fbpx

Tá esperando o quê?

Estamos no início da primeira semana do mês de fevereiro, o mês do carnaval!

O feriadão que todo brasileiro aguarda ansioso para cair na folia ou descansar em alguma praia paradisíaca. Mas se você quer mudar de vida, você vai curtir bastante em um bloco de carnaval diferenciado, o “Estuda que Passa”.

Planeje as suas ações

Aproveitar esse clima de início de mês é perfeito para planejar nossa vida, saber o que queremos e, principalmente, o que fazer para alcançar o que almejamos. E, se você está aqui, é porque já sabe o que quer: você deseja sair da sua condição financeira atual. Para que isso aconteça é preciso estudar.

Se você tem vontade de ter um cargo público, além de estabilidade profissional e financeira, corra atrás.

Use o material para concursos que você tem

Não fique esperando que toda a sua vida lhe dê condições para poder estudar, não! Comece agora, comece já! Você não precisa estudar oito horas por dia para ser aprovado em algum certame, o que você precisa é dar o primeiro passo e ter disciplina.

“Ah, professor, mas eu não tenho todos os conteúdos e materiais necessários para estudar”, não tem problema. Comece com o que você tem. O importante é iniciar esse processo.

Existe muito material de estudo para concurso disponível na internet de forma gratuita, além de livros disponíveis em bibliotecas públicas e de universidades.

Faça a sua base

Já te adianto que as quatro disciplinas básicas, as quais são cobradas em quase todos os certames, são:

  • Direito Constitucional,
  • Direito Administrativo,
  • Língua Portuguesa e
  • Raciocínio Lógico.

Você pode começar focando nessas quatro disciplinas e, com o tempo e a prática de estudo, você vai inserindo outras disciplinas específicas de acordo com o cargo público que você almeja.

Dessa forma, com muito foco e determinação, você vai dar show em qualquer concurso e sua aprovação começará a se tornar, de fato, um sonho concreto que realmente poderá ser realizado.

Estude poucas horas, mas estude

Eu sei que o problema de todos nós é o tempo. Afinal, a grande maioria, inclusive eu, sempre trabalhou.

Conciliar estudo com trabalho não é algo fácil, mas também não é impossível. Eu nunca deixei de trabalhar enquanto me preparava para meu sonhado cargo de Auditor Fiscal.

Passei em diversos certames trabalhando e estudando.

Então, caro amigo, você não está só nessa. Bastam duas horas do seu dia, todos os dias, para iniciar a sua jornada. Pense o quanto recompensador vai ser quando, finalmente, você for assinar a ata no dia da sua posse! Sua vida inteira mudada, mudada para melhor.

Disciplina é a chave do sucesso

Agora é aquilo que eu sempre digo: você que é um concurseiro faixa branca, que nunca bateu um edital, precisa de disciplina.

Essa jornada vai exigir muito mérito seu. Ninguém vai estudar por você, essa luta é sua. O seu hábito vai levar você para o rumo certo dos estudos, estudando pelo Método 4.2 de Revisão, claro. Você vai começar a entender melhor o conteúdo, vai começar a acertar questões e vai ficar cada vez mais motivado a continuar no caminho dos estudos até o dia da sua posse.

A confiança nos estudos que você vai adquirir no decorrer do tempo, alcançando pequenas metas, vai fazer você entrar no ritmo dos concurseiros.

Lembre-se que estamos falando aqui sobre um projeto de longo prazo. Você começa estudando com o que tem e, depois, vai adquirindo mais material de estudo e superando cada vez mais seus limites e resultados; acertando mais questões e conseguindo esticar o tempo de estudo.

Saia da zona do conforto

“Ah, só vou estudar se eu tiver meu canto de estudo”; “Preciso pegar todo o material para começar a estudar” etc. Não. Você não precisa de nada disso. Comece com o que tem disponível para você.

O importante é sair da zona de conforto e começar. Eu mesmo passei no Exército, aos 17 anos, estudando na sala; nada de cantinho do estudo ou qualquer tipo de luxo, nunca tive frescura não.

Passei em cinco cargos de auditor estudando na sala, numa cadeira dura. Não caia no dito popular “Quando a gente não quer, qualquer desculpa serve”. Quer mudar de vida? Quer mesmo sair de uma situação financeira desagradável ou da sensação de medo de ficar sem emprego a qualquer momento? Estude. Eu já estudei até em tábua de passar, se eu consegui você também consegue.

Força de vontade

Eu não tinha 14 horas líquidas de estudo, eu não tinha um lugar reservado na casa somente para que eu pudesse estudar. O que eu tinha era vontade de mudar de vida, e isso já era uma motivação enorme para que eu desse o primeiro passo. Tracei meus planos e consegui alcançar meus objetivos.

Só acaba aquele que começa.

Se você ficar só esperando sempre pelo “momento certo” para iniciar os estudos, você nunca vai sair do lugar, você nunca vai mudar a sua vida financeiramente para melhor! O momento certo para estudar é AGORA.

Está esperando o quê?  

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário