Fala, galera! Vamos falar sobre como treinar o seu cérebro para estudar. Você que é concurseiro sente na pele o quão difícil é estudar para concurso. Acredite, eu também sei exatamente como é.
Não é fácil manter-se concentrado, qualquer coisa é capaz de tirar nossa atenção, seja alguém nos chamando, seja o barulho do vizinho. É muito fácil se distrair quando se está estudando.
Para conseguir ficar concentrado nos estudos, nosso cérebro precisa fazer um esforço enorme, pois os obstáculos são muitos: o cansaço do dia, a cama nos convidando para deitar, o som alto do vizinho, algum parente pedindo um favor…enfim! É uma luta!
Por isso devemos “adestrar” o nosso cérebro para os estudos, dessa forma conseguiremos ter muito mais qualidade na hora de aprender.
E para ajudar você no seu processo de aprovação, irei te dar 3 dicas valiosas de como treinar seu cérebro para estudar.
Simbora!
1. Lembre-se do motivo que te levou a estudar.
Eu sei que quando estamos estudando algumas vezes bate o desespero de querer parar tudo, não estudar mais e viver a vida no “carpe diem”. Não é fácil ser concurseiro, sei bem disso, pois também fui um.
Mas quando eu me sentia assim, eu lembrava do meu propósito, do motivo que me levou a escolher esse caminho: ter uma vida financeira confortável.
A vida que eu tinha era muito sacrificante, pouca grana e muitos gastos pra quem tinha pouca grana. Não queria aquilo para mim. Eu queria morar num lugar incrível, ter uma casa de praia, ter filhos e colocá-los na melhor escola, não precisar contar os centavos no fim do mês.
Era esse o meu motivo. E quando eu lembrava dele, conseguia estudar com mais afinco e mais concentração.
Uma dica legal para você lembrar do seu propósito é você escrever em uma folha os motivos que te fizeram escolher ser concurseiro. Após isso, cole-a na parede de frente a você e olhe para ela toda vez que achar necessário.
2. Organize seus estudos.
É importante que você tenha um local para estudar, assim seu cérebro já vai começar a trabalhar melhor por reconhecimento. Após escolher o local, defina o dia e o horário dos seus estudos.
É importante ter essa rotina, pois seu cérebro vai começar a se adaptar por saber que irá realizar tal tarefa: a de estudar. Então, por exemplo, estude de segunda a sexta, das 19h às 22h, sagradamente.
Ajude o seu cérebro a ajudar você. Seja organizado e sistemático. E quando bater o desespero, olhe a listinha que você colou na parede.
3. Evite distrações.
Você já deve ter percebido que a hora do estudo é hora sagrada. Nada pode atrapalhar você. Então, quando for estudar, desative as notificações do celular, desligue a TV, não atenda ligações etc.
Livre-se de tudo que possa vir a ser uma distração. Mantenha-se focado no seu propósito que é passar no concurso público dos seus sonhos. Ninguém poderá fazer isso por você.
Essas foram 3 dicas de como treinar seu cérebro para estudar. Use-as e rumo à aprovação!
Abraços,
Rafael Barbosa.
Baixe nossas planilhas gratuitas e comece a estudar agora mesmo!
Se você tem interesse de ter um acompanhamento individual e personalizado, deixe seu nome na lista de espera e faça parte do programa coaching!