Fala, galera! Vamos aprender a fazer questões discursivas sem rascunho. Isso foi uma das coisas mais importantes que aprendi durante a minha preparação.
Ao longo dos estudos para realizar meu sonho de ser Auditor, eu desenvolvi a arte de escrever a prova direto na folha de respostas, sem precisar perder tempo fazendo rascunho.
Mas calma, tenha cautela, pois eu não estou falando aqui para você ser displicente e sair escrevendo qualquer coisa na prova. Eu quero que você vá mudando a sua forma de escrever aos poucos.
Na verdade, escrever sem rascunho é uma arte que depende do seu poder de “construção de ideias completas mentalmente”, sem necessidade de rabiscos anteriores.
Então, anote aí algumas dicas para você começar o processo de fazer questões discursivas sem rascunho.
Segue abaixo as etapas:
1- pense sobre o tema;
2- estruture o texto em tópicos (anotações);
3- desenvolva a habilidade de escrever períodos curtos, com no máximo duas orações;
4- passe para o papel com calma, pensando bem antes de escrever cada frase.
Parece óbvio, mas muita gente começa a escrever sem pensar no que está colocando no papel. Até pensa na palavra ou frase, mas não dentro do contexto geral do texto.
A estruturação do texto em tópicos vai te ajudar justamente nisto: te proporcionar uma visão geral sobre o tema.
Os tópicos devem nascer em meio ao processo de brainstorming que você deve fazer antes de começar a elaborar o texto, fazendo você criar um tipo de roteiro do texto. A partir do roteiro, você vai começar a fazer o seguinte (preste bastante atenção): você só vai colocar alguma coisa no papel quando tiver pensado na frase inteira.
É por isso que você deve ter três regras bem claras na hora de construir as suas frases:
A – você só escreverá períodos curtos;
B – prefira sempre as orações na ordem direta;
C – evite apostos e orações intercaladas (quanto menos vírgula o texto tiver, melhor).
Por fim, tenha calma na hora de escrever. Se você errar alguma coisa, não tem problema, passe um traço em cima da palavra e de continuidade ao texto imediatamente após a palavra riscada.
Lembrando que estamos falando de uma arte, ou seja, requer esforço e dedicação até você desenvolver plenamente esta competência.
E é claro que a família do Método 4.2 de Revisão vai ajudar você nessa empreitada! Agora temos a Banca de Discursivas para otimizar ainda mais os seus estudos! Entre em contato com a gente e acelere a sua aprovação!
Abraços,
Rafael Barbosa.
Faça parte da família 4.2 e otimize seus estudos! Clique no botão abaixo e deixe o seu nome na lista de espera.
Conheça o Método 4.2 de Revisão e baixe já uma das Planilhas Gratuitas que preparei pra vocês.