Fala, galera!
Hoje, queremos trazer um assunto importante, a insegurança “pré-prova”.
Esse é um sentimento que pode causar muitos problemas não só na semana de prova, mas em qualquer momento da preparação, pois pode acabar levando o concurseiro à desistência.
A insegurança é mais comum do que se imagina. Todo mundo, em algum momento, pode sentir. Por isso é tão importante saber identifica-la e se blindar para não perder para ela.
O que é insegurança?
A insegurança é um estado emocional caracterizado por uma falta de confiança em si mesmo ou nas próprias habilidades.
É uma sensação de incerteza, dúvida e ansiedade em relação às próprias capacidades, valor ou adequação em determinadas situações.
A pessoa insegura pode ter medo de ser julgada, de cometer erros, de não ser aceita ou de falhar.
Tudo isso pode ser potencializado quando estamos em um ambiente de extrema cobrança, como na preparação para concursos, principalmente perto da prova.
O que fazer quando nos sentimos inseguros na semana da prova?
A insegurança na semana de uma prova de concurso é bastante comum, dada a importância e o impacto que esse tipo de avaliação pode ter na sua vida profissional.
É natural sentir-se nervoso ou preocupado com o desempenho. Por isso, resolvemos trazer algumas dicas que podem ajudar a lidar com a insegurança e a se preparar melhor para a prova:
- Organize-se: Faça um plano de estudo detalhado para a semana da prova, em especial para a sua revisão de véspera, dividindo o tempo disponível entre as diferentes matérias. Isso ajudará a criar uma sensação de controle e a garantir que você esteja cobrindo todos os tópicos importantes.
- Revise o material: Concentre-se na revisão dos principais conceitos, fórmulas e informações relevantes para a prova. Não se sobrecarregue tentando aprender novos tópicos no último minuto. Foque em consolidar o que você já sabe.
- Pratique com exercícios: Resolva exercícios e problemas anteriores da mesma disciplina ou do mesmo tipo de prova. Isso ajudará a familiarizar-se com o formato das questões e a ganhar confiança em sua capacidade de resolvê-las.
- Cuide de si mesmo: Tenha um boa noite de sono regularmente, alimente-se bem e faça exercícios físicos leves, como caminhadas, para ajudar a relaxar e aliviar o estresse. Esses cuidados básicos podem ter um impacto positivo no seu bem-estar emocional e cognitivo.
- Evite comparações: Cada pessoa tem seu próprio ritmo e estilo de estudo. Evite comparar-se com os outros, pois isso pode aumentar a insegurança. Concentre-se em seu progresso e no seu próprio esforço.
- Pratique técnicas de relaxamento: Encontre técnicas de relaxamento que funcionem para você, como meditação, respiração profunda ou exercícios de alongamento. Essas práticas podem ajudar a acalmar a mente e reduzir a ansiedade.
- Mantenha uma mentalidade positiva: Lembre-se de que você se preparou para a prova e fez o seu melhor até agora. Tenha confiança em suas habilidades e concentre-se em seu potencial para obter um bom desempenho.
- Tenha perspectiva: Lembre-se de que uma prova é apenas uma avaliação momentânea do seu conhecimento em um determinado momento. Independentemente do resultado, haverá outras oportunidades para aprender e crescer.
- Mantenha-se atualizado sobre as informações para o dia da prova: Certifique-se de estar ciente de todos os detalhes relevantes para o dia da prova, como o formato da prova, o peso de cada disciplina, os critérios de correção, o tempo, etc. Isso ajudará a reduzir a incerteza e a aumentar sua sensação de controle.
Lidar com a insegurança antes de uma prova exige paciência e prática, por isso é tão importante fazer provas, ter essa experiência.
Continue se esforçando e confiando em seu trabalho árduo, até formar melhor a sua base, seguindo o Estudo Incremental.
Concentre-se em suas habilidades e mantenha uma mentalidade positiva.
Com a preparação e abordagem adequada, preferencialmente seguindo o Método 4.2, você estará mais bem preparado para enfrentar o desafio do concurso.
Bom, galera!
Essas foram as 9 dicas para se sentir seguro na semana da prova.
Prepare-se antes da publicação do edital e aumente as suas chances de aprovação!
Você já conhece o nosso acompanhamento individual? Deixa-me te mostrar um pouco do nosso trabalho. Podemos te ajudar a tornar a sua aprovação inevitável.
PROGRAMA COACHING MÉTODO 4.2 DE REVISÃO
O coach vai apresentar a você a técnica de estudo adequada ao seu objetivo. Já imaginou otimizar seu tempo e acelerar o seu processo de aprovação? Isso é possível com determinação e acompanhamento personalizado de um profissional.
Um bom programa coaching é aquele que organiza e otimiza o tempo. E o Método 4.2 de Revisão trabalha dessa forma.
O Método 4.2 de Revisão foi criado pelo coach Rafael Barbosa e é uma técnica de estudo que tem por missão organizar o estudo da teoria, da prática (treino em questões) e das revisões sistemáticas, da seguinte forma: as disciplinas são organizadas em dois grupos que se alternam em 4 dias dedicados ao estudo da teoria (mais questões de fixação) e 2 dias de revisão (feita de forma reversa: das questões para a “teoria”).
Clique aqui e saiba mais sobre o Método 4.2 de Revisão.
Venha fazer parte do programa de coaching do Método 4.2 de Revisão!
Abraços,
Prof. Rafael Barbosa, Coach para Concursos
Gostou deste artigo? Compartilhe!