fbpx

Revisão geral por questões

Revisão geral em questões

Fala, galera! Vamos conversar sobre uma técnica massa: a revisão geral por questões. A pergunta que mais me fazem sobre o Método 4.2 de Revisão é justamente sobre isto: quando revisar o assunto visto na primeira semana de estudo?

Veja bem, o meu método tem como pressuposto a não supervalorização das revisões, que acaba por deixar o estudo muito mais lento. Não concordo com a realização de revisões a cada 24 horas, 7 dias ou 30 dias, como é amplamente difundido por aí, justamente por achar que há um excesso de revisões.

Eu sempre preferi correr para bater o edital e voltar ao início, refazendo todo o percurso. Justamente por achar que na segunda ou terceira leitura eu conseguirei perceber muito mais coisas, os assuntos passam a se encaixar, tudo começa a fazer sentido. Sendo assim, não faz sentido ficar preso a uma única “passada” de edital.

Mas algumas pessoas sentem necessidade de rever pelo menos mais uma vez, antes de bater o edital, os assuntos já estudados. Nesse caso, recomendo que sejam feitas Revisões Geral por Questões (RGQ) a cada sete ou oito semanas de estudos, por meio de questões.

Dessa forma, para aqueles que sintam necessidade, caberia uma RGQ na oitava semana de estudo, compreendendo a revisão por questões de tudo aquilo que foi estudado da primeira à sétima semana. Da mesma forma, teríamos outra RGQ na 16ª semana de estudo, sobre os assuntos vistos da nona à 15ª semana. E assim sucessivamente.

Reforço, no entanto, que esse é um procedimento que foge à regra, portanto, não é obrigatório. Eu recomendo que você estude de forma contínua, até bater o núcleo duro (quando ainda estiver formando a base – concurseiro iniciante) ou quando bater o edital (para concurseiros intermediários e avançados).

A revisão por questões é bastante eficiente, já que o foco da releitura estará naqueles pontos que você errou. Nada de ficar relendo tudo, gastando às vezes o mesmo tempo que foi gasto com o estudo.

Como fazer a revisão geral por questões?

Simples. Vamos supor que você está estudando português, lendo sobre as regras do novo acordo ortográfico. Ao finalizar a teoria do material em PDF, elaborado pelo professor, você vai fazer uma lista de questões da banca que elabora o concurso que você quer, de acordo com o assunto estudado. Só fica ligado para não pegar questões desatualizadas.

Quando você finalizar as questões, anote as que você errou e as que você teve dúvida para responder. Nesse momento é que você vai poder recorrer as suas anotações para esclarecer o conteúdo que te deixou em dúvida ou que você não soube responder. Perceba que as questões que vão te treinar para você vencer essa maratona!

O contato direto com as questões te permite pegar o jeito que a banca cobra cada assunto e isso vai te dar mais segurança. As questões vão te dar a situação real que você vai encarar na hora da prova. Por isso que elas são tão importantes!

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas!

Faça parte da família 4.2 e otimize seus estudos! Clique no botão abaixo e deixe o seu nome na lista de espera.

Abraços,

Rafael Barbosa.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário