fbpx

Vencendo a barreira dos 80%

Vencendo a barreira dos 80%. Vamos falar sobre como vencer a barreira dos 80% de acertos em questões. Isso é uma dúvida que muita gente tem e um momento comum na vida de um concurseiro.

Você acaba chegando em um nível de acerto e, mesmo estudando muito, não consegue mais ultrapassar esse limite. E isso causa muita aflição. Eu sei por experiência própria. Mas se eu venci, você também vence.

Provavelmente você já passou por esse momento de estagnação ou está passando por isso agora. Mas não se desespere. É comum depois de um constante crescimento nos estudos, darmos uma estagnada.

A vida de concurseiro é cheia de batalhas e essa é apenas mais uma delas.

Para vencer mais essa barreira, a da estagnação, é preciso persistência, estratégia e foco. Se você está em um bom ritmo de estudo, numa média de 80% de acertos nas questões, mas não avança, é sinal que está faltando algum ajuste.

É importante que o concurseiro se conheça muito bem, saiba seus pontos fortes e pontos fracos para que ele não fique perdendo tempo de estudo. Afinal, quanto mais tempo perdido, mais distante fica a aprovação. Portanto, anote essas dicas cruciais:

1. Acompanhe seus resultados.

Primeiramente você precisa fazer o seu acompanhamento, pois a gente só consegue melhorar aquilo que a gente mede. Você pode fazer esse controle até em um papel, caso não queira usar planilhas no computador. Você pode usar o caderno de erros para isso.

2. Você precisa saber como está indo em cada disciplina.

Estudar sozinho, sem acompanhamento de um coach, se você não tiver noção de todas as suas dificuldades, você pode gastar muita energia em algo que não é relevante e vai ficar andando em círculos até se dar conta de onde precisa melhorar.

Portanto, organize-se para dar conta do seu acompanhamento em todas as disciplinas. Registre seus erros e acertos.

3. É importante medir os percentuais de acertos.

Esses percentuais vão te dar uma média do seu desempenho geral e mostrar os pontos de melhoria nos seus estudos. “E como eu faço, professor, se estou nos 80% depois de 12 semanas estudando pelo método 4.2 de revisão e não consigo sair desse percentual?” Eu recomendo que você aumente o número de questões nos dias de revisão e tente ultrapassar esse percentual.

Por exemplo: você faz 20 questões e chega nos 80%. Faz mais dez (totalizando 30) e mantém os 80%. Vá nesse ritmo até chegar, no máximo, a 50 questões. Feito isso, você pode obter dois resultados:

  • O seu percentual vai ultrapassar os 80% ou
  • você vai descobrir que a sua base está ruim.

Se você faz 50 questões e ainda permanece no mesmo percentual, você precisa voltar na base e fazer o estudo novamente. Provavelmente, você aprendeu alguma coisa de forma errada. Mas isso é algo comum, não se desespere. Às vezes o nosso cérebro troca as informações. Mas você só vai saber disso fazendo questões.

Perceba que sempre bato na mesma tecla. Não adianta estudar apenas a teoria, você precisa equilibrar sempre teoria e questões.

Ser concurseiro é uma ocupação árdua, eu sei. Mas quando você for assinar a sua posse, verá que todo investimento e sacrifício terá valido a pena.

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas que preparei pra vocês.

Gostou do texto? Siga-me também no Instagram e receba dicas e postagens diárias.

Abraços,

Rafael Barbosa.

O desejo mede os obstáculos; a vontade vence-os.

Alexandre Herculano

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkdin
Share on pinterest
Pinterest

Deixe seu comentário