fbpx

O que Salomão tem a ensinar aos concurseiros

Salomão

Olá, pessoal! Você lembra de Salomão, aquele presente nos Provérbios da Bíblia? Ele tem muito a nos ensinar, especialmente a você, concurseiro.

Para refrescar um pouco a memória, Salomão é uma figura do Antigo Testamento da Bíblia. Ele nascer em 974 a.C. e foi coroado rei de Israel quando tinha apenas 12 anos.

Sendo tão jovem para o cargo, na época, o pequeno Salomão pediu a Deus sabedoria para governar e conduzir o seu povo. Ato bastante maduro para a idade dele, não é?

O pedido dele foi aceito e ele acabou se tornando um homem muito sábio a ponto de compartilhar sua sabedoria dos livros bíblicos “Provérbios” e “Eclesiastes”.

“- Mas o que tudo isso tem a ver comigo, Fernanda?” Tudo.

Um dos ensinamentos de Salomão que serve para você, que está nessa jornada dos concursos públicos, é o seguinte: “a esperança adiada deixa doente o coração, mas o desejo realizado é como a árvore da vida” (Provérbios 13:12).

O rei de Israel está dizendo para você, concurseiro, não adiar seus compromissos, seus sonhos. Cumpra as suas metas até atingir o seu objetivo, chegando até a árvore da vida. Não adie seus planos, não use desculpas para não honrar seus afazeres estudantis.

Portanto, estude todos os dias, batendo a sua meta toda semana para, lá na frente, realizar seu sonho e colher os frutos da árvore que você está plantando agora. Pode não ser fácil, na verdade não é fácil e nós sabemos disso, mas é algo possível de ser feito.

“Os planos do diligente levam à vantagem certa” (Provérbios 21:5).

Eis outro ensinamento de Salomão, o de ser diligente. Para ele, ser diligente é ser alguém que busca a excelência. E você precisa estar sempre buscando isso quando está estudando. Afinal, você precisa estar na turma dos 90 para ser aprovado no concurso dos seus sonhos.

É necessário se esforçar e persistir durante o seu processo de aprovação, executando todo o planejamento que você fez para conseguir a tão sonhada nomeação. E para isso você precisa ser diligente, como o rei de Israel disse.

A recompensa só chega com o esforço, por isso que o preguiçoso não consegue nada. E por falar nisso, corra da preguiça, ela é a sua inimiga durante a sua jornada. Nada de procrastinar e de se tornar uma pessoa preguiçosa. Lembre-se de que você precisa ser diligente.

“Sabedoria antes de qualquer coisa. Adquira sabedoria. E, mais do que todas as outras coisas, adquira inteligência.” (Provérbios)

E, claro, você precisa de sabedoria para conduzir muito bem o seu processo de aprovação. Saber o seu limite, até onde você aguenta ir; até que ponto você consegue superar.

Ter sabedoria para aprender com os erros durante os estudos. Aquilo que errou, na próxima, não erre mais. E a inteligência? No caso aqui, a inteligência da qual falamos é a emocional.

É necessário que você saiba gerir muito bem as suas emoções. Muitos concurseiros desistem no caminho por não terem inteligência emocional. E só quem estuda para concurso sabe o quanto é difícil controlar as nossas emoções. Aparecem o medo, a incerteza etc., nos desestabilizando na hora de estudar.

Espero que esses ensinamentos de Salomão possam acompanhar você durante toda a sua vida, sobretudo na vida de concurseiro. E não se esqueça: seja diligente!

Abraços,

Fernanda Barbosa.

Não fique de fora! Prepare-se com o time do Método 4.2!

Baixe as planilhas gratuitas e comece a estudar agora mesmo!

Se você tem interesse de ter um acompanhamento individual e personalizado, deixe seu nome da lista de espera e faça parte do programa coaching!

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário