Fala, galerinha! Beleza? Trago hoje informações sobre concursos em 2021. Estou aqui para falar um pouco sobre os concursos que “poderão/irão” acontecer no próximo ano.
Já falei várias vezes que acredito muito que no ano de 2021 teremos uma chuva de editais.
Queira ou não queira, essa pandemia afetou muito a abertura de concursos país a fora. Porém, uma hora ou outra, eles irão voltar a acontecer.
Dessa forma, você, caro (a) concurseiro, precisa estar preparado para conquistar o seu objetivo.
Uma informação importante é que foi encaminhado em 31 de agosto de 2020, ao Congresso Nacional, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2021. Nessa proposta, temos a previsão de receitas e despesas da União para o próximo ano, incluindo a criação de vagas. Em termos gerais, o PLOA 2021 prevê, em seu Anexo V, o seguinte:
a) o provimento de 50.946 e;
b) a criação de 2.165 cargos
Atualmente, a administração pública está se mantendo com o que tem. Mas sabemos que isso é inviável no longo prazo. Sem contar que muitos órgãos estão com déficits enormes de pessoal, além de uma perspectiva de muitas aposentadorias futuras.
Hoje vou trazer para vocês informações sobre concursos em 2021 voltadas para os concursos do executivo, legislativo e judiciário.
O anexo V do documento prevê o provimento de 50.946 cargos no Poder Executivo Federal, os quais estão distribuídos da seguinte maneira:
Poder Executivo
Para o Distrito Federal, o PLOA 2021 prevê os seguintes provimentos:
- Polícia Militar do Distrito Federal: 543 provimentos autorizados
- Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal: 178 provimentos autorizados
- Polícia Civil do Distrito Federal: 300 provimentos autorizados
Militares: 1.187 provimentos autorizados
Criação e provimentos de cargos e funções, inclusive substituição de terceirizados – Civis: 46.064 provimentos autorizados
Poder Judiciário
Para o Poder Judiciário, o PLOA 2021 prevê os seguintes provimentos:
Supremo Tribunal Federal: 75 provimentos autorizados
Superior Tribunal de Justiça: 50 provimentos autorizados
Justiça Federal: 300 provimentos autorizados
Justiça Militar da União: 62 provimentos autorizados
Justiça Eleitoral: 982 provimentos autorizados
Justiça Eleitoral: 747 provimentos autorizados
Justiça do Trabalho: 747 provimentos autorizados
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios: 111 provimentos autorizados
No PLOA 2021 temos a previsão da criação de 740 cargos para a Justiça Militar da União.
Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público
Para Ministério Público da União e Conselho Nacional do Ministério Público, o PLOA 2021 prevê os seguintes provimentos:
Ministério Público Federal: 97 provimentos autorizados
Ministério Público Militar: 15 provimentos autorizados
Ministério Público do Trabalho: 15 provimentos autorizados
Defensoria Pública da União
Para a Defensoria Pública da União, o PLOA 2021 prevê os seguintes provimentos:
Defensoria Pública da União: 5 provimentos autorizados
No PLOA 2021, temos a criação de 1.011 cargos para a Defensoria Pública da União.
Expectativas Brasil a fora (incluindo outros entes)
Além dessas informações sobre concursos em 2021, segue abaixo alguns concursos que possuem grandes chances de saírem no próximo ano. São eles:
- Concurso TCU: a banca organizadora, que deverá ser o CEBRASPE, deve ser divulgada em breve. Serão ofertadas 20 vagas mais cadastro reserva para o cargo de Auditor Federal de Controle Externo. PLOA 2021 prevê o provimento de 30 vagas.
- Concurso TCE SC: sabemos que o CEBRASPE foi contratado para realizar o concurso para o cargo de Auditor Fiscal de Controle Externo, que deve ofertar 40 vagas imediatas mais120 CR. Porém, devido ao COVID-19, a publicação do edital foi suspensa.
- Concurso TCE AM: a banca desse concurso será a FGV. As informações é que serão ofertadas o mínimo de 150 vagas para Auditor Técnico de Controle Externo em várias especialidades, além de Procurador e Auxiliar da nova Procuradoria Jurídica. Uma boa notícia é que o edital está previsto para janeiro de 2021, com nomeações no mesmo ano.
- Concurso CGDF: a comissão desse concurso foi formada. Sendo que as informações obtidas é que serão ofertadas 234 vagas (87 imediatas + cadastro de reserva). Esse concurso está em fase de elaboração do Termo de Referência.
- Concurso PF: esse concurso está confirmado, sendo que 2.508 vagas estão previstas. 508 vagas serão para Agente Administrativo, 1.016 para Agente, 300 para Delegado, 600 para Escrivão e 84 para Papiloscopista.
- Concurso PRF: A PRF protocolou um novo pedido de concurso público, com 2.772 vagas. O governo, possui como objetivo abrir um edital por ano com 1.000 vagas até 2020. Atualmente, o órgão registra 2.758 cargos vagos de Policial Rodoviário Federal.
- Concurso SEFAZ PR: esse concurso deve ofertar mais de 100 vagas distribuídas entre os cargos de Auditor Fiscal e Agente Fazendário. O último concurso ocorreu em 2012 e ofertou 100 vagas para o cargo de Auditor Fiscal.
- Concurso SEFAZ BA: em agosto de 2019 foi publicada Portaria formando comissão para o concurso de Agente de Tributos. São previstas 20 vagas.
- Concurso SEFAZ CE: a expectativa é que sejam ofertadas vagas para todos os cargos. Porém, devido ao corona vírus, esse concurso deu uma esfriada.
- Concurso SEFAZ SP: o último concurso aconteceu em 2013, com 885 vagas. O órgão conta com mais de 450 cargos vagos.
- Concurso SEFAZ RJ: o último concurso aconteceu em 2013, com 50 vagas.
- Concurso SEFAZ SE: desde final de 2018 esse certame foi autorizado. Por isso, acredito que seja realizado em 2021.
Essas foram as informações sobre concursos em 2021. Fora esses concursos, deveremos ter a publicação de editais para a área da saúde, policial, legislativa, tribunais e muitas outras.
Portanto, não deixe de se preparar. Sabemos que tudo isso que está acontecendo no Brasil e no mundo, acaba afetando, mas com certeza, serão realizados novos concursos.
Por hoje seria isso. Bons estudos!
Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas que preparei pra vocês.
Gostou do texto? Siga-me também no Instagram e receba dicas e postagens diárias.
Abraços,
Rafael Barbosa.
Com organização e tempo, acha-se o segredo de fazer tudo e bem feito.
Pitágoras