Você consegue organizar sua Revisão de Véspera com tranquilidade?
Esse é um momento muito importante na preparação de qualquer concurseiro.
Uma boa Revisão de Véspera
Uma boa Revisão de Véspera pode durar até 30 dias, dependendo da quantidade de disciplinas a serem estudadas (não confunda Revisão de Véspera com aulões ou outros eventos no dia imediatamente anterior à prova).
Por isso, não deixe de considerar essa pausa na sua preparação, mesmo que o concurso em questão não seja o seu “objetivo final”.
Todos sabem que eu levanto a bandeira do estudo contínuo (“batendo o edital” do concurso almejado sem ser imediatista), inclusive utilizando o Método 4.2 de Revisão.
No entanto, não é recomendado ir para a prova sem ter feito sua respectiva Revisão de Véspera, que, a depender do seu desenvolvimento no conteúdo programático, pode ser mais ou menos abrangente.
O processo
Seguindo a lógica do estudo contínuo, você só vai revisar aquilo que estudou até a parada para a sua Revisão de Véspera. É isso mesmo! Se você está no começo da caminhada, não tem porque se desesperar pra fechar o edital, vá para a prova com as armas que você tem.
Dessa forma, seguem os principais pontos para a sua Revisão de Véspera:
- Faça um ciclo de estudos de modo a contemplar todas as disciplinas do edital;
- Leve em consideração o peso de cada disciplina na sua prova (coloque mais tempo para as disciplinas mais importantes);
- Não deixe de fazer muitas questões, filtrando pela banca examinadora;
- Fique à vontade para utilizar estatísticas nesse momento, revisando primeiro o que mais cai;
- Por fim, tente deixar pelo menos uma tarde/noite livre antes da prova, pra descansar a sua cabeça.
Seguindo esses passos, você tem mais chances de trazer à memória os assuntos mais relevantes e assim fazer uma excelente prova.
É isso, amigos. Espero que esse artigo os ajude nessa gloriosa caminhada.
Bons estudos!