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CONCURSO CGE PB

Hoje vamos falar a respeito do concurso da Controladoria Geral do Estado da Paraíba (CGE PB).

Foi oficialmente instituída a comissão responsável pelo próximo concurso da Controladoria Geral do Estado da Paraíba (CGE PB).

Conforme Ato Governamental n. 1.135, publicado no Diário Oficial da Paraíba, de 15 de junho de 2022, a comissão é formada por cinco servidores, sendo um presidente e os demais membros auxiliares.

Com a comissão formada, os próximos passos serão a definição da banca que ficará responsável pelas etapas e publicação do edital. Então galera não espere sair o edital para começar a preparação. A hora é essa, não perca tempo.

CARGOS VAGOS

A comissão realizará o levantamento do quantitativo de vagas de Auditor de Contas Públicas que serão ofertadas no certame. O quantitativo de vagas irá depender das aposentadorias que ocorrerem até o lançamento do edital.

SALÁRIOS

Segundo a estrutura remuneratória do quadro de servidores do órgão, no último edital do concurso no ano 2007, a remuneração foi de R$ 4. 274,22 para o cargo de Auditor de Contas Públicas. No entanto, em consulta ao portal da transparência do Governo do Estado da Paraíba, constatamos que as remunerações variam entre R$ 16 mil para início de carreira e R$ 32 mil para final.

JORNADA

O cargo ofertado possui jornada de trabalho de 30 horas semanais, estabelecida na Lei Complementar Estadual nº. 58, de 30/12/2003.

REQUISITOS

Auditor de Contas Públicas

Formação superior em Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Engenharia, Ciência da Computação, Informática e Processamento de Dados.

ÚLTIMO CONCURSO (2007)

Banca: Cespe

Vagas: 16 vagas de Auditor de Contas Públicas.

Para o cargo Auditor de Contas Públicas, as etapas do concurso CGE PB foram:

  • Prova Objetiva; e
  • Treinamento.

SOBRE A PROVA OBJETIVA

A prova objetiva para o cargo de Auditor de Contas Públicas teve duração de 5 horas e foi aplicada no turno da manhã.

  1. Prova Objetiva: Conhecimentos básicos – 25 questões  
  2. Prova Objetiva: Conhecimentos Específicos – 55 questões

Conhecimentos básicos 25 (peso 1) para o cargo de Auditor de Contas Públicas:

  • Português
  • Noções de Informática
  • Ética na Administração Pública; e
  • Lógica

Conhecimentos Específicos Multidisciplinares 35 (peso 2) para o cargo de Auditor de Contas Públicas:

  • Direito Administrativo;
  •  Direito Penal;
  •  Direito Financeiro;
  •  Direito do Trabalho;
  • Direito Constitucional;
  • Contabilidade Geral;
  • Matemática Financeira;
  • Orçamento e Contabilidade Pública; e
  • Organização.

Conhecimentos Específicos Especializados 20 (peso 3) para o cargo de Auditor de Contas Públicas:

  • Auditoria; e
  •  Controle Interno.

SOBRE O TREINAMENTO

O treinamento teve duração de 20 (vinte) dias úteis, não sendo uma etapa eliminatória.

“Mas Josinaldo, qual o núcleo duro para Auditor de Contas Públicas?”

Bom, geralmente, o núcleo duro dos cargos da área de controle contempla as seguintes disciplinas:

Língua Portuguesa;

Direito Constitucional;

Direito Administrativo;

Controle Externo;

Matemática Financeira;

Contabilidade  Pública;

Administração Financeira e Orçamentária (AFO);

Orçamento  Público;

Contabilidade Geral;

Administração  Pública; e

Auditoria Governamental.

Simbora estudar!

Abraços,

Rafael Barbosa.

Conheça o Programa Coaching Método 4.2 de Revisão

Um bom programa coaching é aquele que organiza e otimiza o tempo do cochee. E o Método 4.2 de Revisão trabalha dessa forma.

Método 4.2 de Revisão foi criado pelo coach Rafael Barbosa e é uma técnica de estudo que tem por missão organizar o estudo da teoria, da prática (treino em questões) e das revisões sistemáticas, da seguinte forma: as disciplinas são organizadas em dois grupos que se alternam em 4 dias dedicados ao estudo da teoria (mais questões de fixação) e 2 dias de revisão (feita de forma reversa: das questões para a “teoria”).

Abaixo segue o passo a passo do Método 4.2 de Revisão:

  • Trabalhe com ciclos de estudos de 7 dias, sendo 6 de estudos e 1 de descanso;
  • Divida os 6 dias de estudos em 4 dias para teoria e 2 para revisão;
  • Nos dias destinados à teoria, dedique no máximo 2 horas de estudo para cada disciplina;
  • Durante a leitura da teoria, faça apenas grifos e anotações (cuidado com resumos, se quiser mesmo fazer, faça resumos curtos);
  • Nos dois dias de revisão, faça questões sobre os assuntos estudados na semana e revise apenas o que errar;
  • Se for preciso, volte no curso regular ou videoaula para revisar o que você errou;
  • Procure fazer entre 300 e 500 questões por semana (dos assuntos que você estudou);
  • Controle seu progresso no conteúdo programático do concurso para o qual você está estudando;
  • Por fim, repita o procedimento até bater o edital!!!

O programa de coaching tem como objetivo:

  • fazer com que você aprenda a estudar em alta performance;
  • oferecer orientação profissional plenamente capacitada e comprometida;
  • desenvolver todas as técnicas que envolvem o método 4.2 de revisão;
  • estimular o autodidatismo;
  • melhorar seu desenvolvimento nos estudos;
  • organizar sua rotina de estudos;
  • aumentar sua autoconfiança e disciplina;
  • a sua aprovação!

São muitos os benefícios que o coachee tem a ganhar, alguns deles são:

  • gestão do tempo de estudo;
  • aumento da produtividade nos estudos, medida por meio de indicadores objetivos;
  • maior absorção do conteúdo estudado, por meio do estudo sistemático, utilizando o método 4.2 de revisão;
  • melhoria no rendimento dos exercícios, tendo em vista o trabalho focado e objetivo, baseado o cargo/área escolhido pelo aluno;
  • mais segurança durante a jornada de estudos até a aprovação, por meio de orientações pontuais e específicas, sob demanda do estudante;
  • ciclos de estudos planejados de acordo com a sua rotina e concursos de interesse;
  • organização de revisões sistemáticas, garantindo a fixação do conhecimento, sem prejuízo ao avanço do conteúdo do edital;
  • avaliações de desempenho por assunto, permitindo o conhecimento dos pontos fracos/oportunidades de melhoria em cada disciplina, conforme a sua relevância;
  • planejamento e otimização do seu estudo em um alto nível, possibilitando alto rendimento em provas.

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