Fala, galera! Vamos falar um pouco sobre o poder da modelagem e em como podemos usá-la para auxiliar o seu sucesso nos estudos.
Você, que é concurseiro, e almeja o tão sonhado cargo público, mas não sabe se está indo no caminho certo, tem uma tática que você pode usar: a da modelagem.
Por exemplo, se um cidadão decide investir no ramo de restaurante, ele vai pesquisar o empresário mais bem sucedido da área e tentar seguir os mesmos passos dele para poder alcançar o sucesso. Modelagem é isso. Modelamos pessoas que admiramos, elas servem de exemplo para a nossa melhoria.
Modelamos alguém de sucesso para poder alcançar o êxito.
Dessa forma, às vezes conseguimos superar a pessoa modelada ou nos manter na média. Ganhamos dos dois modos, pois em qualquer uma dessas possibilidades teremos nos esforçado para sair do lugar, e todo esforço vale a pena.
No ramo dos concursos não é diferente. Eu mesmo quando estava estudando, em 2009, modelava o pessoal que estava perto de mim. Naquela época não existia ainda o instagram para facilitar na escolha de quem eu iria me inspirar.
Procurava, então, modelar amigos meus que tinham uma educação diferenciada, observava o jeito de vestir e se expressar, a organização de tempo para estudar etc. Ia escolhendo características que admirava em algumas pessoas para fazer a minha modelagem.
Você pode se perguntar o que o concurseiro “x” faz de melhor para otimizar os estudos. Ou como ele passou em tantos em concursos. Daí tente seguir pelo mesmo caminho, faça a modelagem dele para trilhar o seu sucesso.
Pessoas vencedoras inspiram a gente a alcançar o sucesso.
Por isso a modelagem é tão importante para vida e para os concursos. Ela nos faz aprender por imitação, que é a forma mais antiga de aprendizagem. Desde que nascemos começamos a imitar o comportamento de outras pessoas para nos inserir cada vez mais em sociedade.
Então, amigo concurseiro ou amiga concurseira, fique ligado na aprendizagem por modelagem. Se você já sabe o que quer da vida e já tem um planejamento de melhorar sua situação financeira, passe a modelar as pessoas certas para ajudar no seu processo de aprovação. Agregue mais essa estratégia aos seus estudos.
Hoje em dia você tem as redes sociais para facilitar a procura do perfil de pessoas do seu interesse. Use-as a seu favor, no lugar de ficar olhando as postagens dos colegas nas praias e festas, foque procurando concurseiros de sucesso. Você só tem a ganhar.
Mas não esqueça de que nada adianta a modelagem se você não tiver força de vontade. E essa força vem de dentro de você, eu não tenho como te dar, você é o único responsável por ela.
Quer mudar a sua forma de estudar? Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas que preparei pra vocês.
Gostou do texto? Siga-me também no Instagram e receba dicas e postagens diárias.
Abraços,
Rafael Barbosa.
Se você não pode mudar seu destino, mude sua atitude.
Amy Tan