fbpx

3 males que a Ansiedade pode causar à sua Produtividade

Produtividade nos estudos

Fala, galera! Vamos conversar hoje sobre a produtividade nos estudos. E para quem não sabe, uma das grandes inimigas dela é a famosa ansiedade.

Uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 2020, apontou que 80% dos brasileiros estão ansiosos. Um percentual altíssimo, tendo em vista que em outros países, como a China, o percentual é de 30%.

E vamos combinar que a ansiedade atrapalha muito a nossa vida. Afinal, de acordo com a Sociedade Brasileira de Psicologia, os sintomas vão desde palpitação acelerada do coração até o medo excessivo por algo que ainda nem aconteceu.

Agora imagine você, que é concurseiro, estudando todos os dias com esses sintomas? Difícil, não é? Por isso é importante cuidar não só do corpo, mas também da mente. Nossa saúde mental é primordial, principalmente nessa jornada.

Portanto, se você faz parte desses 80% e é uma pessoa ansiosa, continue comigo na leitura desse artigo, pois o que eu tenho para falar aqui pode ajudar você melhorar a sua produtividade nos estudos.

1. A ansiedade está no excesso.

O primeiro mal que a ansiedade pode causar é fazer você focar excessivamente no planejamento.

Isso porque o ansioso acaba querendo se antecipar a tudo, gerando planos complexos, que acabam desprezando as respostas às ações cotidianas (não há responsividade).

2. A pressa é inimiga da perfeição, mas muito amiga da ansiedade.

Em segundo lugar, vem o prejuízo causado pelo fato de o concurseiro não conseguir esperar o tempo das coisas.

A ânsia por ver resultados instantâneos tende a fazer com que o estudante viva buscando alternativas “melhores”. E isso acarreta na falta de consistência no método de estudo (instabilidade).

3. A ansiedade potencializa a insegurança.

Como o concurseiro não consegue observar a “concretização” do estudo, não vê resultados em nada, justamente por não dar tempo para que o aprendizado se desenvolva, ele acaba por não acreditar no seu projeto.

Cuidado para você não tomar este caminho. Isso acabaria te levando para o caminho exatamente contrário ao da aprovação.

Vamos trabalhar duro e ter um pouco de paciência. Estudar para concurso deve ser um projeto de longo prazo. Não se esqueça disso!

4. Você não pode controlar o mundo.

Aquilo que podemos controlar são as nossas ações. Afinal, podemos ter controle sobre o que vamos estudar, sobre os materiais escolhidos, métodos etc. No entanto, o que não somos capazes de controlar são as ações das outras pessoas, as ações externas. Isso foge totalmente do nosso controle.

Se não somos capazes de controlar as ações dos outros, não podemos perder tempo tentando, concorda? Pois assim ficaríamos ansiosos e frustrados, diminuindo o nosso rendimento em qualquer atividade, inclusive na produtividade nos estudos.

Tomemos como exemplo o arqueiro, aquela pessoa que usa arco e flecha. O arqueiro controla o seu treinamento, o seu equipamento (arco e flecha) e o momento de quando vai poder soltar a flecha. Ele possui o controle de tudo isso.

No entanto o arqueiro não pode controlar os eventos externos, como algum fenômeno da natureza, por exemplo. Na hora que ele vai disparar a flecha pode surgir uma ventania, um obstáculo qualquer que atrapalhe a visão do alvo etc.

O que tenho a dizer é que você, concurseiro ou concurseira, pode controlar o seu estudo, assim como o arqueiro que pode controlar o seu treinamento. Você pode escolher o material utilizado, a técnica de estudo etc.

Contudo você não pode controlar o tempo em que você será empossado, se um parente vai adoecer e precisar de você, quais questões vão cair na prova ou quais serão anuladas, o tempo em que a pandemia irá acabar etc. E pensar em tudo isso só vai deixar você ansioso. E não queremos isso, não é?

Então, foque na produtividade nos estudos pensando no presente e naquilo que você pode ter controle, afastando essa vilã chamada ansiedade.

Abraços,

Rafael Barbosa.

Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas que preparei pra vocês.

Faça parte da família 4.2 e otimize seus estudos! Clique no botão abaixo e deixe o seu nome na lista de espera.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Facebook
Twitter
Linkdin
Pinterest

Lista de espera da Mentoria

Deseja contratar a Mentoria? Informe seus dados para entrar na nossa LISTA DE ESPERA. A nossa esquipe de recepção de alunos entrará em contato assim que surgir uma vaga. Em caso de dúvida, nosso canal de atendimento é o whatsapp (81) 99838-7454. Atenção: após clicar no botão “Quero contratar a mentoria”, espere um pouco. Você será redirecionado para a nossa equipe de atendimento.