fbpx

Revisão geral por questões

Revisão geral em questões

Fala, galera! Vamos conversar sobre uma técnica massa: a revisão geral por questões. A pergunta que mais me fazem sobre o Método 4.2 de Revisão é justamente sobre isto: quando revisar o assunto visto na primeira semana de estudo?

Veja bem, o meu método tem como pressuposto a não supervalorização das revisões, que acaba por deixar o estudo muito mais lento. Não concordo com a realização de revisões a cada 24 horas, 7 dias ou 30 dias, como é amplamente difundido por aí, justamente por achar que há um excesso de revisões.

Eu sempre preferi correr para bater o edital e voltar ao início, refazendo todo o percurso. Justamente por achar que na segunda ou terceira leitura eu conseguirei perceber muito mais coisas, os assuntos passam a se encaixar, tudo começa a fazer sentido. Sendo assim, não faz sentido ficar preso a uma única “passada” de edital.

Mas algumas pessoas sentem necessidade de rever pelo menos mais uma vez, antes de bater o edital, os assuntos já estudados. Nesse caso, recomendo que sejam feitas Revisões Geral por Questões (RGQ) a cada sete ou oito semanas de estudos, por meio de questões.

Dessa forma, para aqueles que sintam necessidade, caberia uma RGQ na oitava semana de estudo, compreendendo a revisão por questões de tudo aquilo que foi estudado da primeira à sétima semana. Da mesma forma, teríamos outra RGQ na 16ª semana de estudo, sobre os assuntos vistos da nona à 15ª semana. E assim sucessivamente.

Reforço, no entanto, que esse é um procedimento que foge à regra, portanto, não é obrigatório. Eu recomendo que você estude de forma contínua, até bater o núcleo duro (quando ainda estiver formando a base – concurseiro iniciante) ou quando bater o edital (para concurseiros intermediários e avançados).

A revisão por questões é bastante eficiente, já que o foco da releitura estará naqueles pontos que você errou. Nada de ficar relendo tudo, gastando às vezes o mesmo tempo que foi gasto com o estudo.

Como fazer a revisão geral por questões?

Simples. Vamos supor que você está estudando português, lendo sobre as regras do novo acordo ortográfico. Ao finalizar a teoria do material em PDF, elaborado pelo professor, você vai fazer uma lista de questões da banca que elabora o concurso que você quer, de acordo com o assunto estudado. Só fica ligado para não pegar questões desatualizadas.

Quando você finalizar as questões, anote as que você errou e as que você teve dúvida para responder. Nesse momento é que você vai poder recorrer as suas anotações para esclarecer o conteúdo que te deixou em dúvida ou que você não soube responder. Perceba que as questões que vão te treinar para você vencer essa maratona!

O contato direto com as questões te permite pegar o jeito que a banca cobra cada assunto e isso vai te dar mais segurança. As questões vão te dar a situação real que você vai encarar na hora da prova. Por isso que elas são tão importantes!

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas!

Faça parte da família 4.2 e otimize seus estudos! Clique no botão abaixo e deixe o seu nome na lista de espera.

Abraços,

Rafael Barbosa.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Lista de espera da Mentoria

Deseja contratar a Mentoria? Informe seus dados para entrar na nossa LISTA DE ESPERA. A nossa esquipe de recepção de alunos entrará em contato assim que surgir uma vaga. Em caso de dúvida, nosso canal de atendimento é o whatsapp (81) 99838-7454. Atenção: após clicar no botão “Quero contratar a mentoria”, espere um pouco. Você será redirecionado para a nossa equipe de atendimento.