Fala, galera! Tudo bem? Vamos falar um pouco sobre uma das carreiras mais bem pagas no mundo dos concursos: a praticagem. O salário de um Prático pode chegar a 300 mil reais. Já pensou você com uma quantia dessa todo mês? Um sonho!
Mas estamos aqui para tornar esse sonho em realidade!
O concurso para Prático é bastante concorrido, mas não é impossível de obter a aprovação. Seguindo o Método 4.2 de Revisão vai ajudar você no seu processo de aprovação.
O que é a profissão de Prático de Navios?
O Prático de Navios – também chamado de Prático de Porto ou, simplesmente, “Prático” – é o profissional que, depois de aprovado em um processo seletivo público e devidamente treinado, trabalha diretamente com as tripulações das embarcações durante o trânsito nas chamadas Zonas de Praticagem (ZPs), regiões próximas dos portos onde ocorrem as manobras de atracação e desatracação.
Práticos são, portanto, os “guias” ou detentores do conhecimento local, das regras, condições naturais e riscos específicos de cada região portuária. O Prático é convocado sempre que cargas e passageiros precisam transitar com segurança e de forma organizada nas chegadas e partidas.
O Prático orienta as manobras e chefia, juntamente com o Comandante do navio, toda a equipe que controla a embarcação. Mas ele não gerencia apenas os recursos de bordo. Em seu turno de trabalho, o Prático de Navios também coordena a atuação das tripulações dos rebocadores e lanchas de apoio, além de orientar as equipes responsáveis pela amarração do navio ao cais.
Na maioria das nações desenvolvidas, a Praticagem é independente e opera sem qualquer vínculo com empresas de transporte, o que significa estar a salvo de interesses de grupos econômicos. É o caso, por exemplo, de Estados Unidos, Alemanha e Canadá. Esse também é este o modelo adotado no Brasil, onde, além da importância para a economia, os Práticos executam um imprescindível papel de defesa do meio ambiente nas regiões costeiras e nos rios navegáveis, mantendo-os livres de acidentes e poluição.
Concurso para Prático
Só quem pode abrir edital para o concurso para Prático é a Marinha e a Diretoria de Portos e Costas (DPC). Os certames mais recentes para o cargo ocorrem em 2006, 2008, 2011 e 2012.
Os conteúdos cobrados na seleção foram:
- Manobrabilidade do navio;
- Arte naval;
- Navegação em águas restritas;
- Legislação e regulamentação;
- Meteorologia e oceanografia;
- Comunicações.
Ainda não há uma previsão de quando haverá um novo concurso para Prático. Enquanto isso, vá estudando com foco e organização para estar preparado quando a seleção chegar. Um bom programa coaching para Prático vai fazer toda a diferença na hora da prova.
A prova do concurso para Prático
A prova teórica é composta por 50 a 70 questões de múltipla escolha, sendo apenas uma alternativa correta.
De acordo com o edital de 2012, O Praticante de Prático somente habilita-se como Prático se concluir, com avaliação satisfatória, um programa de treinamento denominado Programa de Qualificação do Praticante de Prático, com duração mínima de 12 e máxima de 15 meses, e se for aprovado no Exame de Habilitação para Prático.
O Processo Seletivo é constituído das seguintes etapas:
1ª Etapa – Prova escrita;
2ª Etapa – Apresentação de documentos, seleção psicofísica e teste de suficiência física;
3ª Etapa – Prova de títulos; e
4ª Etapa – Prova prático-oral.
A seleção psicofísica, de caráter eliminatório, é a perícia médica que visa verificar se o candidato preenche os padrões de saúde exigidos para a prestação de serviços de praticagem.
A suficiência física do candidato será avaliada por meio das seguintes provas, para ambos os sexos:
a) Execução de quatro exercícios de barra completos, sem interrupção e sem apoio;
b) Nadar 50 metros em tempo igual ou inferior a um minuto e trinta segundos, em qualquer estilo;
c) Permanência dentro d´água flutuando por 20 minutos ininterruptos em água doce ou salgada.
