Fala, galera! Você que é concurseiro, tenho um aviso para você: não aposente as canetas sem ter assinado a sua posse.
A vida de concurseiro é cheia de renúncias e desafios, eu sei. Com isso, basta passar dentro das vagas de em certame que a vontade de parar de estudar bate com força. Não caia nessa. Muita coisa pode acontecer até o dia da sua posse.
Ser aprovado dentro das vagas pode levar uns dois anos até você ser chamado. Durante esse tempo, continue estudando para outros concursos, não pare. Se der algum problema naquele que você foi aprovado, você já vai ter passado em outros.
Muitas coisas podem acontecer até o dia da sua posse, o prazo para ser chamado pode vencer e você não ser contemplado, ou acontecer alguma coisa com você, algo que você tenha que adiar o seu sonho por mais um pouquinho de tempo etc.
Por isso, como diz o ditado, não conte com o ovo ainda dentro da galinha. Estude até o dia da sua posse. Vá passando em outros certames ao longo do caminho. Comigo foi assim.
Eu mesmo quando passei dentro das vagas para ser Auditor Fiscal do meu estado, não parei de estudar. Enquanto esperava ser chamado, estava trabalhando, concursado, no TRT 21. Ainda não havia aposentado as canetas, continuava estudando.
Sugiro que você faça o mesmo. Persista nos estudos, mesmo que você esteja cansado. É o seu futuro que está em jogo, a sua vida. Seja essa mudança que você quer para você. Continue firme na sua jornada.
Tenha em mente que a gente só passa em um concurso quando é chamado para ocupar o cargo, eu passei em mais de dez durante a minha vida, sendo chamado para os cargos que eu ia passando.
É isso que conta. Claro que você vai comemorar as suas conquistas, sendo aprovado e classificado, por exemplo. Afinal isso é um processo de aprovação, você vai subindo os degraus aos poucos.
Mas quando você chegar nos degraus mais altos dessa escada, tenha em mente que o que vale é ser chamado em um certame. Aí você vai poder dizer que foi aprovado, aprovado “raiz”.
Então vai poder escolher qual cargo ocupar, qual cargo vai abrir mão etc., exatamente como aconteceu comigo. Já abri mão do cardo de Auditor Fiscal da Bahia porque iria ficar muito longe de Fernanda, minha amada esposa.
Mas como eu também havia passado (chamado para ocupar o cargo) em outro concurso, optei por ele, apostando que abriria logo em breve vaga para a SEFAZ PE. Segui estudando, mirando o cargo que estou hoje.
Faça isso, aposente as canetas quando você chegar lá, assinar sua posse e, finalmente, ter uma vida financeira confortável, como você sempre sonhou.
Abraços,
Rafael Barbosa.
Um bom programa coaching é aquele que organiza e otimiza o tempo do cochee. E o Método 4.2 de Revisão trabalha dessa forma.
O Método 4.2 de Revisão foi criado pelo coach Rafael Barbosa e é uma técnica de estudo que tem por missão organizar o estudo da teoria, da prática (treino em questões) e das revisões sistemáticas, da seguinte forma: as disciplinas são organizadas em dois grupos que se alternam em 4 dias dedicados ao estudo da teoria (mais questões de fixação) e 2 dias de revisão (feita de forma reversa: das questões para a “teoria”).
Abaixo segue o passo a passo do Método 4.2 de Revisão:
- Trabalhe com ciclos de estudos de 7 dias, sendo 6 de estudos e 1 de descanso;
- Divida os 6 dias de estudos em 4 dias para teoria e 2 para revisão;
- Nos dias destinados à teoria, dedique no máximo 2 horas de estudo para cada disciplina;
- Durante a leitura da teoria, faça apenas grifos e anotações (cuidado com resumos, se quiser mesmo fazer, faça resumos curtos);
- Nos dois dias de revisão, faça questões sobre os assuntos estudados na semana e revise apenas o que errar;
- Se for preciso, volte no curso regular ou videoaula para revisar o que você errou;
- Procure fazer entre 300 e 500 questões por semana (dos assuntos que você estudou);
- Controle seu progresso no conteúdo programático do concurso para o qual você está estudando;
- Por fim, repita o procedimento até bater o edital!!!
O programa de coaching tem como objetivo:
- fazer com que você aprenda a estudar em alta performance;
- oferecer orientação profissional plenamente capacitada e comprometida;
- desenvolver todas as técnicas que envolvem o método 4.2 de revisão;
- estimular o autodidatismo;
- melhorar seu desenvolvimento nos estudos;
- organizar sua rotina de estudos;
- aumentar sua autoconfiança e disciplina;
- a sua aprovação!
São muitos os benefícios que o coachee tem a ganhar, alguns deles são:
- gestão do tempo de estudo;
- aumento da produtividade nos estudos, medida por meio de indicadores objetivos;
- maior absorção do conteúdo estudado, por meio do estudo sistemático, utilizando o método 4.2 de revisão;
- melhoria no rendimento dos exercícios, tendo em vista o trabalho focado e objetivo, baseado o cargo/área escolhido pelo aluno;
- mais segurança durante a jornada de estudos até a aprovação, por meio de orientações pontuais e específicas, sob demanda do estudante;
- ciclos de estudos planejados de acordo com a sua rotina e concursos de interesse;
- organização de revisões sistemáticas, garantindo a fixação do conhecimento, sem prejuízo ao avanço do conteúdo do edital;
- avaliações de desempenho por assunto, permitindo o conhecimento dos pontos fracos/oportunidades de melhoria em cada disciplina, conforme a sua relevância;
- planejamento e otimização do seu estudo em um alto nível, possibilitando alto rendimento em provas.
Baixe agora nossos materiais gratuitos e comece a estudar agora mesmo!
Se você tem interesse de ter um acompanhamento individual e personalizado, deixe seu nome da lista de espera.