Você tem um comportamento de aprovado? Pois é, se você quer mesmo ser aprovado, deve se comportar como um. E este artigo tem por objetivo fazer você enxergar traços comuns na jornada de diversos aprovados, que vão fazer você encurtar o tempo até a aprovação.
Autorresponsabilidade
O comportamento de aprovado começa com o simples fato de o estudante se comportar como um adulto e fazer o que precisa ser feito.
Aqui, podemos dizer que não pode haver transferência de responsabilidade. Só você pode construir a sua estrada. Cada um faz o que precisa fazer para chegar aonde quer e quem deve decidir o rumo da sua vida é você mesmo.
Quando o aluno (a) decide estudar para concurso, ele não deve precisar ser convencido de que é importante estudar. Isso deve partir dele. Se é difícil passar querendo muito, imagina como será se você ainda tiver que depender de um convencimento?
O candidato a aprovado deve encarar a aprovação como a única solução para melhorar de vida. É requisito para figurar no diário oficial querer vencer na vida através dos estudos.
Adaptabilidade
Porém, aqui, precisamos fazer um contraponto. Mesmo possuindo a mentalidade de aprovado, decidindo passar pelo processo de aprovação, é normal que imprevistos aconteçam.
Quando isso acontecer, é necessário estar com a cabeça “boa” para não se abalar diante dos problemas. O importante é contorná-los e seguir adiante. Reclamar não paga conta.
Mas aí eu te pergunto, como você se comporta diante dos problemas? Vai atrás das soluções ou fica resmungando sobre os problemas?
Espero que você não tenha o perfil de se abraçar com o problema. Isso não é um comportamento de aprovado.
Proatividade
Se você entrevistar 10 pessoas bem sucedidas, vai perceber que as 10 têm essa característica: proatividade.
É isso que faz com que as pessoas consigam dar sempre aquele passo a mais, quebrar limites e fazer as coisas funcionarem. Mesmo que ninguém tenha mandado.
Trazendo para a nossa realidade, podemos classificar como proativo o concurseiro que:
- Cria soluções – se não tem um material focado no seu cargo, dá um jeito de usar “emprestado” o material de outro cooncurso (por exemplo);
- Está atento ao processo e se adapta quando preciso;
- Entende que a aprovação é algo que deve ser perseguida, não é algo que virá passivamente até você.
Se você está fazendo isso, saiba que você é proativo e que seu comportamento está de acordo com a atitude de aprovado. Aqui, pode ter certeza que o sucesso virá.
Fragmentação do estudo
Outro ponto importante quando falamos de comportamento é ter um apego maior à produtividade, saindo um pouco fora da caixa, da manada que não consegue enxergar nada além da carga-horária.
Pra ser produtivo, é preciso aprender a fragmentar o estudo dentro do dia e, de forma geral, se preocupar mais com a constância do que com a intensidade.
Nesse sentido, é preciso:
- Não atrasar meta (sem justificativa real);
- Saber compensar o estudo perdido nos finais de semana;
- Enxergar a meta como um todo (foco em bater a meta semanal).
Não atrasar a meta sem ter uma justificativa de verdade é algo que está relacionado com a autorresponsabilidade. Sabemos que é difícil estudar todos os dias, mas faz parte do processo. Se fosse fácil, todo mundo seria concursado.
Aproveitar os finais de semana para ter mais “horas de bunda na cadeira” é fundamental para que a carga semanal seja cumprida. Lembrando que é isso que vai fazer o seu edital ser batido mais rapidamente.
A maioria dos concurseiros possui muitos afazeres durante a semana, como trabalho, academia, família, casa e tudo mais. Nos finais de semana, é necessário colocar os estudos em dia. Mesmo que isso signifique um pouco menos de lazer.
Considerações finais
Esses quatro comportamentos aqui elencados servem como exemplo de como você deve se portar se quiser mesmo passar em um concurso. Autorresponsabilidade, adaptabilidade, proatividade e fragmentação do estudo sõ peças-chave nesse quebra-cabeça.
Tendo bem definido o objetivo, seguindo o Método 4.2 de Revisão direitinho e desenvolvendo essa mentalidade de aprovado, é só uma questão de tempo até você conseguir ficar competitivo.
Lembrando que o nosso objetivo é esse: ter competência suficiente para tornar a aprovação algo INEVITÁVEL. É sobre isso que eu falo sempre nos meus vídeos.
Se você tiver interesse em ser meu aluno no Programa de Coaching (Programa de Coaching), clique no botão abaixo e conheça o nosso acompanhamento individual.
Aprenda a estudar do jeito certo e seja aprovado mais rapidamente!
Grande abraço e bons estudos.