Requisitos
Para participar da seleção para Prático o candidato deve atender aos seguintes requisitos:
Ser brasileiro (ambos os sexos), com idade mínima de 18 anos;
b) Possuir curso de graduação (nível superior: bacharelado, tecnologia ou licenciatura) oficialmente reconhecido pelo MEC;
c) Ser aquaviário da seção de convés ou de máquinas e de nível igual ou superior a quatro; ou pertencer ao grupo de amadores, no mínimo na categoria de Mestre-Amador;
d) Não ser militar reformado por incapacidade definitiva ou civil aposentado por invalidez;
e) Estar em dia com as obrigações militares, para candidatos do sexo masculino;
f) Estar quite com as obrigações eleitorais.
E aí, se interessou pelo cargo?
A concorrência é alta e o assunto cobrado é extenso, por isso que um bom programa coaching para Prático vai fazer toda a diferença no seu processo de aprovação.
Um bom programa coaching é aquele que organiza e otimiza o tempo do cochee. E o Método 4.2 de Revisão trabalha dessa forma.
Um bom programa coaching é aquele que organiza e otimiza o tempo do cochee. E o Método 4.2 de Revisão trabalha dessa forma.
O Método 4.2 de Revisão foi criado pelo coach Rafael Barbosa e é uma técnica de estudo que tem por missão organizar o estudo da teoria, da prática (treino em questões) e das revisões sistemáticas, da seguinte forma: as disciplinas são organizadas em dois grupos que se alternam em 4 dias dedicados ao estudo da teoria (mais questões de fixação) e 2 dias de revisão (feita de forma reversa: das questões para a “teoria”).
Abaixo segue o passo a passo do Método 4.2 de Revisão:
- Trabalhe com ciclos de estudos de 7 dias, sendo 6 de estudos e 1 de descanso;
- Divida os 6 dias de estudos em 4 dias para teoria e 2 para revisão;
- Nos dias destinados à teoria, dedique no máximo 2 horas de estudo para cada disciplina;
- Durante a leitura da teoria, faça apenas grifos e anotações (cuidado com resumos, se quiser mesmo fazer, faça resumos curtos);
- Nos dois dias de revisão, faça questões sobre os assuntos estudados na semana e revise apenas o que errar;
- Se for preciso, volte no curso regular ou videoaula para revisar o que você errou;
- Procure fazer entre 300 e 500 questões por semana (dos assuntos que você estudou);
- Controle seu progresso no conteúdo programático do concurso para o qual você está estudando;
- Por fim, repita o procedimento até bater o edital!!!
O programa de coaching tem como objetivo:
- fazer com que você aprenda a estudar em alta performance;
- oferecer orientação profissional plenamente capacitada e comprometida;
- desenvolver todas as técnicas que envolvem o método 4.2 de revisão;
- estimular o autodidatismo;
- melhorar seu desenvolvimento nos estudos;
- organizar sua rotina de estudos;
- aumentar sua autoconfiança e disciplina;
- a sua aprovação!
São muitos os benefícios que o coachee tem a ganhar, alguns deles são:
- gestão do tempo de estudo;
- aumento da produtividade nos estudos, medida por meio de indicadores objetivos;
- maior absorção do conteúdo estudado, por meio do estudo sistemático, utilizando o método 4.2 de revisão;
- melhoria no rendimento dos exercícios, tendo em vista o trabalho focado e objetivo, baseado o cargo/área escolhido pelo aluno;
- mais segurança durante a jornada de estudos até a aprovação, por meio de orientações pontuais e específicas, sob demanda do estudante;
- ciclos de estudos planejados de acordo com a sua rotina e concursos de interesse;
- organização de revisões sistemáticas, garantindo a fixação do conhecimento, sem prejuízo ao avanço do conteúdo do edital;
- avaliações de desempenho por assunto, permitindo o conhecimento dos pontos fracos/oportunidades de melhoria em cada disciplina, conforme a sua relevância;
- planejamento e otimização do seu estudo em um alto nível, possibilitando alto rendimento em provas.
Se você tem interesse de ter um acompanhamento individual e personalizado, deixe seu nome da lista de espera.