da importância do reforço das revisões no estudo, com a finalidade de não esquecer o que foi visto, mas será que essa é a melhor forma de reter o conteúdo?

Eu diria que não, por um simples motivo: ninguém explica o que acontece depois que você faz a “última revisão”. Ou seja, há um limite nesses reforços.

Isso porquê você não tem como ficar revisando infinitamente. Uma hora você tem que deixar o assunto de lado. E é aí que mora o problema, porque vai demorar muito até voltar nesse assunto, já que você outros 500 para estudar e fazer as revisões de 24, 7, 30, lua cheia, maré baixa…

Você vai acabar esquecendo de qualquer jeito, já que passará muito tempo até ver os assuntos de novo. O remédio usado para não esquecer (fazer várias revisões) vai acabar fazendo você esquecer o que viu.

Quer uma forma melhor de estudar e reter o conteúdo estudado? Faça a leitura ou veja as videoaulas e pratique antes de revisar, focando as revisões apenas onde você errou. A partir de agora, será apenas “uma” revisão sistemática para cada estudo do assunto. Sacou?

Sendo bem objetivo, você vai conseguir bater o edital mais rápido, já que estamos suprimindo várias revisões do seu estudo. Como voltaremos mais rapidamente a ver os assuntos, faremos um reestudo de complemento, sedimentando o conhecimento adquirido da primeira vez.

Lembre-se sempre que frequência vem antes da excelência. Dessa forma que eu estou te falando, você vai mudar o foco do seu estudo. Antes você estudava com medo de esquecer, agora você estuda para aprender.

Seja prático, objetivo e sistemático. É assim que você conseguirá se transformar em uma “máquina de memorização”.

Bons estudos!

Abraços,

Rafael Barbosa.

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas que preparei pra vocês.

Faça parte da família 4.2 e otimize seus estudos! Clique no botão abaixo e deixe o seu nome na lista de espera.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário