O concurso INSS 2022 está, vagarosamente, mostrando que realmente vai acontecer. O texto da Proposta Orçamentária para 2022 foi entregue ao Congresso Nacional com a possibilidade de realização de um novo certame.
De acordo o órgão, a programação de novo certame será retomada em 2022, após o término do contrato dos servidores temporários. O objetivo do novo concurso INSS 2022 é preencher vacâncias decorrentes de aposentadoria e dos militares temporariamente contratados.
Dessa forma, 7.575 vagas foram solicitadas ao Ministério da Economia, sendo:
- 6.004 vagas para Técnicos;
- 1.571 vagas para Analistas.
A remuneração inicial varia de acordo com o nível de escolaridade:
- Nível médio: R$5.447,78;
- Nível superior: R$8.357,07 (analista).
Além disso, a autarquia também divulgou as disciplinas que serão cobradas no novo certame, tanto de nível médio quando de nível superior:
- Língua Portuguesa;
- Raciocínio Lógico;
- Informática;
- Noções do Regime Jurídico Único;
- Código de Ética do Servidor Público;
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo; e
- Sistema de Seguridade Social.
Último concurso INSS
O último concurso INSS foi realizado em 2015 pelo CESPE (atual CEBRASPE). As vagas foram destinadas a Técnico do Seguro Social, de nível médio, e Analista do Seguro Social, de nível superior.
Confira abaixo as atribuições do cargo de Técnico do INSS:
- realizar atividades internas e externas relacionadas ao planejamento, à organização e à execução de tarefas de competências constitucionais e legais do INSS que não demandem formação profissional específica;
- coletar informações, executar pesquisas, levantamentos e controles, emitir relatórios e pareceres;
- exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS.
Confira abaixo as atribuições do cargo de Analista do INSS:
- prestar atendimento e acompanhamento aos usuários dos serviços prestados pelo INSS nas Agências da Previdência Social – APS e aos seus servidores, aposentados e pensionistas;
- elaborar, executar, avaliar planos, programas e projetos na área de Serviço Social e Reabilitação Profissional;
- supervisionar e homologar os programas profissionais realizados por terceiros ou instituições conveniadas;
- realizar avaliação social para fins de concessão de direitos previdenciários e benefícios assistenciais;
- promover estudos sociais e socioeconômicos, pesquisa e levantamento de informações visando à emissão de parecer social para subsidiar o reconhecimento e a manutenção de direitos previdenciários e benefícios assistenciais, bem como à decisão médico pericial;
- exercer, mediante designação da autoridade competente, outras atividades relacionadas às finalidades institucionais do INSS.
O que podemos entender é que o novo certame ocorrerá em longo prazo, dando tempo para você se preparar da melhor forma com a equipe do Método 4.2 de Revisão.
Portanto, comece a estuda agora mesmo com a planilha gratuita do novo concurso INSS que a família Método 4.2 preparou para você. Clique no botão abaixo e turbine seus estudos!
Se você tem interesse de ter um acompanhamento individual e personalizado nos seus estudos, deixe seu nome da lista de espera.