Essa é uma dúvida presente no mundo dos concursos, que gera grande conflito interno nos candidatos a um cargo público.
Essa vontade pode estar relacionada a vários fatores negativos, como indecisão, insegurança, falta de foco ou mesmo desconhecimento sobre as diversas áreas.
A maioria das pessoas tem dificuldade na hora de escolher qual área seguir, levando a dúvidas desconcertantes toda vez que abre um novo concurso: Será que escolhi a área certa? Será que posso estudar para este também? Será que devo abandonar o outro concurso?
Muitos são os medos
Mas tenha calma, pois é possível sim estudar para mais de um concurso ao mesmo tempo. Isso não necessariamente é uma questão negativa.
Conciliar mais de um concurso pode ser uma questão estratégica. Eu mesmo fiz isso e fui muito feliz nas minhas escolhas. Conseguir passar em controladorias e tribunais de contas enquanto estudava para a área fiscal.
Você apenas deverá tomar o cuidado de escolher concursos que tenham afinidade. Não é prudente querer conciliar concursos de áreas muito diferentes como, por exemplo, um concurso da área policial e outro da área fiscal.
Vá devagar
Escolha concursos os quais os conteúdos programáticos sejam, pelo menos, 70% semelhantes (relativamente às disciplinas) e siga um mesmo planejamento (conjunto), priorizando sempre um dos editais.
O edital priorizado deve ser aquele mais abrangente, que você provavelmente vá seguir após a prova. Agindo dessa forma, com foco e continuidade, você aumenta as suas chances de aprovação.
Um olho no peixe, o outro no gato.
Mas é bom deixar bem claro uma coisa. A conciliação só é possível se você dominar pelo menos um dos editais. Precisamos ser prudentes na hora de tomar essa decisão.
Precisamos aumentar o leque de opções, mas com responsabilidade.
É como eu sempre falo para os meus alunos do coaching:
se passar em concurso é difícil, imagina limitando suas possibilidades a apenas um cargo/órgão.
Prof. Rafael Barbosa
Ah, não deixem de fazer bastante questões e sigam o Método 4.2 de Revisão, pois revisar é fundamental.
É isso, grande abraço.