fbpx

3 pontos fundamentais para ter disciplina nos estudos

Ter disciplina nos estudos.
Imagem: pixabay

Fala, galera! Vocês sabem como ter disciplina nos estudos? Se não, fica aqui comigo, pois vamos falar sobre três pontos fundamentais para que o concurseiro dê o primeiro passo rumo ao caminho da disciplina.

Afinal, ter disciplina é o que vai fazer o bonde andar. E eu considero a disciplina como a virtude mais importante para um concurseiro, é ela que te faz estudar diariamente, estando feliz ou triste, como uma chama que nunca se apaga.

E, obviamente, se não temos disciplina, não conseguimos elaborar uma rotina de estudos, e sabemos o quanto isso é primordial na vida de um concurseiro. Assim, durante essa jornada é preciso que o estudante caminhe todo dia, buscando o seu objetivo.

Dessa forma, uma pessoa disciplinada, mesmo sofrendo durante o trajeto até chegar ao objetivo final, vai fazer o trabalho dela todo dia, sem hesitar. Usando uma metáfora, ela vai sofrer carregando uma pedra, e não sofrer tendo que levantar uma pedra, porque ela já sabe qual é o seu dever.

Uma pessoa disciplinada sabe o que tem que fazer e faz. Ela é cumpridora de deveres. Vai continuar se esforçando para carregar a pedra até alcançar o objetivo. E isso é crucial para ter disciplina nos estudos.

Agora vamos conhecer três pontos fundamentais que vão te ajudar a se tornar uma pessoa mais disciplinada:

1.  Vontade

Sem vontade não vamos a lugar algum. E ela tem que partir de você, não adianta esperar que alguém apareça te oferecendo vontade, porque isso nunca vai acontecer.

Sem vontade, você vai levar muito mais tempo para alcançar o sucesso.

A vontade precisa existir, vir de dentro de você, precisa ser muito forte a ponto de fazer você acordar feliz, não porque vai estudar, mas porque você sabe que vai ser um dia a menos na sua preparação.

2. Ter um sonho grande

Outro ponto para ajudar na sua caminhada é ter um sonho grande, algo que você deseje muito, que possa te motivar durante a sua preparação.

Você precisa pensar no que quer para a sua vida. Portanto, é necessário que você tenha  esse grande sonho, pois isso vai te ajudar a caminhar com mais facilidade, junto com a vontade.

Esses dois pontos unidos vão fazer você carregar a pedra com motivação, pois você sabe que ela vai te ajudar a construir a sua mansão. Carregar a pedra tendo esse objetivo fica muito mais fácil.

3. Traçar metas

Para conquistar o seu grande sonho é preciso traçar metas. Mas não é apenas planejar as metas, mas também colocá-las em ação. Portanto, é necessário que você cumpra as suas metas para poder colocar a vontade e o sonho em prática.

Para traçar as metas, é necessário que você tenha clareza do que vai fazer. De quais caminhos percorrer e como percorrer. Metas claras facilitam bastante a sua jornada. Um exemplo de uma meta clara ou objetiva: estudar quatro assuntos de Língua Portuguesa por dia até concluir todo o conteúdo programático do edital. Simples e direta, não é?

Dessa forma, trace metas claras e cumpra cada uma delas. Isso é muito importante na sua jornada para você ter disciplina nos estudos.

Finalizando, você munido desses três ingredientes vai começar a desenvolver o hábito de todo dia carregar a pedra, visando o alcance do sonho. E esse hábito constante vai te levar a disciplina, virtude primordial para um concurseiro.

Anote essas três dicas e foque na disciplina, afinal ela vai fazer você estudar sob qualquer circunstância, fazendo você carregar a pedra todo dia até o seu castelo ficar pronto!

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas que preparei pra vocês.

Gostou do texto? Siga-me também no Instagram e receba dicas e postagens diárias.

Abraços,

Rafael Barbosa.

A disciplina é a parte mais importante do sucesso.

Truman Capote

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário